segunda-feira, 29 de outubro de 2012

URGENTE: Urnas Eletrônicas, a fraude anunciada


http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/10/noticias/especiais/eleicoes/1369323-urnas-em-vila-velha-apresentam-problemas-no-teclado-numerico-e-dificultam-a-votacao.html LEIAM COM ATENÇÃO ESTA MATÉRIA. LEIA COM SENSO CRITICO. 8/10/2012 - 11h50 - Atualizado em 28/10/2012 - 12h48
Urnas em Vila Velha apresentam problemas no teclado numérico e dificultam a votação
TRE confirma apenas uma, no bairro Soteco. Após a constatação do problema, a urna foi trocada imediatamente
Atualizada às 12h03

Eleitores de diversos bairros de Vila Velha reclamaram das urnas eletrônicas do município. O teclado numérico das máquinas estaria apresentando problemas quando digitado o número 2 (primeiro dígito dos dois candidatos à prefeitura).

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Danilo Marquiore, confirmou o problema em apenas uma urna eletrônica, localizada na escola Olímpica, em Soteco, onde a máquina foi substituída imediatamente.

Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2012 no Espírito Santo

Mas eleitores informam que o mesmo problema foi constatado em Guaranhuns, Araçás, Novo México, Aribiri, Santa Mônica, Boa Vista e Coqueiral de Itaparica. Em todos os locais, as urnas estariam com o número dois travando e, com isso, no momento em que o eleitor digitava o número do candidato Rodney Miranda (25), a urna exibia a foto do candidato Neucimar Fraga (22).

O candidato Neucimar Fraga esteve no TRE para protocolar uma denúncia formal de que, em dez escolas de dez bairros de Vila Velha, os eleitores estariam digitando 22 e aparecendo a foto do concorrente Rodney Miranda.

Segundo o 55º Cartório Eleitoral de Vila Velha, todas as denúncias que chegam ao local estão sendo apuradas.

Mais informações em instantes.



Fonte: Da Redação Multimídia
Curtir · · · · há 14 horas

Um comentário:

  1. Em Saquarema-RJ aconteceu um fato muito estranho. Antes das eleições era só andar pelas ruas e perguntar em quem o eleitor iria votar que a resposta era unânime: Pedro Ricardo, candidato da oposição. Pois bem, o rapaz perdeu em todas, eu disse todas as 173 urnas da cidade. Perdeu e perdeu de muito. O mais estranho é que hoje, um mês após as eleições você vai às ruas e os eleitores continuam unânimes em dizer que votaram em Pedro Ricardo. Seria muito mais cômodo pro eleitor dizer que votou na candidata vitoriosa. Mas não, o eleitor bate o pé afirmando que votou no outro. Curiosamente, é difícil encontrar alguém que confirme que votou na candidata vencedora, que coincidentemente é a esposa do deputado estadual Paulo Melo, presidente da ALERJ. Existem vários relatos da internet e inclusive vídeos no YOUTUBE atestando a vulnerabilidade dessas urnas. Está lá pra quem quiser assistir. O fato é que esse triunvirato: Cabral, Zveiter e Paulo Melo atenta contra a democracia. Todos os poderes encontram-se de um lado só da balança, prejudicando a alternância do poder, principal filosofia da democracia. O fato é que não adianta espernear, pois o TSE, por mais que existam evidências que comprovem, jamais irá admitir fraudes em suas 'caixas pretas'. O ideal seria que a urna eletrônica emitisse, também, um cupom onde mostrasse em quem o eleitor votou. E que esse cupom fosse colocado numa urna tradicional ao lado dos mesários, para fins de comprovação posterior. Uma coisa é certa: nenhum outro país no mundo, depois de examinar, quis comprar nosso ‘avançadíssimo, rápido e moderno' método de escrutínio, nem o Paraguai.

    ResponderExcluir