sexta-feira, 2 de março de 2012

Eleição na Serra despolariza e aponta para uma disputa acirrada à prefeitura


Foto capa: Arquivo SD
Renata Oliveira

Depois do anúncio do secretário de Esportes do governo, Vandinho Leite (PR), de que vai entrar na disputa eleitoral deste ano na Serra, ficou evidente que o processo será bem diferente daquele de 2008, quando o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) disputou praticamente sozinho o cargo.

Este ano, além de seu principal adversário, o deputado federal Audifax Barcelos (PSB) – que vinha sendo cotado como o grande rival em uma disputa polarizada com o prefeito –, Vidigal terá um cenário em que as lideranças estão dispostas a dividir os votos no município.

Vandinho pode ser o nome da chamada terceira via, que vem sendo discutida entre PR, PT e PSD. Mas os outros nomes do grupo também tentam se viabilizar e, caso a terceira via não vingue e as candidaturas de Vandinho, Roberto Carlos (PT) e Sant’Clair Nascimento (PSD) sejam mantidas, isso ajudará a dividir os votos em um dos maiores colégios eleitorais do Estado.

Vidigal e Audifax têm influência no município todo, mas os demais candidatos têm nichos que poder ser determinantes para o equilíbrio da votação. A própria geografia da Serra colabora para a criação desses nichos, já que os bairros ficam isolados, facilitando a atuação das lideranças.


O secretário de Esportes não tem o mesmo capital que os outros dois, mas seu desempenho deve ser muito bom na disputa, ajudando a dividir os votos. Roberto Carlos não é uma liderança de influência em todo o município, mas atua na região de Laranjeiras. Já Saint’Clair tem uma atuação forte nos movimentos sociais.

Além dos nomes cotados na terceira via e os favoritos, outros de menor densidade também vão influir na disputa. O deputado estadual Wanildo Sarnaglia (PTdoB), com abrangência política em toda a região de José de Anchieta, também vem construindo sua candidatura a prefeito.


Outra liderança que cria expectativa no mercado político é o Professor Renato (Psol), que disputou a eleição ao Senado em 2010 e teve um retrospecto muito bom, podendo se consolidar na política capixaba, dependendo de seu desempenho na eleição da Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário