quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Processo de resistência da inflação precisa ser revertido, diz Copom


A elevada variação dos índices de preços ao consumidor, nos últimos 12 meses, contribui para que a inflação mostre resistência. A avaliação é do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na ata da última reunião, divulgada hoje (5). No dia 28 de agosto, o comitê elevou a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual para 9% ao ano.

Segundo o Copom, “mecanismos formais e informais de indexação e a piora na percepção dos agentes econômicos sobre a própria dinâmica da inflação” também contribuem para esse cenário. “Tendo em vista os danos que a persistência desse processo causaria à tomada de decisões sobre consumo e investimentos, na visão do comitê, faz-se necessário que, com a devida tempestividade, o mesmo seja revertido”, informa o documento.

Debate no grupo Consciência Política no Facebook:

Rui Alberto Monteiro Rodrigues Quando Lula começou a misturar política com economia, começamos a ter problemas que nunca tivéramos depois que FHC assumiu a presidência da República... Lula desperdiçou o grande momento de crescimento do Brasil e Dilma continua a destruição, perdemos competitividade, não aplicamos em infraestruturas, perdoamos dívidas de outros países.. Elevamos juros para conter um consumo que é decorrente da ignorância em que a falta de educação nos deixou... Pobre com um salário bolsa, e ajudas financeiras do governo, gasta em qualquer coisa, porque mês que vem tem mais.. Já não é pobre, mas não sabe o que fazer com o dinheiro.. Em vez de aumentar juros, deveria o governo aumentar a educação.


luizmullerpt.wordpress.com
A economia brasileira surpreendeu muitos analistas no segundo trimestre, colocando o país em uma posição melhor do que a verificada no início do ano, em comparação com outras nações. O PIB (produto...


luizmullerpt.wordpress.com
Meio milhão de jovens e adultos beneficiários do Programa Bolsa Família - do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - ou que estão no Cadastro Único foram alfabetizados em 2006...













Marco Lisboa É e esse povo ingrato e desinformado ainda vai para a rua reclamar. Que dureza! Agora, estatística por estatística, vamos colocar na mesa o PIB pér cápita e o índice de Gini, além de compararmos o nosso desempenho escolar com o de outros páises, em testes similares. Há certas coisas que não precisam de números para serem sentidas. Mas se precisar, há números para todos os gostos.

exame.abril.com.br
Segundo a OCDE, o país deve fechar o ano com um crescimento de, no máximo, 1,5%, ficando atrás de China (7,5%), Índia (4,4%), Rússia (3,4%) e África do Sul (2,6%)

Marco Lisboa A comparação que faz mais sentido é entre o Brasil e os países da América Latina: temos a mesma cultura, os mesmos problemas, o mesmo perfil de desenvolvimento, o mesmo tipo de inserção no mercado global. E aí nós fazemos feio, Estamos da média para baixo. E sempre é bom comparar séries históricas grandes, para expurgar fatores passageiros. No final, vamos descobrir o óbvio: o modelo neo-populista está se esgotando. Teremos tempos difíceis pela frente.

Rui Alberto Monteiro Rodrigues Mas nem é a comparação com os países que me assustou e indignou: É a posição em 88o lugar... Os governos Lula e Dilma me lembram da propaganda usada - sua forma - por Joseph Goebbels, e no caso do post do Dag Vulpi, que em vez de aumentar a Selic, o governo deveria diminuir a taxa de "analfabestismo"... temos tantos analbestas, que gastam mais do que ganham e entram na lista de devedores de Bancos... E gastam salários familia inteiros em qualquer coisa, porque amanhã tem mais...

Marco Lisboa Em termos de recursos aplicados na educação em porcentagem do orçamento, até que não estamos tão mal assim. Mas para obter resultados significativos, se começássemos a fazer a coisa certa agora, só sentiríamos os resultados daqui a uma geração. Como eleição é de 4 em 4, com eleições importantes de 2 em 2, só temos espaço para a demagogia. Aprovação automática, cotas, gambiarras em cima de gambiarras, com os resultados que se vêem. Nada disso é novidade e nem é culpa exclusiva desse governo. Ele só continuou a reproduzir o que os outros fizeram, piorando aqui e ali o que já é muito ruim.

Rui Alberto Monteiro Rodrigues Permita-me fazer uma ressalva, amigo Marco Lisboa... Quando diz "recursos aplicados" subentende-se que os "recursos liberados e destinados " sejam os aplicados... Mas estamos vendo que a corrupção está desviando as verbas que foram "destinadas"..http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,senado-pode-tornar-desvio-de-verbas-de-educacao-e-saude-em-crime-hediondo,928994,0.htm

Os desvios de recursos nas áreas de educação e saúde poderão tornar-se crimes hediondos. É o que estabelece o projeto de lei do senador Lobão

Marco Lisboa É exato, seria melhor dizer recursos alocados. E, paradoxalmente, foi justamente a participação dos pais que contribuiu para piorar o quadro. Eu fui professor da rede municipal por 5 longuíssimos anos. O diretor era eleito por votação de pais, alunos efuncionários, cada cabeça um voto. Muito democrático na teoria, tremedamente prejudicial do ponto de vista pedagógico. O Diretor era um professor que faria tudo para não voltar para a sala de aula. Em cada sala, eram 40 alunos (votos) contra um professor (1 voto). Qualquer divergência pedagógica (do tipo exigir mais em uma prova) seria resolvida a favor do aluno. Resultado, o professor iria cada vez mais rebaixar o nível de cobrança para não correr riscos. Sem falar na indisciplina e na desmotivação. Já houve casos de agressão em que o professor foi considerado culpado por ter "provocado" o agressor. É a treva. A escola pública, faz tempo, deixou de ser um local onde o aluno vai para adquirir conhecimento. É preciso uma mudança de mentalidade e isso não depende de verba, vai depender de muita vontade política, de perder muitos votos para fazer a coisa certa.

Rui Alberto Monteiro Rodrigues E caro Dagmar Vulpi, nem se trata de "resistência" à inflação... Com estradas escavacadas que retardam as entregas de safras e produtos, por exemplo, e portos entupidos, outro exemplo, não há como conter inflação... Todas as perdas de produção são compensadas por aumento de preços internos, e impedimento de baixar os impostos, alegadamente necessários ao desenvolvimento e melhoria de infra-estruturas.. O governo não tem aplicado na gestão de meios produtivos, porque está ocupado em gastar as verbas públicas, tal o volume de impostos, mas com a politica que desenvolve, logo nossas empresas perderão a competitividade e nos faltará pão francês, papel higiênico e teremos apagões como na Venezuela..

Marco Lisboa A reprovação automática é um câncer. A política de cotas é um equívoco. Professores precisam ser melhor qualificados. Teorias pedagógicas, aparentemente progressistas, estão acabando com a transmissão de conteúdo básico. Minha área, a Física, sofria namão destes teóricos. Para começar, seria preciso que se traçasse um quadro pedagógico da escola atual, feito por educadores responsáveis. Eu sofri um semestre na escola de pedagogia, ouvindo as baboseiras sobre a escola sócio-política, uma vulgarização barata de teorias mais sérias. Infelizmente, temos necessidade de reciclar professores e os professores dos professores. Tudo isso vai contra uma visão corporativista que já se estabeleceu, contra grupos de poder instalados nas secretárias de educação, contra uma parte grande da academia. Cansa só de pensar.

Rui Alberto Monteiro Rodrigues Mais do que médicos, um dia teremos que importar muito mais..

Marco Lisboa O Brasil teve a sorte de contar com um dos melhores livros do mundo de física para o segundo grau, o da Beatriz Alvarenga. Por conta de politcagens pedagógicas, ele foi perdendo terreno na escola pública. Até hoje é referência nas melhores escolas particulares. Se formos buscar responsáveis pelo caos de nossa educação, é bom dar uma busca nas facudlades de pedagogia, que lideraram uma revolta contra o ensino "conteudísta" e abriram caminho para a picaretagem pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário