quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Capixabas conservam Visão Hierárquica de sua sociedade

José Roberto Bonifácio
Capixabas conservam Visão Hierárquica de sua sociedade
Foi realizada pesquisa com os moradores da Região Metropolitana da Grande Vitória a fim de captar a percepção dos capixabas sobre a importância da influência e da posição social no Brasil, isto é, para saber se o capixaba considera que a sociedade é hierarquizada, caso a posição social predomine sobre as leis e o direito de cada cidadão, ou se a so...ciedade brasileira é igualitária.
Tal levantamento buscou identificar se existe o contraponto no discurso do brasileiro que, por um lado exalta o jeitinho brasileiro como inerente à nossa cultura, ou seja, o jogo de cintura do brasileiro para conseguir driblar normas e leis, por outro, em detrimento da valorização do status, dado pelo poder de influência que a pessoa possui na sociedade ou posição social, segundo exposto por Roberto DaMatta no livro Carnavais, Malandros e Heróis (1979).
Mais detalhes a respeito da enquete em: http://www.futuranet.ws/xpesquisas.asp?tb=semanal&id=90
Sobre a classica tese de Da Matta: http://www.scribd.com/doc/32620477/Resumo-Carnavais-Malandros-e-Herois-Roberto-DaMatta
    • Fernanda Tardin Quem melhor que a FUTURA para fazer tal pesquisa? Gualberto o sócio do ES em AÇÃO, amigo de  EL REI ( ph), 'ERRADOR' fraudador de pesquisas eleitorais ( SUGIRO ENCAIXAR TEMA PESQUISAS na REFORMA POLITICA) . Sempre a direita demagoga na frente na prevenção do avanço e da manifestação popular. Esta pesquisa retrata a sociedade ES, e explica pq. o pq. mesmo descontentes, ph acaba mandato com aceitação de 80%. Pesquisam , identificam e aplicam 'tecnicas' para disfarçarem.....Acertei?
      O Zé, saudades de vc.

    • José Roberto Bonifácio Mais ou menos isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário