sexta-feira, 4 de março de 2011

Financiamento de Campanha, Participação Popular, FIRULA, Deputados e TORTURAS, DEMocracia panoptica...

Este tópico tem um debate com vários temas de importância FUNDAMENTAL. 
Para facilitar a analise, vamos aqui destacar utilizando quadros separando assuntos debatidos e acrescentar fontes de referencia para que a cidadania possa ser exercida a partir do conhecimento para analise e levante. 
"NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO" A Luta POVO, só Juntos Somos Fortes!
Financiamento de Campanha 100% Publico / Sistema de votação em Lista Partidária / Voto Proporcional ou Majoritário /  Voto Distrital / Participação Popular / Voto  Consciente. 

Dagmar Vulpi

PT e PMDB defendem idéias opostas no debate da reforma política.
Excesso de projetos, divergências de posições e falta de acordo entre Senado e Câmara foram alguns dos motivos que impediram a aprovação da reforma política no Congresso nos últimos anos. A discussão continua. Partidos da base governista, PT e PMDB, defendem idéias opostas em relação a um dos eixos principais da reforma: a manutenção ou não do sistema de eleição proporcional.
O PT quer manter o sistema de eleição proporcional, o que aumenta a possibilidade de opiniões diversas se manterem no Congresso. Para os petistas, o voto em lista fortalece os partidos como instituição. Já o PMDB quer adotar a eleição por voto majoritário. Por essa regra, quem tem mais votos é o eleito. Os peemedebistas alegam que existem distorções na utilização do chamado coeficiente eleitoral.

Fernanda Tardin  mas para registrar: na última vez (das 3 vezes) que a lista fechada foi para votação era comum o pensamento até dos antagônicos PT e Ruralistas. Companheiros e Ronaldo Caiado davam o tom. Por pressão popular perderam, deputados petistas votaram com o VOTO DE CONSCIÊNCIA , que alias quando for votada deverão repetir, visto que muitos estão reeleitos

Lelo Coimbra  A principal divergência, talvez única, entre PT e PMDB, que se estende a todos os outros partidos. o PT e o único que defende a lista partidária em sistema proporcional de voto. Defende apenas os dois temas, que se vinculam - lista mais financiamento público! 
Se nos aproximarmos a lista pura que o PT propõe, com o voto majoritário, proposto por Temer e não o PMDB, poderemos evoluir para o Distrital misto. Essa e a Intenção do grupo Afirmação Democrática do PMDB. Isso, mais financiamento publico exclusivo. Se implantarmos apenas isso, modificamos intensamente a representação brasileira no congresso! 
Fernanda Tardin  Lelo, para mim só existe Mais ou menos. Ou seja Financiamento Privado ( ARG.) e Financiamento público. que é financiamento publico Exclusivo? abraços
Lelo Coimbra  Nanda, no financiamento publico exclusivo estará proibido outra fonte, de natureza privada. Essa e a intenção e o único sentido de se debater essa proposição. Mas, financiados serão os partidos, dai a necessidade de lista partidária. Uma lista, pura e simples exacerba o caciquismo nos partidos, como o democratizamos? Há sugestões de um modelo tipo " primarias ". Vamos ver o que se consegue nesse campo. Como o Temer propôs o chamado "distritão", onde os mais votados serão eleitos, essa tese detona os partidos ainda mais. Por esse motivo achamos que misturar ele elemento com a tese, predominante no PT, de lista partidária podemos colocar em debate o modelo distrital misto. Acresce a esse conjunto o desejo majoritário, pelo menos na verbalizarão, d financiamento publico! Se conseguíssemos contestar esses elementos e os aprovássemos daríamos um grande passo no perfil da representação parlamentar, em meu modesto juízo!!
 Nanda Tardin - Lelo, em 2008 , dezembro, fiz uma consultoria para um candidato vitorioso , que recebeu ajuda de uma cooperativa rural, leite para o pessoal que trabalhava em campanha e isto estava ameaçando a titulação dele. Provamos na justiça, o prefeito se diplomou e ficou claro que SINDICATOS e COOPERATIVAS não podem doar um centavo para campanhas. Ao contrario das multinacionais. Que é então outra fonte, de natureza privada. POR EXEMPLO , se botar muita brecha, o POVO que deve, não vai nem mais poder colaborar, a colaboração cidadã do tipo 1,99 ( até falo esta idéia, pois poucos políticos hoje conseguiriam fazer uma campanha apenas com a colaboração da doação cidadã). Lelo, lei só existe para ser manipulada ao gosto do coronel. Vide Vitória, Suely vai ser julgada pelo LOBO... "peloamordedeu". Financiamento Publico já basta. Publico é público e não esquecer... POR EXEMPLO: Integro mov. social, mas como pessoa física posso doar para campanha de candidato que queira.Afinal tem lógica? Se o povo quer eleger seu representante.... pode e deve financiar sua campanha. O Vencedor poderá finalmente representar o POVO.
Fernanda Tardin Falando em representante: KD MARCO MAIA o petista que preside a camara Federal?
Lelo Coimbra O financiamento publico a que se refere são recursos direto para o Fundo Partidário. Outras fontes, originadas. Instituições de caráter ou com interface publicas, estão reguladas em lei própria. Concessões publicas como supermercados, ônibus, cooperativas, etc, nao podem financiadores de campanha.
Dagmar Vulpi Lelo seria interessante para o debate, enriquecer com detalhes a proposta para a reforma política defendida pela Afirmação Democrática do PMDB. Você adiantou que já há um consenso (pode evoluir para isso) em alguns pontos da proposta defendidos pelo PT e Michel Temer (PMDB).

obs: A PARTIR DE UMA POSTAGEM QUE CITA A INICIATIVA DO DEPUTADO RODNEY MIRANDA, SUPRIMIDA DESTE TÓPICO, VEIO ESTA RESPOSTA ABAIXO;  

Fernanda Tardin  minha Tolerância para torturador é zero. Rodney Miranda não merece nenhuma menção ele é CONDENADO NA ONU por crime de TORTURA nos presídios capixabas. O que vem dele é Demagogia. E tem mais, minha indignação por ser o PRESIDENTE da COMISSÃO de SEGURANÇA da ALES, comissão que responde o ex-secretario torturador uma CPI ( a do GRAMPO) cujo documento principal SUMIU. PQPARIUUUUUUUUUuuuu não dá para ficar calado gente, tem 68 assassinatos por FDS no ES. REAGIR é PRECISO. ACORDA POVO.
Fernanda Tardin Lelo,e demais políticos presentes aqui, como deputado Federal, que fala disto e como trabalha para combater isto 
Lelo Coimbra Minha impressão, e já falei sobre isso para o grupo, e de que o financiamento publico ganha corpo, o distritão -ganham os mais votados- contraposto a lista partidária pode gerar debate com vistas a distrital misto, fim das coligacoes, cláusula de barreira e janela de mudança partidária a cada três anos, com fidelidade partidária! Nesse momento esse e o limite do que da para passar. Como a reforma tributaria, o tema reforma partidária e difícil de fazer um pacote. 
Dagmar Vulpi  Concordo Lelo, vejo que a maior preocupação por parte dos partidos onde respeito e até concordo é, em serem enfraquecidos. Há de se fazer uma proposta que atenda aos anseios da sociedade, mas que ao mesmo tempo não inviabilize a existência das legendas partidárias. O financiamento público parece ser quase unanimidade e não deverá haver grandes dificuldades para ser aprovado. O sistema de votação majoritário é o mais justo mas devido aos interesses de cada um poderá ser um entrave. A lista partidária em sendo aberta, não poderá haver rejeição pela sociedade, e não deveria ter pelos partidos, estes estariam fortalecidos, afinal serão os partidos que apresentarão os seus candidatos para os pleitos eleitorais, caberá aí uma melhoria na Lei da Fidelidade Partidária.

Tortura é Crime e a inaplicabilidade de leis ferindo os direitos fundamentais e violando os acordos internacionais de direitos Humanos
Fernanda Tardin Insisto: minha Tolerancia para torturador é zero. Rodney Miranda não merece nenhuma menção ele é CONDENADO NA ONU por crime de TORTURA nos presidios capixabas. O que vem dele é DEMagogia. E tem mais, minha indignação por ser o PRESIDENTE da COMISSAO de SEGURANÇA da ALES, comissao que responde o ex-secretariotorturador uma CPI ( a do GRAMPO) cujo documento principal SUMIU. PQPARIUUUUUUUUUuuuu não dá para ficar caldo gente, tem 68 assassinatos por FDS no ES. REAGIR é PRECISO. ACORDA POVO. 
Fernanda Tardin Que parlamento é este que tolera e apoia isto? Que justiça é esta que permite? Que ficha limpa é esta que não se ligou na violação do acordo internacional de DH? Que POVO é este que diante de exemplos infinitos, enterra seus filhos e seuis ...pais, tranca a sua casa e entrega ao parlamentares uma reforma política que tem que ser PROFUNDA , que satisfaça o POVO e minimize os efeitos opressores que nos vitima secularmente, mas que vai sair dentro 'do possivel' como alerta Lelo, um deputado Federal, justamente pq. nossas instituições estao engessadas e quem pode ou quer fazer não vai conseguir ser maioria? ACORDA POVO· 

Dagmar Vulpi Considero louvável a iniciativa do Legislativo Capixaba de sugerir a criação de uma comissão para elaborar propostas à reforma política, e também pelo apoio a sugestão por parte do Dep. Luciano Rezende que considera que o voto proporcional ...já não atende à população. “O eleitor fica sem entender, pois vota numa pessoa e outra é eleita”, frisou.
A poucos dias enviei aos nossos representantes Estaduais em nome do Grupo Consciência Política Razão Social, uma enquete onde pedia a opinião deles em relação à reforma política. Infelizmente só o Dep. Gilsinho Lopes respondeu, e estas foram suas palavras “A mudança do sistema eleitoral é matéria da competência do Congresso Nacional, e que os deputados estaduais, para darem opinião, precisariam saber qual é o modelo exatamente proposto. Considerando que cada modelo pode ter variáveis que possam os considerar compatíveis ou não com a expectativa do povo brasileiro”.
 
Lelo Coimbra  Esse exercício da Ales de "elaborar proposta de reforma política " e apenas diletantismo pois nao votam e nao decidem. Exceto se mandarem para as duas comissões, Senado e Camara, como contribuição do Parlamento do ES. Fora disto, e firula!!...! 
Fernanda Tardin Fora disto, e firula!!! falou tudo, simples assim. Kd a discussão com a sociedade? 
Fernanda Tardin firula!!! e não é a primeira vez 
Lelo Coimbra Nanda e amigos, desculpem-me o "firula". Nos envolvemos com o pragmatismo das possibilidades dentro do congresso que, algum avanço em temas que não andam se tornam importantes. Na realidade, o debate que fazemos via imprensa ou diretamente,... com a sociedade, e importante, necessário e nos oportuniza construir a formação de uma opinião media, com seus erros e acertos sobre o tema. Me preocupa, muitas vezes, sabendo do limite do que estará sendo votado, aqui no ambiente parlamentar, de não demonstrar esse problema enquanto oferecemos varias discussões temáticas sobre o tema. Não tem a ver clima de esforço de formulações e debates que espaços como esse tem buscado fazer. 
Fernanda Tardin Entendi o FIRULA como um ato de fazer demagogia e aparecer 'bem na fita', uma vez que como representantes estaduais do POVO os deputados do ES em momento algum até esta hora fizeram uma convocatória ao POVO para falar sobre a importância de participarmos todos deste momento . Participação é cidadania. Foi isto? Se foi corroboro: 
Fernanda Tardin ATENÇAO GRUPO , vai ai o Destaque; "Me preocupa, muitas vezes, sabendo do limite do que estará sendo votado, aqui no ambiente parlamentar, de não demonstrar esse problema enquanto oferecemos varias discussões temáticas sobre o tema."  
Fernanda Tardin ou seja é preocupante, esta reforma vai ser um engodo se caminhar neste rumo. É o alerta, mais um..... 
Dagmar Vulpi É o que temos, foi o que escolhemos temos exatamente o que merecemos. Vão fazer 'FIRULA NA PQP" Sorry but I'm bad tempered. rsrsr
Fernanda Tardin rsrsrs virou a mesa/ APOIADO, rsrs Juntos Somos Fortes. bjao 
Marcos Rebello Eu não disse logo de cara que essa Reforma seria para passar uma mão de tinta no que sempre foi a voga? O tal "limite" que foi mencionado é a conscientização que sempre houve do que DEVE ser feito para transformar essa charada em uma democracia, mas que pelos interesses corporativos, que MANDAM nos partidos e controlam esse estado falido como modelo, não pode ser levado a sério por causa do "pragmatismo".  
 SOBRE ESTE LINK SEGUE POSTAGEM A PARTE, NOUTRO LINK DESTE BLOG
 Dagmar Vulpi Parabéns Nanda, ficou muito Legal a sua edição. Você está ficando fera nisso heim. bjao 
Fernanda Tardin hahahah ganho pra isto, rsrs sou blogueira uai. rsrs bjao   
Lelo Coimbra Dagmar, o PT quer voto de lista para ancorar o financiamento publico. Há convergencia para o financiamento publico, mas nao há para a lista, pois os partidos nao são democráticos, exceto se houver uma forma de escolher os nomes prelos filia...dos, num sistema de previas e, em número de ate cinco, por militante. Intenção de evita compra de eleitores internamente nos partidos, para figurar no topo da lista.
O distritao foi proposta feita por Temer, nao tem amparo no partido que o respeita. Mas a proposta serve ao debate da fusão distritao/proporcional e lista. Ha um grupo no PMDB, onde me incluo, que vê uma oportunidade de construir a opção do distrital misto, e esta aprofundando o tema. 
Fernanda Tardin Lelo, aultima das 3 vezes anteriores que a lista fechada foi votada ela foi votada assim: http://reformapolitica.spaces.live.com/blog/cns!2E732BABE9A76974!293.entry. O PMDB liberou seus parlamentares para votarem como acharem Conveniente . Vc. foi um dos que no PMDB era minoria e votou contra a lista fechada. 
Fernanda Tardin acontece que foi exatamente como o anunciado antes: Só tem votação de FINANCIAMENTO PÚBLICO se passar a lista fechada. E das 3 votações , nenhuma foi aprovada a liuta fechada e NENHUMA VEZ foi para plenaria a votação da proposta de Financiamento publico de campanha. 
Fernanda Tardin Sinceramente, esta é a demagogia mais absurda que existe? Do jeito que está não precisa de lista fechada ( a não ser para casos como os de ZD, que foi queimado pela midia e oposição) e se fosse candidato hoje perderia, no sistema de lista... aberta. Acontece que os diretórios municipais, estaduais e nacionais, são dirigidos por coroneis então a lista já é fechada, na pratica para escolha e para distribuição de verbas de campanhas dentro dos partidos. A pergunta é: Diante disto, lista fechada atrelada a financiamento público, não fica em zona de conforto esta camara que não tem o menor interesse no financiamento Publico de campanha? 
Fernanda Tardin onde está a convocatória de parlamentares nas camaras municipais, estaduais e nas federal, convocando audiencias publicas para debater e explicar a reforma e os pontos da reforma? 
Fernanda Tardin Onde estão os partidos que não convocam seus filiados para debater e explicar os pontos da reforma? 
Marcos Rebello Como eu coloquei na outra postagem maior, eu nao vejo inconveniente algum em dissociar o Financiamento Público das Listas fechadas. Alias, eu acho uma necessidade para que vejam a realidade como ela é. Quem vai pagar pelo Financiamento não serão os politicos, mas o povo. Então que deixem de conversa fiada. 
Fernanda Tardin Marcos, vc. colocou e eu desenhei para vc: Esta enrolação enche o saco, né? Cê tem paciencia para isto? S o POVO não for pra rua, vai passar o tempo e nada vai modificar. Tá claro, né? 
Dagmar Vulpi Lelo e demais, no fundo o que se evidencia cada vez mais é um PT infelizmente retrógrado. Ora convergir para o financiamento publico em troca da aprovação da proposta antidemocrática da lista partidária (fechada) seria um retrocesso, e é po...r aí que a coisa anda. As escolhas internas dos candidatos sempre foram feitas (ou deveriam ser) por prévias, porém as opiniões dos militantes no fundo nunca tiveram tanta importância assim, os partidos nunca deixarão de lançar os candidatos que a eles mais interessam. Militâncias nestes casos serão importantes para o quorum de suas convenções e para a foto que deverá sair no jornal do dia seguinte, demonstrando a força dos partidos em suas prévias, infelizmente uma força real porem antidemocrática.
Distritão/Proporcional e lista infelizmente não atenderão aos anseios da sociedade por um sistema eleitoral democrático. O que atenderia seria o Distritão/majoritário e lista “aberta” com financiamento público, simplesmente isso.
Sinceramente não entendo por que um partido que está com a máquina administrativa nas mãos, ter maioria em sua base e vir de uma aprovação recorde no governo que encerrou a pouco, se preocupar em perder forças caso aprove um sistema democrático de eleições, quem deveria se preocupar em se tornar frágil, que não é o caso, deveria ser a oposição.
Afinal são três processos eleitorais majoritários consecutivos que eles são derrotados nas urnas, e ainda assim querem ver este sistema de votos estendidos para todos os neveis eleitorais.
Vou repetir quantas vezes for necessário sem medo de estar equivocado, o único sistema eleitoral justo, é aquele onde:
1 - Os candidatos MAIS VOTADOS serão os eleitos – SISTEMA DE VOTO MAJORITÁRIO;
2 - Os ELEITORES ESCOLHERÃO seus candidatos – SISTEMA DE LISTA ABERTA;
3 - Os candidatos terão os mesmos valores para o financiamento de suas campanhas, e os recursos com a mesma origem - ELEIÇÃO COM FINANCIMENTO DE ORIGEM 100% PUBLICA. 

E o mais importante disto tudo é que, em sendo aprovadas, estas regras serão para todos os partidos políticos, logo todos terão a mesma chance ou de se enfraquecerem ou se fortalecerem, dependerá exclusivamente da capacidade de cada um em ser capaz. 
Marcos Rebello Eu acho que para o povo ir as ruas ele tem que ter noção do que está sendo proposto. Tem que saber as explicações das alternativas em jogo. Porque povo nas ruas é coisa séria e com isso não se brinca. Por outro lado a pressão é muito grande... dos interesses externos e internos para não haver mudança no sistema. Mas para o bem do Brasil é absolutamente necessário, porque em 30 anos esse cenário politico vai estar um verdadeiro caos se a politica não mudar para atender às demandas que serão insuportaveis tanto para a governança como para a sociedade. Então isso tem que ser feito agora para que haja tempo de um reordenamento do processo que não se acomoda da noite para o dia. Eu digo isso porque não podemos nos esquecer de que o Brasil tem dois desafios: um é adequar-se às demandas dos tempos, e outra é um posicionamento diante das mudanças externas. Ou seja, se o quadro interno não estiver bem definido e enxuto, tanto o governo como a sociedade irão sofrer horrores. 
Marcos Rebello Vale a pena fazer um comentario adicional curto sobre o que o Dag expos acima e que é de conhecimento geral. Trata-se exatamente sobre essa atitude do PT em divorciar-se daquela vocação de atuar na base adquirindo legitimidade e autoridade ...politica para de repente desligar-se dessa base, criar uma militancia indoutrinada com o propósito de dar suporte sempre que o partido estiver enfrentando dificuldades com a oposição. Assim ele passa a fazer o jogo politico dos grandes interesses. O que isso significa? Essa é a primeira pergunta de qqr um. Isso significa que o Partido se acha no direito de penetrar na arena internacional valendo-se da grande popularidade sem dar-se conta de astar escorregando pelo labirinto, que o vai sugando, para transformar-se em mais um partido que sabe jogar o jogo. Mas e daí? Não são esses os desafios de qqr partido na arena internacional? E daí que aos poucos ele vai perdendo o toque com as bases e passa a impor, tal e qual qualquer outro partido ao redor do mundo. Fica a militancia e o resto da sociedade discutindo ideologia a torto e a direito enquanto que os seus maiores se enriquecendo por estarem dentro do sistema vendendo a base para os grandes interesses. As Listas Fechadas eram o trampolim para isso. Mas não vai vingar. Não porque a maioria tem compromisso com algum projeto de nação, nada disso. É porque eles sabem que o afinilamento para o topo seria muito dificil de todos participarem. Então é melhor optar por uma lista aberta onde as chances são maiores. 
Dagmar Vulpi Caro Marcelo, essa antiga vocação do PT de se legitimar politicamente com o apoio de sua base, a muito não é vista. Não sei se infeliz ou felizmente para a sociedade, ele está lidando parcialmente bem com o poder. Mas até quando conseguirá sustentação popular em se mantendo nesta linha? 
Como bem afirmou ele se transformou em mais um partido que joga o jogo! Tudo bem que ele queira jogar o jogo, mas se achar no direito de mudar as regras do jogo de forma que se beneficie, sempre se considerando o favorito da peleja sem o apoio de sua torcida e independente dos adversários, isso me parece um autêntico caso de idiotice. 
Fernanda Tardin Dag e demais, estou vendo que o debate está firme e fundamental. Voiu deixar para fazer o Blog na terça feira, pois o assuntos são muito importantes e precisam de serem lidos na integra, ok? que acham? 
Lelo Coimbra Na realidade, o financiamento publico e feito aos partidos, não aos candidatos. Como equacionar um sistema representativo, regionalizado e produzir candidaturas num modelo partidário democrático. Este e o grande desafio! Qto a eleição dos m...ais votados, Aí a candidatura avulsa seria uma alternativa, mesmo que detonasse os partidos. Dagmar, sera a formalização do descolamento das lideranças eleitas dos seus partidos. Em 1990, disputei minha primeira eleição, perdi por 45 votos, ficando na 1a suplencia. O mais votado Valci Ferreira, teve 10650 votos. Eu tive 4863 votos. Os dois últimos votados foram J Coser, com 2200 votos e Aloísio Kroling, com 1800 votos. Resultado produzido pelo sistema proporcional e legenda. Meus eleitores nao entenderam nada, mas e uma forma de privilegiar partidos e coligacoes. PC do B e outros partidos temáticos/ideológicos, sempre se elegeram oferecendo um, dois ou tres candidatos para uma coligação, com vistas a eleger um. Em geral os outros dois eram servidores publico, que se serviam do beneficio da licenca remunerada para serem cabos eleitorais do primeiro. Eles são dependentes de coligacoes, sem eleas nao elegem ninguém. Creio que nem a Manoela- boa parlamentar, como a Jandira/RJ- teve legenda para ae eleger só, se teve foi no limite. 
Enfim, com médico, brinco com um exemplo do eletro cardiograma. Usamos seis derivações( ponto de captação) da corrente elétrica cardíaca. Exame normal e, nao sao poucas vezes, impaciente morre de enfarto adiante. Mas e só uma pequena brinacadeira para simbolizar que nao há sistema que responda a todas as nossas inquietacoes. E, mesmo as que respondem, requerem engenharia politica para negociação e ambiente para evoluir nelas. 
Marcos Rebello Lelo ... Muito a proposito as tuas colocações para sabermos como o processo interno se desenrola. Esses casuísmos que são regra devem desaparecer para fazer o processo democratico mais autentico e funcional.
Me permita agora uma interjeição... de cunho mais geral a fim de elucidar questões de fundo que são muito importantes.
O financiamento publico de campanha tem um processo, mas a finalidade é apenas uma. Primeiro temos a arrecadação do público, depois o acumulo em um fundo federal, depois a distribuição aos partidos e finalmente a distribuição ou o financiamento aos candidatos. Então temos de forma simplifacada a arrrecadação e os gastos pelos candidatos. Tudo o que ocorre entre esses dois extremos é passivel de ser modificado! Qualquer um enxerga isso. Acontece que pelas imposições do sistema politico em voga, onde os grandes interesses preferem negociar com um mínimo de atores possivel, faz com que seja criada uma demanda para que essa negociação ocorra com os principais dos partidos. Isso retira muito da conspicuidade das pressões dos lobbies no Congresso e nos Legislativos menores. O que isso representa? Duas coisas:
1- O afunilamento nos partidos para essas negociações serem feitas na cúpola e os partidos depois fazerem as listas de candidatos para as eleições. Quem serão esses candidartos? Aqueles que lerem pela cartilha dos interesses. O que isso significa? Que haverão tuneis diretos entre as cupolas dos partidos e os legislativos em todos os niveis, federal, estadual e municipal. Isso é o que? Fortalecimento dos Partidos! Isso é democracia ou totalitarismo partidario????
2- Fica uma falsa impressão de que o sistema está evoluindo quando na verdade a democracia está se diluindo e desaparecendo. Isso é esperteza para encurralar o povo e eliminar a cidadania do individuo. Essa falsa impressão de evolução de democracia vem na forma explicita de mais um cheque em branco à sociedade que é o voto em Listas. Então essa seria uma chicana maior porque estaria distanciando o povo ainda mais do processo democratico em um voto completamente elusivo.
Isso SERIA com a intenção de colocar o Brasil em pé de igualdade com o resto dos países desenvolvidos que estão sofrendo horrores. Sofrendo com a crise que, na fachada, é economica e depois financeira mas que quase ninguem se dá conta que é essencialmente POLITICA em natureza porque essa crise é o resultado direto de todo um processo de décadas muito bem pensado para alinhar varios paises com a globalização. Aonde alguem viu democracia na globalização? Isso é uma farsa monstruosa envolta em um mito bem colorido.
A verba do Financiamento Público portanto é um conceito DISTORCIDO para fazer valer as Listas Fechadas.
Mas falando nesses termos fica a impressão de que eu ainda temo as Listas Fechadas. Não é esse o caso. Eu estou apenas usando a proposta das Listas de Partidos para demonstrar o que está por tras disso e como operam o sistema.
Agora sobre a verba do Financiamento de Campanha.
Todos sabemos que qualquer verba arrecadada para Financiamento de Campanha pode ir para os candidatos diretamente sem intermediários. Basta ele ser qualificado. E quem irá qualifica-lo senão a sua capacidade comprovada de enxergar necessidades, formular planos, administrar e de mostrar o seu carater e a sua personalidade? Uma democracia de verdade não elimina o fator pessoal que é aonde está depositada a confiança do voto. Porque partido politico nenhum irá responder processo em tribunal por fraude, por não cumprimento de promessa em eleição, por malversação de fundos, por qualquer falcatrua. O partido sempre acoberta tudo isso. Então aonde estará a garantia de que haverá democracia quando isso fica fora do escrutínio da sociedade? Não ha qualquer garantia, e numa democracia essas garantias tem que estar absolutamente visiveis por meios de mecanismos pelos quais a sociedade administra todo o processo.
Então, como eu ja disse antes em outras postagens, a configuração dos partidos está obsoleta. Porque a politica global está eliminando ideologias para formar um centrão onde tudo depende de financiamentos. Nesse tema temos duas tendencias: uma é a concentração desse poder financeiro e uma globalização pela Nova Ordem Mundial; e a outra é a descentralização desse poder financeiro e consequentemente politico para atender às demandas de sociedades nas suas caracteristicas democraticas que são as particularidades culturais e nacionais que garantem a identidade. Vemos que temos uma clara opção.
O Brasil está em uma posição única de desenvolver um modelo democrático de vanguarda para responder às necessidades internas, que são muitas e enormes, e mostrar ao resto do mundo que a via deles está errada porque é inconcebivel o nivel de endividamento que vemos hoje. 
Então, isso prova inquestionavelmente que estamos diante de interesses ocultos que controlam TODA a politica e inteiros processos que SE DIZEM democraticos mas não são. 
Fernanda Tardin vixi Dag.. amanha temos é trabalho, rsrs vamos ao Blog que a coisa aqui tá firme, forte. te vejo aqui amanha? bjao 
Lelo Coimbra Marcos, domingo de carnaval, desfila agora a Imperatriz dizendo que "o samba faz bem a saúde" acabo de ler teu texto me respondendo. Assino embaixo como se meu fosse. Estamos fazendo um debate daquilo que cremos, mas o Parlamento nao nos ac...ompanhara. A propósito, vale a leitura do artigo de Marcos Coimbra, nesta semana, que faz um debate na mesma linha que vc faz, mostra tendência pessoal de mudança do voto proporcional, mas conclui que talvez manter tudo como esta seja mais democrático!? Nao tenho o link, mas foi seu ultimo artigo, li em O Globo. 
Marcos Rebello Lelo ... se o Parlamento não nos acompanha quer dizer que, pelo andar da carruagem, com as vindouras demonstrações em Sampa e um aumento da participação popular, iremos para uma Constituinte. Veremos como isso se desenrola. Por outro lado vou ver se encontro o artigo do Marcos Coimbra. 
Marcelo Saldanha Comentando a questão de acompanhar ou não.. cito Alvin Toffler... onde diz que os governos estão em dessincronismo com a sociedade... o governo não está preparado e tenta, por parte fazê-lo.. mas as velhas mentes não deixam... controle é uma ilusão de que o governo e parlamento têm...quando eles verem isso e deixarem de ficar se pendurando neste penduricalho caquetico dai sim teremos um governo do povo, para o povo e pelo povo.
Fernanda Tardin Marcos Rebello o Marcos Coimbra está na comunidade e topou ao adentra-la colaborar com o debate. Hora de ajunta-lo. Solicite que ele resgate o artigo e que venha debater conosco. Garanto que acessivel como ele é , vai topar na hora.abraços.

Um comentário:

  1. Então, para não aumentar a espoliação do Estado sobre o contribuinte, através do aumento de impostos, que o financiamento seja feito exclusivamente com verba pessoal dos políticos, deduzida de seus próprios e escandalosos vencimentos, como se uma provisão para devedores duvidosos (bastante apropriado). Tipo um "Fundo Canalhice).

    ResponderExcluir