sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Jaqueline Roriz estaria ausente durante a votação do seu processo de cassação?

Fernanda Tardin que é Promotora de Eventos Sindicais e Políticos, Consultora de Projetos de Inclusão Social e Humanista, durante bate papo no grupo Consciência Política Razão Social no facebook, questionou o Dep. Federal Lelo Coimbra (PMDB/ES) sobre a veracidade ou não, da ausência da Deputada Jaqueline Roriz durante a sessão de votação da proposta de sua cassação.
 
-------------------------------------------------------------------------------
Fernanda Tardin Lelo Coimbra, gostaria de obter uma informação sua, vc. que é deputado Federal: 'negocio seguinte': questionei Vacarezza sobre a fotografia que 'mostra ele' apertando a mão da Roriz imediatamente após sua 'inocência', ainda na câmara.

A Resposta que tive foi que Roriz NEM FOI ACOMPANHAR A VOTAÇÃO, aquele dia.

Pergunto: Você que deve ter comparecido a câmara naquele dia, pode confirmar a veracidade da noticia? só se a Roriz foi ou nâo a câmara no dia da votação, e se ficou na votação até o final. Bjao, compa, rsrs .
"Flavio L" - ' Fernanda, esta foto e as manchetes que foram produzidas a partir dela foram manipuladas. A própria VEJA disse que a Jaqueline Roriz não acompanhou a votação no plenário da Câmara. Usaram a imagem para dizer que o PT defendeu a Roriz'
Lelo Coimbra Roriz acompanhou toda a votação, sentada na 2ª fileira após o 4º microfone do plenário a esquerda, para quem fica de frente para a mesa diretora. Ao termino foi cumprimentada por muitos dos 266 que a absolveram, sob a tese da anterioridade ao mandato. Se houve roubo ou corrupção antes de assumir o mandato de dep fed, fato assumido pela deputada, o ato " nao compromete" o exercício do mandato em curso!
Fernanda Tardin Obrigada Lelo Coimbra, seguimos então a questionar Candido Vacarezza, presente neste grupo e em outros onde a pergunta tambem foi feita. Como militante temos a obrigação de questionar, e como representante idem a vacarezza. Aguardamos. Abração.

Fernanda Tardin pergunto isto pq. embora tenha sido 'inocentada' por 266 votos parlamentares, ainda nao achei um deputado que tenha votado a favor desta 'inocencia' da Roriz.

Lelo Coimbra Fernanda, no tema Vacarezza te respondi a título da real informação sobre os fatos. Entretanto, Vacarezza e líder de um governo com amplo espectro de alianças, algumas desejadas e outras necessárias, a proteção que ele deve, permanentemente, se preocupar e a explicitacao de algumas questões, cujas imagens dispensam legendas, como a foto com Roriz, que entendo deveria ter sido cassada pois e um substrato de escória que chegou aquela casa. Nao implicaria em nenhum abalo de aliança ou qquer outras coisas que um líder majoritário devesse se preocupar. No episódio dos transportes, que reperute no Senado e Câmara a Dilma foi correta, qto mais nesse caso da Roriz.No fundo, aí falo do segundo tema, o voto secreto e uma aberração, especialmente para temas como esse. Ele foi criado para dar liberdade democrática a parlamentares frente a perseguições do executivo por posicoes e idéias distintas, mas se tornou um manto a impunidade. Acho que um voto aberto nesse episódio seria educativo ao próprio Parlamento e interativo com a sociedade que nao compreende como alguém cofessamente corrupto pode s salvo por um ricipio jurídico de anterioridade?! O voto aberto se impõe!
Teremos, dia 21/09 uma votação secreta para escolha do nome para o TCU. Concorrem Ana Arraes- PSB, Atila Lins- PMDB, Aldo Rebelo-PC do B. Pelo critério de formação, nenhum eles tem. Os votos serão por articulação da macropolitica ( alianças nacionais, Dilma e Lula ?!?! -caso Ana ), relações pessoais e interesses de deslocamento da sucessão da presidência da Câmara ( caso Aldo Rebelo ) e relações pessoais ( caso Atila Lins ). Como tratar esse voto? Nao envolve questões éticas, embora envolva conceito de função e preparo. Em todas questões éticas e aquelas que envolvem interesses objetivos da sociedade, devemos buscar no voto aberto a pratica legislativa.
André BastosLelo Coimbra Contamos então com você para que seja abolido o Voto secreto na Câmara.

Fernanda Tardin Creio ser mais que satisfatoria esta resposta e corroboro com Andre no pedido, portanto acrescento: como a lei estadual fala que os representantes de parlamentos no ES devem obrigatoriamente votar em aberto na plenaria, você não acha Lelo Coimbra, que os parlamentares do ES e de estados onde já é lei o voto aberto, deveriam ou poderiam votar aberto, mesmo que o voto fechado seja a deliberação da casa? Acho que esses parlamentares deveriam desafiar o sistema, e nao correr o risco de serem igualados aos que votam dubiamente. Que acha? Isto teria chances de ser de imediato uma regra dentre parlamentares de estados onde já é lei?
Lelo Coimbra Os avanços institucionais ou o que assim possa ser chamado, ocorrem geralmente de fora pra dentro e vai abraçando todas as outras instituições. Os parlamentos estaduais,especialmente e alguns municipais evoluiram mais cedo que o congresso, mas chegou lá. Exemplo dos Institutos de Aposentadorias. Caiu nas assembléias e câmaras e chegou ao congresso. 160 parlamentares votaram pela cassacao da Roriz, estive entre um deles, registrando em mídia social e com os articulistas da imprensa local, pela manha do dia da votação. Creio que a melhor ação e trabalhar para que se ponha em votação, aberta, as iniciativas que legislam em favor do voto aberto. O fato ocorrido trouxe de volta esse debate para a Câmara e para o Senado. O MCC - mov de combate a corrupção, deveria repetir o mov feito pelo ficha limpa, assim como eventos como as manifestacoes ocorridas em todo Brasil, dia 7/9, contra a corrupção.
Fernanda Tardin Lelo, você como parlamentar do ES, seria um dos vanguardistas se, mesmo sem deliberação votasse em aberto todas as propostas? Esta pressão popular de campanha já faço e vejo fazerem a anos, aliás a lei do Voto aberto no ES, se originou de uma das pressõess, precisavamos 'testar' a articulação e proposta imediatamente. Como morava aí, e tinhamos aí condições para mobilização e deputados (valeu Andre) que nos colocaram ao dispor os mandatos populares (na época isto existia) vencemos. Então repito a pergunta Lelo Coimbra seria um parlamentar exemplo? Abração

Lelo Coimbra As votações na Câmara são simbólicas ou digitais. Nestas últimas temos a votação que aparece no painel, aberta, e a que nao aparece. Para esse ultimo caso temos cassacões de mandatos, indicação para órgãos como TCU, veto (neste caso não é digital e sim num conjunto de votos impressos. Em geral são vários vetos, mas nao identificados). De relevância ética estão mesmo os casos relacionados a corrupção. Portanto identificar um voto está em fazê-lo secretamente e declarar em microfone, antes ou depois de te-lo feito. Isso não é problema, pode ser feito por quem tem compromisso com o voto aberto. Excluo a votação para o TCU, são agora 4 candidatos e quero ter a liberdade de votar em quem achar que sera mais útil, decente e preparado para aquele colegiado, independente de orientação partidária ou de interesse do executivo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário