segunda-feira, 16 de abril de 2012

Não aceito ser vice nem de Hartung, diz Manato sobre PMV

Foto: Ag.Câmara
O deputado federal Carlos Manato (PDT), candidato à PMV pelo bloco PDT, PR e PSC, diz que o maior problema da capital capixaba é a mobilidade urbana. Ele é médico e falou a Agência Congresso sobre sua proposta de governo.

Ele propõe uma espécie de terceirização de exames e cirurgias para a população. O governo da capital compraria da rede particular os procedimentos em unidades particulares exclusivamente para os moradores da capital.

Manato, apesar de aparecer na última colocação das pesquisas, descarta uma aliança para concorrer como vice de algum outro candidato mais forte.

"Não acredito que um deputado federal possa largar um mandato para ser vice, é muito difícil, praticamente impossível, não tenho esse interesse, nem se for o governador Paulo Hartung tenho interesse em ser vice de alguém, disse. 

O sr. já tem o seu programa de governo?

Estamos agora concluindo o pré-projeto, discutindo com os partidos aliados até o dia 28, colocamos o nosso nome a disposição da população, vamos fazer oito audiências públicas, uma em cada regional de Vitória, que são oito regiões. O que nós temos de diferencial, vou te dizer na área da saúde, é a compra de serviços para a população de Vitória. Por exemplo, não adianta eu chegar e construir um hospital de Vitória, esse hospital vai super lotar com a região metropolitana, o morador de Vitória não vai ser atendido. Vamos pegar como referência aquele morador de Vitória de cirurgia eletiva, vamos comprar cirurgia eletiva para eles nos hospitais filantrópicos, nos hospitais públicos, nos hospitais privados, o morador de Vitória que precisa de exames complementares e está na fila e não tem esses exames nos hospitais dos estados, nós vamos comprar esses exames complementares para o morador de Vitória. Com isso teremos a garantia de que esses exames serão utilizados pela população de Vitória.

Essa compra de procedimentos seria para todas as especialidades?

Cirurgias eletivas de alta complexidade, urgência e emergência é obrigação do estado. Vamos fazer a compra de leitos, de cirurgias eletivas, exames complementares, exames laboratoriais, diagnósticos, para o morador, específico. Fazer convênios com hospitais, por exemplo a Santa Casa. Eu visitei a Santa Casa dia nove e lá tem condições de ampliar uma parceria. Inclusive em torno da Santa Casa existem hospitais desativados que podem ser incorporados a Santa Casa e vender esses serviços para a prefeitura de Vitória, para o morador de Vitória.

O sr. está propondo terceirizar porque o município não dá conta?

Vitória não tem um leito hospitalar próprio, de Vitória, da cidade. Santa Rita é filantropia, temos hospitais federais, estaduais, da prefeitura não tem. Se você fizer um hospital, você não pode dizer quem vai ser atendido lá, se você comprar um serviço direcionado para o morador aí você tem condições de colocar o morador de Vitória para ser atendido naquele serviço. É isso que vamos fazer, inovar.

Quais os dois maiores problemas da capital?

Mobilidade urbana, em segundo segurança, dada muito pelo tráfico de drogas e o avanço do crack e em terceiro a saúde.

Além do PDT, PR e PSC, outro partido de apóia?

E nós estamos conversando com outros partidos, acreditamos que até dia 28 vamos chegar a uns seis ou sete partidos. Teremos no mínimo seis minutos na TV.

Essa candidatura é pra valer ou lá na frente pode virar vice de algum candidato mais forte?

Eu acredito que um deputado federal largar um mandato para ser vice é muito difícil. Praticamente impossível, não tenho esse interesse, nem se for o governador Paulo Hartung tenho interesse em ser vice de alguém.

O que seu programa traz para solucionar o problema de mobilidade?

Nós estamos discutindo na mobilidade urbana junto com o governo do estado para implantar o corredor e implementar viadutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário