sábado, 30 de abril de 2011

Blogueiros paulistas aprovam criação de cooperativa

Postagem Dag Vulpi 30/04/2011

O 1º Encontro de Blogueiros Progressistas ocorrido na Assembleia Legislativa de São Paulo, promoveu diversas mesas de debates, sobre temas da Blogosfera e dos Meios de Comunicações. Na plenária final, os blogueiros paulistas aprovaram a criação de uma cooperativa para organizar o movimento.

Reprodução
  Paulo Henrique Amorim, Antonio Mentor, Paulo Teixeira, Celso Jardim e Luiza Erundina
O sábado foi o principal dia do evento, que contou com a participação de parlamentares como Luiza Erundina (PSB-SP) e Paulo Teixeira (PT-SP), blogueiros da estatura de Paulo Henrique Amorim e Altamiro Borges, movimentos sociais e, principalmente, blogueiros, twitteriros e "disseminadores".

Os encontros de blogueiros progressistas, que vêm sendo organizados em diversos estados, reúnem, além de blogueiros, pessoas que disseminam os conteúdos publicados na blogosfera por meio das redes sociais, e-mails e outros instrumentos eletrônicos. O 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas será realizado em Brasília, entre os dias 17 e 19 de junho.

Um dos pontos alto do encontro em São Paulo foi o debate sobre Democratização das Comunicações, com a presença do jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada, dos deputados federais por São Paulo, Luiza Erundina e Paulo Teixeira, membros da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Democratização das Comunicações, e também o deputado estadual Antonio Mentor (SP), autor do projeto de lei que cria o Conselho Estadual de Comunicação.

Frente Parlamentar

A deputada Luiza Erundina anunciou que uma das tarefas da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão será ficar de olho na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara, composta em boa parte de concessionários de empresas de rádio e televisão.

Na sequência, duas mesas despertaram o interesse dos participantes do encontro paulista de blogueiros progressistas: "A Militância Virtual e Redes Sociais" e "Proteção Jurídica na Blogosfera".

No domingo após as oficinas "Sustentação Financeira na Blogosfera", "Educação na Blogosfera", "Ferramentas Tecnológicas" e "Comunicação Comunitária", várias propostas foram encaminhadas à comissão organizadora do encontro, que serão inseridas na Carta dos Blogueiros Progressistas de São Paulo.

Plenária final do encontro, conduzida pela comissão organizadora
Internet no Brasil

O ambiente é promissor para os blogueiros. Segundo dados do Ibope, o número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010. O número representou um crescimento de 9,6% em relação aos 67,5 milhões do quarto trimestre de 2009, segundo dados divulgados pelo instituto.

Os Blogs no Brasil, segundo pesquisa realizada pela empresa especializada em tráfego online, a comScore, 70% dos brasileiros acessaram blogs durante o ano de 2010, enquanto no resto do mundo a média foi 50%.

Para o relatório divulgado, a principal concentração de audiência dos blogs brasileiros foi na época das eleições (final do ano passado), quando, entre outubro e novembro quase 40 milhões de usuários acessaram os blogs à procura de comentários sobre os candidatos à eleição.

Segundo Celso Jardim, um dos organizadores do encontro paulista, "a Blogosfera é produto dos esforços de pessoas independentes das corporações de mídia, os blogueiros progressistas, definido e alinhado com comunicadores que além de seus ideais e pensamentos políticos, ousam produzir o que já é considerado o primeiro meio de comunicação de massas autônomo e independente".

Cooperativa de blogueiros

A plenária final do econtro aprovou, entre as propostas, a criação de uma cooperativa paulista de blogueiros, como forma de dar organicidade ao movimento. Ficou definido, ainda que os blogueiros paulistas participarão do lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação e dos atos em defesa do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Da redação, Luana Bonone, com informações do Blog do Celso Jardim


////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
DEBATE BATE PAPO FACEBOOK
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Fernanda Tardin Dag e demais amigos, este tema d cooperativas de blogueiros está sendo debatido, pois aprovaram no final de domingo e NAO FOI CONSENSO. Eu mesma dei os pitacos contra isto e abaixo colo parte de debates:
Fernanda Tardin Sobre Cooperativa de Blogueiros de SP - Meus destaques e discordancia
Fernanda Tardin Sobre Cooperativa de Blogueiros de SP - Meus destaques e discordancia
Com o Título: Blogueiros paulistas aprovam criação de cooperativa aDe: Data: 18 de abril de 2011 16:20, noticiafoi jogada sem qq detalhe do fato, apesar de ser titulo d...e materia. Ontem, dia26 , circulou uma nota com o link do fato ( Só o link) e este postagem não foi sequer debatida na lista de interesse. Aguardei pra ver qual era e diante do mutismo geral , venho agora trazer este debate a tona e colocando a postagem na integra com MEU DESTAQUE.:

Cooperativa de Blogueiros, proposta do #BlogProgSP defendida anteriormente pelo #ColetivodaRede http://mvpt.com.br/765-cooperativa-de-blogueiros-proposta-do-blogprogsp-defendida-anteriormente-pelo-coletivodarede
Postado por: Kátia Figueira de Oliveira em Geral
Tags: cooperativa de blogueiros
A proposta de criação de uma cooperativa de blogueiros foi defendida no I Encontro de Blogueiros Progressistas de São Paulo. Mas não é de hoje que blogueiros discutem esta viabilidade.

Durante discussões do #ColetivodaRede este tema sempre foi defendido pelos seus membros, na qual me incluo.

Porque uma Cooperativa?? Quais as vantagens de se trabalhar em grupo?

Do ponto de vista Organizacional, blogueiros não têm muitas vezes dinheiro ou tempo para investir em um domínio próprio, então ficam à mercê de servidores gratuitos, como o Blogger, o WordPress ou outros. Com isso dispõe de muito menos recursos do que blogueiros com servidores próprios. E quando digo muitos, são muitos mesmo.Estou falando de bancos de dados, instalação de programas com um clique, etc, etc.

Ter um site que centralize as ações dos blogueiros, como um sindicato que negocia em nome de um grupo, é vantagem. Juridicamente principalmente.

Do ponto de vista financeiro: A profissionalização dos blogueiros, permitindo a inclusão de anúncios nas páginas pessoais.

'Esta profissionalização não quer dizer que acabariam as opiniões nos blogs, ou que as matérias seriam pagas. Mas, que o blogueiro passe a utilizar a publicidade, permitindo que comerciantes anunciem no blog.

Uma cooperativa, passa a ser a centralizadora da negociação junto a um cliente que busque um determinado número de visualização do seu produto por exemplo. Ou uma campanha publicitária que busque uma grande visualização, mas para um público diferenciado.

Feito isso, a partilha seria de acordo com o retorno de cada blog. Tudo contabilizado, e registrado. Todos sairiam ganhando. (TODOS QUEM, pergunto eu).

A Cooperativa é uma forma de trabalho coletivo, onde todos ganham. Principalmente na questão representatividade coletiva.

Existem sites que passam esta impressão, aglutinando blogueiros, mas são apenas redes sociais.

A cooperativa que propomos vai além. É um investimento que vale a pena ser estruturado e levado adiante.


Texto: Kátia Figueira


Bem agora segue minhas ponderações e criticas:
No I Encontro Nacional de Blogueiros a proposta foi debatida e rejeitada pela maioria. O falado na época era que a cooperativa poderia vir a servir a "tubaroes' e fazer o cardume apenas sustentar a necessidade dos maiores já que a cota será repartida quanto a acesso. Ainda foi colocado que NAO DEVIAMOS rifar a noticia. Blogs tem os comentaristas, os pauteiros, os jornalistas e os que repassam a noticia dos jornalistas . Restringiriamos a informação e o direito dela, num mom. em que a propria ONU está colocando a NET e a INFORMAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL( Noticia quente divulgada por MARCELO SALDANHA - a ONU quer colocar a banda larga como um direito universal do ser humano.. vejam a materia : http://filosomidia.blogspot.com/2011/04/onu-carta-de-direitos-humanos-e.html)
Continuo com a deliberação da nacional e sou contra esta cooperativa . OU DANÇAMOS TODOS OU NAO DANÇA NINGUEM, esta é a filosofia da Bloguesfera progressista que lida com a net como TRINCHEIRAS DE LUTAS. Aos "tubarões é sempre bom lembrar: SEM o cardume não existiria a net Bloguesfera Progressista, e MUITO MENOS os acessos triplicados de seus blogs, os maiores beneficiados com a cooperativa e a distribuição de renda conforme acesso.


Bom trazer a tona este debate, caso contrario colaboraremos para mercantilização da Bloguesfera progressista.

Eu pergunto: FOI VOTADA E APROVADA A IDEIA DE CRIAMOS NO BLOG BARAO DE ITARARE A CENTRAL DE PAUTAS. ONDE ESTÁ A TAL? E numa cooperativa, onde estaria a mesma:

Um abraço e UNIAO a todos. Nanda Tardin

a(debates) por sequencias:
Fernanda Tardin De maneira objetiva: quem é contra pode democraticamente não participar. Não lembro de na nacional isso ter sido rejeitado pela maioria, não. Só foi apresentado e não houve votação sobre o tema, que eu lembre.
Senão vamos cair na mesma ques...tão q o aborto: os q são ideologicamente contra acabam emperrando a solução de um problema de saúde pública.
Portanto, a cooperativa é uma necessidade até para a organização de eventos (só quem mete a mão na massa sabe a dificuldade de operar sem CNPJ), e pra quem quiser participar. Há uma infinidade de benefícios, inclusive poder participar dos editais do ministério da Cultura de "Pontos de Mídia Livre".
Pra quem não concordar ideologicamente, basta não aderir. Os 2 caminhos seguirão firmes e vivos, aliás já é um pouco assim, pois vários grupos de mídia alternativa já estão legalizados, formalização de quem cresce não é mera questão de escolha, é uma exigência das regras de convivência social, devemos formalizar para representar com a verdadeira dimensão quem somos.
Esse tipo de proposta é para agregar, não para dividir. Tem coisas que devem ir além da questão ideológica, temos que sim estimular a blogueiros empreendedores a produzir motivados, só a formalização será capaz disso. Temos inúmeros atores diferentes nesse campo da blogosfera e uma parte significativa dos que produzem conteúdo seriam beneficiados.
Abraços
S T ( Coloquei só as inicias do nome, o Blogueiros está presente aqui e se achar que deve se manifesta
Fernanda Tardin Fernanda, criar cooperativa ou associação não é nenhum bicho papão. É importante para tocarmos as nossas atividades coletivas. A luta contra os poderosos embute a organização dos pequenos. Se tivéssemos algo assim aqui no Rio não precisaria...mos usar uma entidade (que por sorte é amiga) para recebermos nossos apoios.

A cooperativa de SP, que eu saiba, é apenas paulista. Defendemos (eu e alguns blogueiros do Rio) a criação de uma associação no Rio tb, e futuramente uma associação nacional reunindo as associações estaduais.

Os pequenos podem vir a ser grandes. Não há muro classista na blogosfera. Essa história de tubarões contra cardume é paranóia de quem não tem segurança sobre seu trabalho. Além do mais, qualquer injustiça poderia vir a ser sempre reparada através de mecanismos democráticos. O tubarão se dá bem é quando não há lei e não há organização. Os pequenos sempre serão beneficiados quando participam de uma organização.

O próprio anarquismo, que luta contra o Estado, apenas tem sentido se houver organização institucional dos trabalhadores dos diversos setores, constituindo uma grande rede de pequenas e grandes federações.

Enfim, tudo está no terreno da utopia ainda, do sonho, do desejo. Só gostaria que o debate não demonizasse, de antemão, esse tipo de iniciativa. Até porque ninguém é obrigado a participar. É chato isso, as pessoas não se limitam a não querer participar, mas querem destruir a iniciativa de outrem.

Do jeito que está é que é inviável. A comissão nacional dos blogueiros progressistas já avisou que irá se desmanchar após o encontro nacional. E o Barão de Itararé é uma entidade privada que evidentemente não poderá exercer para sempre um poder se este não for regulado democraticamente. De maneira que, ou usamos nossos direitos de associação para criarmos associações democráticas e livres, que ajudem os blogueiros pequenos e médios (e grandes independentes, porque não) a existirem ou nos contentamos em ter uma blogosfera atomizada, instável, arrodeando, aí sim, às tontas, qual mariposas cegas em volta da luz, dois ou três blogueiros grandes.

O isolamento prejudica o blogueiro, porque lhe tira força política, em todos os sentidos. Eu sinto isso na pele. Muitas portas estão se abrindo para a gente depois que passamos a nos organizar.

Tenho medo por mim mesmo, aliás, porque gosto muito de ser blogueiro e sei que posso fazer disso um bom trabalho, mas se não houver um ambiente profissional propício, uma hora ou outra terei que abandonar esse barco pela mais absoluta necessidade. Assim como eu, muitos outros, sobretudo os que não tem a segurança de uma aposentadoria. E as grandes corporações de comunicação já vem pagando verdadeiros exércitos de blogueiros, como acontece já nos EUA. A blogosfera independente brasileira corre o risco de desaparecer se não criar mecanismos de autodefesa e sobrevivência.

É só uma opinião.

Abraço,
M. Tirei tb. o nome do blogueiro
Fernanda Tardin Minha Resposta: M, sou a favor de sistema de cooperativas, mas note o destaque que dei NO TEXTO da Katia. Este sistema manipula a cooperativa e certamente vai beneficiar aos jornalistas maiores da NET.

S T, aproveitarei este para responde...r a vc. : Não creio que vc. ou quem quer que seja seja o DONO DA NET, portanto não sairei deste e de outras listas pq. minha opiniao desagradou a a ou a B .

Vc. tem razao quando fala que a proposta não foi votada, na plenaria da nacional, apenas comentada. Te digo pq.: Não foi votada pois EU PEDI DESTAQUE e após eu falar exatamente disto, já no final do Encontro a mesa que tinha na leitura a presença de organizadores como Altamiro e Edu Guimaraes dentre outros, concordou com o destaque ( INFORMAÇÃO É DIREITO DE TODOS, NÃO TEM DONO)e suprimiu a questão. Os blogueiros de mov. sociais , na hora se manifestaram a favor do meu destaque e não lembro extamente a fala de EDU Guimaraes, mas esta gravada pois foi transmitida ao vivo na net, mas Edu reviu a proposta por considerar valido o destaque . POR ISTO NAO FOI VOTADO.

Eu sei sim quanto custa "Fazer Eventos", não sei sabe mas este é meu ganha pão, ao contrario que vc. imaginou. Sou Promotora de Eventos, faço campanhas politicas, congressos sindicais, mov. sociais, resgates historicos, campanhas... se vc. quiser te passo referencias e clientes que já atendi. Estou tb. organizando ( junto a outros) o Encontro de Blogueiros e Midias Sociais do ES. Portanto nem vem com este argumento ou esta tentativa de desqualificar a critica.

O fato é que a cooperativa colocada agora me fica clara que vamos ter donos, e a minha consciencia não esta a venda.Nem a informação , que é DIREITO FUNDAMENTAL do POVO.

Na verdade acho que vc. se esqueceu que a NET é mais ampla que Sergios e Fernandas ou a grupos que hora vc. venha a falar por...Então, vou ficar, criticar... formar e informar. Direito meu e te garanto CONQUISTEI ao longo desta vida.
bjao

Nanda E SAIBAM DOIS DIAS DEPOIIS EU E S. QUE amoooo e sempre apoiei já tinhamos considerado a importancia do debate . Esta divergencia transparente nos fez forte
Fernanda Tardin E foi isto, depois deste inicio outros se manifestaram uns a favor e outros contra ( os mais experientes e vindo de militancia social) e então: com criticas diversas colo uma: Fernanda, de fato a Ione abordou o assunto de uma forma meio tra...nsversa, digamos assim. Ainda assim esse tema tá na berlinda. Estamos dispersos, sem um ponto (ou vários) de convergência que possa ser visto por todos como algo que, no curto/médio prazo nos congregue. Não descarto as questões financeiras, tampouco as de natureza administrativa/organizacional, porém aquelas de cunho essencialmente político que apontam o norte da atuação blogueira (como em 2010 na eleição da Dilma) já estão por merecer um debate e uma tomada de posição mais conclusiva. Espero que dos encontros estaduais saiam propostas que, certamente se consolidarão no nacional, em Brasília, como uma linha mestra de uma atuação mais objetiva. Abs.AF- tirado o nome, claro
Fernanda Tardin
e Entre mortos e Feridos, como JUNTOS SOMOS FORTES foi anunciado então: Pessoal,

a proposta da cooperativa de SP ainda está sob diversas reflexões e uma delas é a questão da distribuição de recursos por acessos da qual sou contra. Acredito q...ue independente do número de acessos, os recursos devem ser divididos de forma igualitária.

Saudações democráticas.

Rodrigo Sérvulo
Fernanda Tardin bjao Dag, Juntos somos fortes e este PRE DEBATE que vc. nos oportunizou a fazer aqui já é previa pro nosso aí. bjao
Fernanda Tardin ahhhh SOU CONTRA esta COOPERATIVA.
Fernanda Tardin E contra o Financiamento de Blogues.. A NOTICIA NAO TEM DONO, né? bj
Dagmar Vulpi Percebe-se nítido os desencontros de opiniões. Participantes como no caso da Nanda e demais que compreensivelmente tiveram os nomes abreviados relatam fatos que vão em desencontro às publicações feitas em vários seguimentos da mídia. Estas ...destacando a APROVAÇÃO da idéia da constituição de uma cooperativa. O assunto é polêmico e merece um maior aprofundamento. Pesquisaremos assuntos relacionados, pois a Nanda (como sempre antenada) já levantou a questão, provando que não houve consenso em torno da idéia. Fica o espaço aberto para que os que afirmam que foi aprovada a idéia, defendam o seu ponto de vista. Particularmente e enquanto não aparecerem argumentos que contradizem eu estou com a Nanda. abs.
Laerte Henrique Fortes Braga Essa questão me parece simples. Os blogueiros que entenderem de participar de uma cooperativa nos moldes definidos no encontro de São Paulo têm o direito legítimo de o fazer. Eu, pessoalmente, entendo que uma cooperativa de blogueiros é um ...instrumento de lutas, mesmo com as dificuldades que os blogs enfentam. Sendo um instrumento de luta com um objetivo comum, tudo bem. Mas vejo a rede mundial de computadores de forma diferente. É um agente de transformações. Muda a face do jornalismo, das comunicações, tem um caráter revolucionário que deve se ampliar e assim não pode prender-se a instrumentos que pretendam centralizar diversidades. Se a cooperativa for de iguais, falo de pensamento político, tudo bem, é saudável. Se for uma decisão centralizadora, ou tentativa disso, basta não entrar e pronto. A grande diferença da net é que ela é ampla demais para que se possa ficar preso a um ou outro grupo. O encontro de Juiz de Fora, o primeiro depois do encontro nacional, teve nítido caráter de debate político de questões fundamentais, com opiniões diversas e agora o encontro que acontecerá no Espírito Santo trará também essa multiplicidade de opiniões, logo, nesses casos não há como montar cooperativa, central de pautas (que é algo extremamente centralizador), mas permite carta de princípios que tenha a cara da luta popular. Isso é importante. Se levarmos em conta que informação é direito fundamental do cidadão, os iguais que se juntem em cooperativa e veiculem seus princípios, o de seus partidos, grupos, etc. Os que pensam de maneira diversa que permaneçam na luta em suas trincheiras. Ninguém é obrigado a nada. O que é preciso ficar claro aqui é que no encontro nacional não houve aprovação de proposta para criar cooperativa como dito por alguns, porque suprimido a partir de umn destaque, ou seja, sequer foi a votação.. E o que é preciso esclarecer é que o encontro nacional não fala pelo conjunto de blogueiros, fala pelo que foi aprovado lá. O de São Paulo traz essa proposta, tudo bem. Que façam a cooperativa. os que não pensamos assim, que estabeçamos caminhos diversos, como o encontro do Espírito Santo, amplo, aberto a todos os espectros políticos.
Dagmar Vulpi
Amigo Laerte (Já estava com saudades de suas participações aqui neste cantinho democrático). Concordo com o seu ponto de vista, talvez por estar inserido neste movimento a mais de 20 anos e, estando atualmente como presidente da Cooperativa... de Saúde e Educação dos funcionários da Chocolates Garoto/Nestlé, vejo o cooperativismo como uma forma de organizar e fortalecer os blogueiros. Mas há de se considerar um cooperativismo autêntico, que cumpra as Leis e principalmente, os princípios doutrinários do cooperativismo.

Ideologia do Cooperativismo:

“Criada por trabalhadores e intelectuais, em meados do século XIX, na Europa, no âmbito das lutas contra a exploração do sistema capitalista que ora se implantava. Mais do que um sistema de produção ou organização do trabalho, seus formuladores visavam um novo modelo de sociedade, onde a igualdade entre os seres humanos, a liberdade, a autogestão seriam elementos básicos”.

O grande problema seria a possibilidade da implantação de uma pseudocooperativa, com "donos do pedaço", objetivando beneficiar uma pequena maioria em detrimento dos direitos de uma maioria, e infelizmente devemos considerar que isso não é raro.

Terá todo o meu apoio e, me disponho a ajudar na constituição desta entidade, se esta for formada por indivíduos pertencentes a setores economicamente excluídos, desempregados ou que atuam no plano da economia informal. Com o objetivo comum de mobilidade e transformação social.
Também que esses indivíduos encontram na cooperativa uma oportunidade de se organizarem, de terem acesso ao trabalho e de conquistarem direitos básicos de cidadania. Regido pelo princípio da cooperação, pela prática da autogestão e pela busca da composição de alianças contra a exclusão social. Mais do que um modelo de organização econômica para subsistência, tratar-se-á de um movimento de luta para a transformação da realidade e construção de um modelo de desenvolvimento que combata as causas estruturais da pobreza.
Caso a entidade pretendida pelos idealizadores da cooperativa dos blogueiros não atendam ao que discriminei acima, certamente estarei contrário à idéia.

Abraço


Nenhum comentário:

Postar um comentário