segunda-feira, 4 de julho de 2011

Votar a reforma política é homenagear Itamar, diz Marco Maia

Foto: Fernando Borges/Terra
Segundo Maia, Itamar defendeu, ao longo dos últimos anos, a necessidade de renovar as instituições políticas e partidárias do País

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou neste domingo, durante o velório do ex-presidente da República e ex-senador Itamar Franco, que a votação da reforma política pelo Congresso Nacional, ainda neste ano, será uma forma de homenagear o ex-governador mineiro. Itamar defendeu, ao longo dos últimos anos, a necessidade de renovar as instituições políticas e partidárias do País.
"Itamar estava engajado nesse tema no Senado, participando ativamente da comissão criada para tratar do assunto, e abordava isso em todas suas entrevistas. Ele achava que a reforma política era uma questão fundamental e importante, que precisa ser tratada como prioridade pelo País. Votar a reforma política é também uma forma de homenagear e agradecer por todo o legado que ele deixou", disse Maia. Ele também afirmou que pretende votar a matéria ainda este ano, para que possa valer para as eleições de 2014.
O deputado destacou ainda que os valores éticos e morais defendidos por Itamar ao longo de sua vida devem servir de exemplo a toda a classe política brasileira. "Ele foi duro com a corrupção e os desmandos que acontecem na vida política e na sociedade. O Itamar teve essa característica de ser muito duro com isso, muito presente na hora de tomar decisões para evitar esquemas de corrupção ou falta de ética. Esse é o legado que ele deixa, também, para a sociedade brasileira." 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Debate Bate Papo facebook
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fernanda Tardin Marco Maia que está no Face mas desertou deste grupo, O POVO PRECISA SER HOMENAGEADO. Reforma sem Participação popular em massa é um engodo. QUEREMOS PARTICIPAR DO FUTURO DA NAÇÃO. E peloamordedeus. não inventa 'homenagear ' Itamar dando a ele oa ( a reforma) o perfil delle. Falando nisto em 'homenagem a Itamar' tem-se que debater o FIM DA SUPLENCIA PARA SENADOR, inadimissivel saber que por sete anos e meio um perrela vai 'representar' o povo.
José Roberto Bonifácio A Fernanda se acha correta em dizer "não inventa 'homenagear ' Itamar dando a... ele oa ( a reforma) o perfil delle". Itamar foi um cara relevante, mas não devemos olvidar que enquanto viveu foi uma espécie de nomade partidario cujas peregrinações fora do PMDB permitiram a ascensão de um Fernando Collor e, na presidencia, de um Fernando Henrique Cardoso. Permitiu ainda que a contragosto a afirmação e a consolidação da agenda neoliberal no Brasil- um evento historico cuja apreciação depende evidentemente das preferencias e inclinações políticas de quem analisa etc. Homenagear um politico tão controverso pode gerar distorções graves na maneira como percebemos nosso sistema político, pode induzir à formação de tradições que não são muito consoantes com a democracia e a representatividade, agravando a herançca cultural da qual já nos queixamos tanto.
Fernando Claro Dias O adversário não é nem foi Itamar Franco. Eu não sou muito dado a estas precisões conceituais e aproveito e me solidarizo com o comentário da Fernanda Tardin quando da necessidade da participação popular, porque até então apenas os iluminados estão propondo, debatendo, orientando e dizendo como DEVE ser Reforma Política. De cima pra baixo, do jeito que está, não é democrático!!!
Fátima Pacheco A reforma politica COM PARTICIPAÇÃO POPULAR, é uma forma DE HOMENAGEAR AS LUTAS DE NOSSO SOFRIDO POVO BRASILEIRO, acho que era isso que Marcos Maya deveria salientar. A reforma política é uma urgência, Urgentissíma.
Fernanda Tardin uai Zé. devo estar com dificuldade de escrita, não fui clara ou vc. não entendeiu, mas postei ( com palavra diversa) exatamente o que vc. pensa. Itamar um nomade, oportunista, ... Foi sem ter sido, e ainda deixa de 'herança' ao povo um suplente de senador corrupto sem votos.
José Roberto Bonifácio Há um culto à imagem de ex-vice-presidentes em germinação no sistema política, sobretudo na mídia, que pode se revelar complicado. Nem todos foram "bonachões" como José Alencar e Itamar Franco, ou reformistas como Jango... Há também em nossa historia tipos sinistros como Floriano Peixoto (vice de Deodoro), Carlos Luz (substituto de Café Filho, vice de Getúlio em 54) e outros menos famosos. Bom é tomar cuidado com estes e com certos vices que se tem ainda na ativa! Há muitos motivos para TEMER!!! :) 
Antonio Fernando Araujo Glórias de Itamar: concebeu o Plano Real e, turrão, impediu a privatização de Furnas. Os desastres: pariu FHC e esse tal de Perrela.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário