sexta-feira, 4 de março de 2011

O último sindicalista assassinato por " ASSALTO" (?) e a tentativa de fazer Justiça.

"Queridos Amigos,

Estamos confiantes no andamento do inquérito, o que esperamos é que não caia no esquecimento e não vá para gaveta. Só gostaria de passar para vocês queridos amigos a última reportagem do Século Diário e pedir que permaneçam nas orações pois DEUS está nos ouvindo e intercedendo por nós.
Já no norte do Estado, em Conceição da Barra, as apurações de outro crime, ocorrido em julho de 2010, parecem estar perto de um desfecho. O inquérito do mando no assassinato do sindicalista Edson José dos Santos Barcellos já foi concluído, relatado e enviado à Justiça com denúncia. No entanto, até que se concluísse o inquérito a polícia trabalhou com múltiplas possibilidades e também sofreu interferências.
Um morador de Conceição da Barra, Anselmo Dias de Souza, chegou a ser preso por ter mentido no primeiro depoimento e ainda ter omitido outras informações, inclusive nomes de empresários que teriam repassado dinheiro a ele.
Apesar das interferências, o inquérito foi concluído e pode ser relatado. O prefeito do município, Jorge Donati, fora apontado pelo pistoleiro que participou do crime como o mandante. O DVD com a gravação da confissão do pistoleiro está nos autos do responsável pelo inquérito.
Donati prestou depoimento na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde funcionava a Delegacia de Inquéritos Especiais (Diesp) no dia 30 de novembro, e logo depois afirmou não ter conhecimento de que Edson Barcellos era sindicalista. Com essa declaração, o prefeito entrou em contradição, já que ele mesmo assinara a portaria colocando Edson à disposição do Sindicato dos Servidores Municipais de Conceição da Barra (Sindisbarra), no qual era secretário.
Edson era servidor concursado da administração municipal e passou a se dedicar ao sindicato após a portaria. Ele vinha denunciando desvios de verbas que Donati teria praticado como chefe do Executivo municipal e iria prestar depoimento em Vitória sobre as denúncias de compra de votos durante a campanha do atual prefeito à eleição, em 2008, mas foi assassinado antes.
O caso teve tanta repercussão no município que teria havido até mesmo pressão em cima do bispo de São Mateus para que o padre da paróquia de Conceição da Barra, Moacir Pinto, fosse afastado. Ele dissera na missa de corpo presente do sindicalista que nem ele nem a população do município poderiam descansar enquanto não fosse solucionado o crime.

Julgamento

O prefeito de Conceição da Barra também aguarda julgamento por um crime ocorrido há oito anos. Ele foi indiciado como mandante da morte de sua mulher Cláudia Soneghetti e de sua empregada Mauricéia Rodrigues. O crime ocorreu no dia 15 de janeiro de 2003, na mansão do casal, na Ilha do Frade.
As duas foram assassinadas por asfixia e tiveram os corpos parcialmente carbonizados. Na época, Donati atuava somente como empresário da Destilaria de Álcool Itaúnas S/A (Disa). O jardineiro da casa, Cristiano dos Santos Rodrigues, e seu irmão Renato acusaram Jorge Donati de tê-los contratado para matar a mulher, recebendo como paga as jóias dela.
Embora o crime tenha ocorrido há quase uma década, Donati ainda não foi julgado, mas o júri pode ser convocado este ano. A última movimentação do processo ocorreu no dia 21 de dezembro de 2010, quando os autos principais foram preparados para o júri e o traslado foi concluído. Agora só resta marcar a data do júri.

Sdç.
Titinha"
Viuva do sindicalista assassinado por "assalto' no ES 

Dagmar Vulpi curtiu isto. 
Helena Guimarães Será que agora emplaca... 
Fernanda Tardin Helena, logo que aconteceu mais este crime contra a vida de manifestantes contrários aos esquemas , a secretaria de segurança arrumou um assalto e a mídia do ES noticiou uma pq. reportagem, lembra? Este é um caso que se não ficar impune ser..á graças a NET e a militância de pronto que se junta na net. O mais interessante deste caso é que a mídia vendeu a idéia de ser um 'assalto' e quando confrontados, inclusive na extinta lista de Jornalistas do SINDIJOR, o caso foi banalizado( por comentários feitos entre alguns jornalistas) por ser o 'assaltado' , filiado ao partido do DEM.  Quer dizer, se é do DEM pode morrer? 
Fica aí minha critica em corroboração com a Helena que é do PCdoB e uma guerreira. Não é a primeira causa que me ajunta a ela. Desejo que a justiça se faça . Juntos Somos Fortes, GRANDE ABRAÇO hermana.
Fernanda Tardin  pra curtir o carnaval: 
Olha vamos na dança do Caxambu... 
Saravá, jongo, saravá Engoma, meu filho que eu quero ver
Você rodar até o amanhecer Engoma, meu filho que eu quero ver
Você rodar até o amanhecer
Dagmar Vulpi Helena, a sua esperança na justiça é a minha também, torcemos para que a justiça seja feita, ainda que tardia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário