sexta-feira, 30 de março de 2012

CARTA AOS COMPANHEIROS : Lutar não é crime

CARTA AOS COMPANHEIROS : Lutar não é crime


OPA enfim CONSEGUI>>>>
tem dias que tento me livrar das ocupações acumuladas para colocar um aprendizado que chamarei de

CARTA AOS COMPANHEIROS

Companheiros , por que a luta continua compartilho clamando a todos analise e luta a fim de sem ' derramarmos sangues' mudemos esta realidade antes que de fato tenhamos que nos refundar: O que pude aprender nos dias que participei dos seminários, palestras promovidos pelo PCB em comemoração aos seus 90 anos, semana passada, no Rio, aprendi na análise feita pelo secretário geral do Partido, Ivan Pinheiro. Uma breve história do PCB,(na mesa1980 1992 - O Reformismo E A Tentativa de Liquidação do PCB - que Ivan dividiu com Anita Prestes) conquistas e principalmente auto crítica num ponto que muito me sensibilizou. Percebi, como petista, que o dilema vivido pela base em determinado momento da história do PCB é o mesmo que vive hoje a base do PT. A manipulação de cúpulas, a cegueira dos que se recusam a entender a História.

Ivan falou da criação da CUT e foi claro que a Central Única de Trabalhadores poderia ter sido criada dois anos antes com forte participação do PCB. Na politica de alianças com a burguesia e seus partidos, a cúpula que àquela época controlou o PCB e hoje se situa à direita do PSDB, falo do PPS de Roberto Freire, ou a reboque do PSDB, sempre encontrou pretextos para adiar a vontade das bases. O PT, à época, com outros aliados, fundou a CUT.

O que vemos hoje é a cúpula petista manipulando as bases, exatamente através de alianças que só fazem retirar o caráter socialista do partido, joga fora a sua história e o coloca dentro de uma redoma onde o jogo é feito com regras as mais perversas possíveis.

A lição não foi aprendida pelo PT, mas foi registrada pelo Ivan, creio eu que nem com a intenção de despertar a este debate , secretário geral do PCB ao afirmar que seu partido havia reencontrado desde a saída de Freire e suas jogadas à direita, o seu caráter revolucionário.

Uma pessoa me lembrou de Trotsky nesse momento - "as massas estão sempre à frente dos dirigentes". Ou o meu partido o PT percebe isso, entende essa lição, ou já entortado como um Titanic, acabará por naufragar e deixará de ser o grande condutor das mudanças estruturais que o País exige.

Tenho refletido muito sobre isso, desde a fala do Ivan Pinheiro e tenho percebido que, neste momento, ou a militância acorda e vai à luta buscar resgatar o PT, ou vamos acabar como um PPS da vida. Nada partidário, mas histórico. A desculpa para justificar as alianças era que "não estava no momento certo" e 'em nome da Frente Ampliada pela restauração da democracia, cerceavam os dirigentes do PCB a luta , os militantes. Como ontem foi esfarrapada, hoje também o é. Afinal estamos ou não,' em nome da governabilidade' atonitamente calados enquanto acontece a consolidação do que antes eram nossas bandeiras de lutas contrarias?

JUNTOS SOMOS FORTES, Ousemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário