terça-feira, 5 de abril de 2011

a formação da CONSOCIAL - ESTA CONFERÊNCIA REALMENTE ESTÁ CONTEMPLANDO OS INTERESSES DA SOCIEDADE ?

 Acompanhem a luta para que a PARTICIPAÇÃO SOCIAL seja dada ao POVO sem Demagogia. 


Por uma NET Bandfa Larga COM AUTONOMIA CIDADA LUTEMOS:


Marcos Rebello

Assunto: a formação da CONSOCIAL postado abaixo pOr Marcelo Saldanha.
Li o documento e tenho algumas observações praticas:

A intenção é boa porque visa o monitoramento das atividades dos governos. Mas acredito que esse monitoramento veio muito tarde porque depois que um sistema se viciou por criarem-se mecanismos de burla e de controle muito arraigados causando a inoperancia do sistema durante muitas décadas. Enquanto isso houveram duas mudanças radicais: uma na maneira como a sociedade diversificou-se em todos os sentidos e outra no inchaço dessa sociedade. Então temos um paradoxo: por um lado temos um desenvolvimento e por outro uma deterioração, ambos em excesso. Enquanto isso a forma de governo permaneceu com a mesma fachada mas com um modus operndi completamente arcaico, falido e repleto de tuneis como se fossem buracos de cupim. Ou seja, não é possivel repara-lo. Então, fiscalização não irá conserta-lo. O Estado Republicano, hoje, na sua estrutura politica na maioria dos países, é um defunto que se esqueceu de deitar.

A única solução é criar outro sistema que corresponda às exigencias e caracteristicas da sociedade no tempo atual e para o futuro que será de mais, maiores e mais rápidas transformações. O risco será que, ao criarem-se esses comites, haverão interminaveis entraves legais constitucionais para resolver as disputas entre a competencia dos diferentes e múltiplos ministérios, autarquias, e instituições governamentais e esses comites. Estes deveriam ser apenas da sociedade, mas pelo que consta no proprio Regimento Interno será tambem integrada por elementos do governo. As pressões ocorrerão pelos mesmos interesses que hoje os mantem cativos. Teremos inumeras disputas nesse sentido porque a cultura administrativa da república está viciada e controlada por grupos economicos e financeiros.

Isso mais se parece a um Congressão, misto e quase o dobro em tamanho porque de 1127 membros, para monitorar o Congresso menor de 594 membros que deveria ser popular mas não é. Imaginem a natureza e o tamanho do problema: monitoramento municipal, estadual e federal na vertical e na horizontal com a multiplicidade de Ministérios, Agencias e autarquias. A máquina administrativa ficará completamente emperrada por muito escrutínio e palpite. A Consocial ficará resumida em infinitas reuniões e milhares de relatórios. Será um paquiderme na burocracia estatal. Eu vejo a probabilidade de sucesso e de progresso nisso de apenas 30% porque as propostas serão consideradas pelos grandes interesses como muito intrusivas nos governos.

O propósito dos Artigos 1 e 2 indica duas coisas: uma é o total descrédito no sistema politico administrativo vigente, e outra que a intensidade do monitoramento indica que seria melhor desenhar um outro sistema politico a partir da base nos moldes educaivos e participativos sugeridos por esse documento. O que falta nesse documento é uma proposta para uma remodelagem do processo eleitoral e o lugar da mídia. A proposta é de um inchaço desse sistema atual duplicando esforços e muitas outras coisas totalmente desnecessárias se a proposta fosse a de um novo sistema diferente das Listas Fechadas com Financiamento Público de Campanha.

Vejam que nem falamos em custos operacionais. Parece que todos farão esse trabalho pro bona.
.

Nessa terceira vez, ao repostar eu adiciono mais esse comentário: Não seria aceitavel aos grandes interesses simplificar o atual sistema de governo, mas complica-lo para fomentar uma dissenção entre a sociedade e a classe politica no governo. Mesmo o Consocial sendo integrado por elementos do governo não significa que haverá harmonia no processo.

    • Marcelo Saldanha
      Marcos... apesar da consocial ser um instrumento para atuação em ambito nacional eu preso mais pelo impacto de mudanças botton-up.. ou seja que os mecanismos criados por esta funcionem de forma mais eficaz de baixo pra cima, começando pelos bairros, cidades, estados, regiões e país..sendo assim, no processo de mobilização popular, tendo como respaldo o Estado, teríamos uma chance a mais de exercer a cidadania sem sofrer todos os abusos que sofremos, ou pelo menos, termos ao nosso lado novas formas de combater estes....em resumo a consocial do jeito que está irá somente ajudar na questão de conscientização e educação, pois, de efetiva participação popular sobre os governos nada veio de novo...irei esperar que isso seja corrigido durante o processo e fomentar nos grupos que a plenária seja soberana em suas proposições, uma vez que protocolarei na CGU este pleito... abs e vamos em frente.



    • Marcos Rebello Eu concordo com essa abordagem do "bottom up". Mas como eu disse, estariamos criando um paquiderme dentro de um sistema falido quando seria muitíssimo mais eficiente porque absurdamente necessário adicionarmos propostas de novas leis eleitorais para fazer aquela mudança lá no "bottom". Nisso acrescentarmos o Financiamento Público de campanha e enquadrarmos a mídia que é um coringa negativo nesse baralho.

  •  Então vamos ao REGIMENTO INTERNO DA CONSOCIAL
     
    Marcelo Saldanha
    Estou passando em primeira mão, pq ainda nem li.. estou com apreensivo com a denominação e delimitação sobre participação popular na conferência. Vamos ler e o resto vai nos comentários...
  • Marcelo Saldanha O lado bom é que se o poder publico local não conclamar a etapa municipal. a sociedade civil poderá faze-la...
    Marcelo Saldanha
    Prezados, eu acredito que os esforços não tenham sido suficientes para mudar o conceito de participação social, sendo assim, quero relatar algumas coisas que deveremos continuar a fazer sem o apoio do Estado, já que possivelmente perdemos a chance de defender uma postura mais pró-ativa desta conferência em relação a ação cidadã propriamente dita.

    1 – Hoje atuamos como movimento social, assim como a rede Nossa São Paulo, dentre outras que fazem através da ação de cidadnia o trabalho não só de fiscalização, controle, monitoramento e avaliação da gestão pública, mas de denunciar, processar e exigir resposta do poder público de suas cidades, estado e até país.

    2 – É fato que toda a burocracia criada para obscurecer a verdade nos é imposta, mesmo com a LC101 e LC131, mesmo com Ficha Limpa, mesmo com a CFB nos protegendo e nos resguardando, mesmo assim, sofremos retaliação, desmotivação, desmobilização, descrença, desespero e desrespeito, por parte de governos, pelos nossos atos... esta força maligna puxa qualquer bom cidadão para baixo e não quero entrar no mérito de governos facistas, covardes e manipuladores... verdadeiras máfias, onde dependendo de onde vc atue, corre risco de vida.

    3 – Todas estas ações são feitas por uma ideologia, que negamos ser utópica, em prol da soberania popular, do empoderamento do povo para se fazer um governo justo, representativo do coletivo social e não de interesses pessoais.. convivemos com a compra de votos, com o abuso de poder, com a manipulação do povo, ou melhor do gado, pq no final somos estatísticas no curral eleitoral.

    Como sociedade formada por cidadãos de bem, escolhemos atuar no campo da democracia plena, mesmo com as adversidades, e quando soubemos da criação da 1ª ConSocial, de pronto nos vemos representados por uma massa que estaria alinhada com estes ideiais, pleiteando um reforço do Estado nas ações de cidadania, em prol do povo, pela justiça e democracia plena.

    Ouvimos um sussuro de que o conceito de participação social seria restrito a mero voyerismo, onde continuaríamos a constatar os crimes, os abusos, os atos de corrupção em toda sua magestade e o máximo que poderíamos fazer é olhar.

    Louvamos a preocupação dos organizadores em se capacitar e conscientizar o povo, efetivamente este é um papel importante para a mudança de cultura alienada que nos foi imposta, por longos e longos anos de uma politica que não queria dividir o poder, mas faço a pergunta de 1 milhão de reais :

    ESTA CONFERÊNCIA REALMENTE ESTÁ CONTEMPLANDO OS INTERESSES DA SOCIEDADE ?

    O regimento interno está oficializado, porém, uma coisa é certa e oque eu vou falar não é anarquia, pois, no final, a plenária é soberana e minha sugestão é que este regimento seja lido em todas as etapas para serem debatidas sugestões de modificações, ou então, pelo menos, na etapa nacional.

    Temos certeza de que o comite organizador é formado por pessoas de alta competência e de um acerto indescritivel com o bom senso e com as premissas de um Estado Democrático bem definidas, sendo assim, esperamos por uma ação que defina esta conferência como a melhor de todas.

    Abraços

    Atenciosamente,
    ________________________________
    Marcelo Saldanha
    Instituto Bem Estar Brasil - OSCIP
    CNPJ : 10.393.140/0001-20
    Cel.: 22-8811.8138
    Tel.: 22-3211.7943
    Skype : marcelo_secante
    MSN : marcelo_secante@hotmail.com
    Twitter : IBEBrasil

  • Marcelo Saldanha Este foi o email enviado a CGU para pleitearmos modificações no regimento internet.. vamos ver oque irá acontecer
    há 18 horas ·

Nenhum comentário:

Postar um comentário