quinta-feira, 17 de maio de 2012

Protesto contra a corrupção 'dedetiza' Tribunal de Contas do ES

Protesto contra a corrupção em frente ao Tribunal de Contas do ES (Foto: Amanda Monteiro/ G1 ES)
Manifestantes apoiam a instalação de força-tarefa federal no estado.
Protesto aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), em Vitória.

Em protesto contra a corrupção no Espírito santo, integrantes do Fórum Estadual em Defesa do Interesse Público (Fedip) realizaram um ato público, com faixas, carro de som e até um 'Comando de Caça aos Corruptos', que dedetizou a escadaria do Tribunal de Contas do estado, na manhã desta quinta-feira (17).

Os manifestantes também apoiam a instalação de força-tarefa federal no Espírito Santo para investigar denúncias de corrupção envolvendo prefeituras e integrantes do governo anterior, conforme solicitado pelo Tribunal de Justiça do estado.

Entre as reivindicações estão "a apuração isenta dos fatos pelos órgãos de fiscalização do estado e uma cobertura transparente e sem blindagem política por parte da imprensa". Mais de 30 entidades, entre sindicatos, associações e movimento estudantil, participaram do ato público.


Paralelamente, outros dois movimentos populares engrossaram a ocupação dos espaços políticos do Estado, com o protesto dos moradores de Aracruz, em frente ao Executivo Estadual e a movimentação do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Espírito Santo (Sindiúpes) em frente à Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória.

Segundo um dos integrantes do Fórum, o diretor jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos), Rodrigo Rocha Rodrigues, agora os manifestantes esperam um posicionamento dos representantes dos poderes sobre os pontos levantados com o protesto.
O Fórum pede que o Ministério Público investigue as denúncias, não limitando o foco aos fatos ocorridos na prefeitura de Presidente Kennedy, mas em todos os pontos colocados na denúncia. Também querem uma posição do Tribunal de Contas, que tem um de seus conselheiros, José Antônio Pimentel, citado na investigação.
Na decisão da "Operação Lee Oswald", o desembargador citou a transcrição de denúncias recebidas no Tribunal de Justiça sobre atos relacionados ao governo passado. Entre os fatos relatados estão as suspeitas na operação de compra e venda de terrenos para a Ferrous Resources, também em Presidente Kennedy; a concessão de benefícios fiscais; indícios de fraudes em licitações no sistema prisional e o possível beneficiamento do primo do ex-governador Paulo Hartung, Braulino Silveira, dono da empresa Estrutural Construtora, como destaca a sentença.
Também está sendo cobrado um posicionamento do governador Renato Casagrande, que estaria tentando barrar em Brasília a vinda da força tarefa. Como o governo atual tem muitos integrantes do antigo governo Paulo Hartung, citado na denúncia, o Fórum pede que o governador não influa de maneira protecionista a seu antecessor.

Esta foi apenas a primeira ação do Fórum. Na próxima quinta-feira (24), os integrantes se reúnem para deliberar sobre novas ações a serem realizadas. A ideia é de manter a vigilância até a vinda da força tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário