sábado, 10 de março de 2012

uma pausa na política: Vamos todos ajudar o INDIO a se reestabelecer. JUNTOS SOMOS FORTES




Estamos nós capixabas, pedindo doação de PLAQUETAS  para o mais que amigo de todos, uma referencia mundial do Esporte e um grande guerreiro nas causas de inclusao social via Esporte ( o que poucos sabem):

ÍNDIO QUER VIVER , DOE SANGUE, DOEMOS PLAQUETAS

Vencedor na vida, Índio enfrenta o maior desafio da sua carreira: uma leucemia

Em tratamento, técnico da seleção capixaba de futebol de areia e do Vasco, conversou com o GAZETA ESPORTES

Humberto Gomes - GAZETAESPORTES.COM

foto: Divulgação
Jorge Ferreira Alves, Índio
Jorge Ferreira Alves, o 'Índio'
Jorge Ferreira Alves, o Índio, é um dos principais treinadores de futebol de areia do Mundo. Multicampeão com a seleção brasileira, e  três vezes campeão brasileiro dirigindo o selecionado do Espírito Santo, o técnico está enfrentando, talvez, o adversário mais forte até então. Há 10 dias, Índio foi diagnosticado com Leucemia promielocítica aguda. Desde então, ele está internado em um hospital em Vitória, na capital capixaba.

"Este é um tipo de Leucemia que é bastante agressiva no início, mas apesar de trabalhosa, tem grandes chances de cura", afirmou o médico André Marinatto, que acompanha o tratamento do treinador da seleção capixaba.

A notícia, como não poderia deixar de ser, causou um grande baque no início. Tanto é que Índio teve que se desligar do Vasco temporariamente. Até este repórter que vos escreve,- amigo particular de Índio - não resistiu. As lágrimas foram imediatas. Mas logo no primeiro encontro, elas se foram ao ver a tamanha animação, vontade de vencer e de se superar mais uma vez.

"Estou me sentindo bem e graças a Deus o tratamento já está sendo realizado. Vou vencer mais essa batalha, essa luta. Preciso, já que tenho que conquistar mais títulos por aí", brincou Índio. E as notícias são animadoras. "O Índio está respondendo muito bem ao tratamento. Temos um longo caminho, mas, até agora, ele está tendo a melhor resposta possível nesta fase", disse o médico.
foto: Divulgação
Jorge Ferreira Alves, Índio
Índio pela seleção
E toda a evolução foi notada durante o bate bato. Muito bem disposto, animado e brincalhão, ele aproveitou para agradecer o apoio que vem recebendo da família, de toda equipe médica e dos amigos. "Realmente eu só tenho que agradecer o carinho, a força, as manifestações de fé que venho recebendo. Obrigado mesmo por tudo. E pode ter certeza que rapidinho vou estar de volta, totalmente recuperado", garantiu o cacique. 

Doação de sangue

O tratamento, no entanto, depende também da doação de sangue e plaquetas. Pode ser qualquer tipo de sangue. "Essa doença provoca a queda no número de plaquetas e, por isso, precisamos fazer a transfusão para manter um nível seguro. E, às vezes, precisamos de três transfusões de plaquetas por semana", revelou Marinatto.

Mas a doação de sangue e plaquetas são diferentes. "Existem dois tipos de doação, a convencional, que se doa sangue total. E tem também a especial, que é por Aférese. Neste caso, se escolhe o que quer doar, plaquetas ou hemácias. No caso do Índio, ele precisa de plaquetas", explicou André.

foto: Arquivo pessoal
Índio no início da carreira, treinando o Sub-13 do Álvares Cabral
Índio no início da carreira, treinando o Sub-13 do Álvares Cabral

O que é necessário para doar sangue

- Estar bem de saúde;
- Portar documento oficial com foto;
- Pesar mais de 50 Kg;
- Dormir no mínimo 6 horas no dia anterior a doação;
- Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e aguardar 3 horas após o almoço para doar somente 6 meses após a cirurgia;
- Não ter feito piercing, tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
- Se mulher, não estar grávida e nem amamentando;
- Não ter tido as seguintes doenças: hepatite após  11 anos de idade, sífilis, chagas, malária e não estar incluso no grupo de risco AIDS ou SIDA.

Locais de doação

UNIHEMO - Praia do Canto
AV: Nossa Senhora da Penha, 520. TEL: 3235 - 7700
2ª à 6ª - 07:30 às 16h30
Sábado: 8 horas às 12 horas

UNIHEMO - Vitória APART Hospital
ROD. Br - Norte, S/n, KM 02 - Carapina - Serra
TEl: 3348-5676
2ª à 6ª - 07:30 às 16 horas

Doação de Plaquetas por Aférese

Aférese significa doar de forma seletiva por meio de máquinas separadoras de células. Assim, é possível a obtenção das plaquetas de um único doador, em quantidade suficiente  para atender um paciente. Esta separação leva em torno de duas horas, dependendo da contagem prévia de plaquetas do doador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário