terça-feira, 24 de julho de 2012

Pelo Direito a Verdade , a Memória e a JUSTIÇA para assim Construirmos o Futuro sem a violência alarmante do Presente!

Estivemos ontem , dia 23 de julho de 2012, na Sede da Oab JF para ver entregue a primeira leva de documentação e resgate de memórias vivas, feita pela comissao do Projeto Pelo Direito a Memória e a Verdade:


...Os documentos entregues pelo Comitê mostram um trabalho sério, que é árduo inclusive, as dificuldades são muitas, por isso mesmo, não importa o quanto dure, mas é fundamental que tenhamos pública a verdade sobre as barbáries cometidas pela ditadura militar após o golpe de 1964. ... ...Segundo os cálculos de Gilney não são dezenas de milhares de prejudicados por esse tipo de ação, mas centenas de milhares. Não eram perseguidos políticos no sentido da palavra, como o conhecemos e o apreendemos, mas vítimas de um regime cruel, perverso e controlado de fora para dentro. Essa luta não tem partido. É de todos os brasileiros. Foi comovente ver a figura de Clodesmith Riani, o fundador da primeira central sindical de trabalhadores no Brasil, o Comando Geral dos Trabalhadores. O trabalho realizado sob a coordenação do Luís Carlos Carvalho e com participação de representantes de grupos de direitos humanos, de partidos, de movimentos sociais, alcança resultados significativos para o restabelecimento, ou melhor dizendo, para que se estabeleça a verdade, a história de um período sinistro. E um detalhe, o despejo das pessoas no Norte e Nodeste era feito pelas polícias militares, vale dizer, com chancela oficial da ditadura. Os líderes camponeses eram assassinados, os advogados trabalhistas eram assassinados e foi lembrada a morte brutal do juizforano Gabriel Pimenta, assassinado a mando de um latifundiário irmão de alguém que conhecemos bem pelo mal que fez a Minas, Newton Cardoso. Está solto até hoje. Essa foi outra questão discutida. A eficácia da justiça, quase nula.


UM ENCONTRA adiado a TORTURA e os modus que não acabaram:




Enfim, o encontro: Fui a terra dele MS e desencontramos, foi a minha terra e desencontramos ( o lançamento do Programa no ES fez uma bancada de deputados petistas minarem a tentativa). 

Eis que a história não tem donos e a luta não tem MUROS:
território nosso Ele ' cidadao Linharense' - Presidio onde passou anos preso poli´tico, presídio em que hoje, luto com o CEPenal JF para desvendar 'suicidado' atual ( a ditadura não acabou, é fato).. aqui comemoramos o Prazer de nos encontrar na luta. 
Gilney Viana, a vida endureceu?PERO NO PERDEU LA TERNURA.




A DITADURA NAO ACABOU




 Os fatos expostos abaixo são exemplos que visam , por  hora apenas mostrar que o MODUS OPERANDI cometido nos poroes da ditadura são modus operandi que servem as milicias em diligencias em favelas e dentro dos presidios. Sendo assim, faz a produção e reprodução de modus operandi via população excluida e daí criminalizados, tornam-se reprodutores do modus em assaltos cometidos em indice assustador da VIOLENCIA NO BRASIL.
Foto: Presente e com a palavra o companheiro da luta contra as milicias da Baixada Fluminense. Sim a ditadura não acabou via modus operandi do sistema... depois em testemunho citando exemplo de Sonoia Angel e as praticas de torturas imputadas pelas milicias em ' diligencias seja em Pinheirinhos , na Baixada, ... elas geram torturas na sociedade com a reprodução de crimes:

Presente e com a palavra o companheiro da luta contra as milicias da Baixada Fluminense. Sim a ditadura não acabou via modus operandi do sistema... depois em testemunho citando exemplo de Sonia Angel e as praticas de torturas imputadas pelas milicias em ' diligencias seja em Pinheirinhos , na Baixada, ... elas geram torturas na sociedade com a reprodução de crimes:
 Tortura é Crime de Lesa Humanidade. Punição aos Torturadores de Ontem e de Hoje, para que essa herança maldita, não atrapalhe os sonhos de UM NOVO AMANHA é POSSIVEL"- Nanda Tardin
Nestes dois exemplos constatamos a reprodução da tortura ontem , em crimes civis hoje.

Exemplo 1
Exemplo de Tortura e assassinato na Ditadura

Sônia Maria de Moraes Angel Jones – presa juntamente com seu companheiro Antônio Carlos Bicalho Lana, foi cruelmente torturada. Teve os seios arrancados na tortura e morreu após ter introduzido em sua vagina um cassetete que lhe perfurou os órgãos internos, causando hemorragia. O mais cruel de tudo, é que entregaram à família o cassetete que causou a morte de Sônia. A questão é que a tortura, disseminada pela ditadura na década de 60, espalhou-se pelo país e tornou-se prática comum e, até os dias de hoje, é utilizada pela polícia em interrogatórios

Veja um exemplo idêntico em data diferente: Crime Civil, pós ditadura

Maria das Graças Tardin Waichert : Assassinada por Edimilson Candido do Rosário, transformado em BANDIDO após uma "batida" policial ( como as feitas em favelas e vitimando inocentes), onde foi preso e torturado para confessar um crime que não tinha cometido. Até sua prisão inicial era um trabalhador, NEGRO E POBRE.Tornou-se após torturado, um dos tantos que o sistema marginalizou. Azar o das "GRAÇAS" e das famílias de tantas Graças.
"Graça irradiava vida, mas
foi vítima de um dos atos mais brutais da história criminal da
cidade em que vivia: Vitória-ES. Barbaramente assassinada, teve parte
dos seios arrancados a dentadas, foi estuprada, esfaqueada,estrangulada; enfim, barbarizada
. (Repararam como o MODO de TORTURA É IDÊNTICO?)Um crime que chocou a comunidade local e é até hoje relembrado com um dos mais perversos pela forma
vil como foi praticado."(Comentários de um papilocopista - dirigente do SINDIPOL-Sindicato de Polícia Civil-ES) Tadeu Nicoletti..

 2 Exemplo:


 Suicidio no Linhares- Juiz de Fora - MG ( Presidio onde Gilney Amorin Viana estava preso na ditadura e que hoje ainda tem 'suicidios' sem laudos aparente) - vide relatório visita de Membros do Conselho de Execução pena JF
Fernanda Tardin <nandatardin@yahoo.com.br>
Enviadas: Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2012 11:01
Assunto: Relatório

CONSELHO DA COMUNIDADE DA VARA DE EXECUÇÃO PENAL DE JUIZ DE FORA – ZONA DA MATA

RELATÓRIO DE VISITAS – 24-02-2012

GRUPO

Composto por...Saindo dali fomos à “fazendinha”, pertencente ao CERESP, onde uma quantidade de detentos desse sistema (CERESP) trabalha diariamente. A “fazendinha”, segundo um agente, produz 15 (quinze) litros de leite dia, tem 19 (dezenove) cabeças de gado, fora bezerros, sendo que a maior deles deve ir a leilão por esses dias. Não tem um veterinário para atendimento e às vezes contam com veterinários da Prefeitura. Que lá vão prestar atendimento esporádico.

Não vimos horta, vimos algumas cabras e um lago sendo construído artificialmente, para servir a criação de patos. Não conseguimos quantificar o número de patos e nem fomos informados do retorno financeiro dessas atividades, bem como no que se refere às galinhas. Fomos informados que os vidros de leite não estão sendo comercializados por falta de pessoas interessadas em comprá-los.

A minha impressão do local foi de mau aproveitamento do espaço, sugerindo a falta de um plano específico para que o mesmo possa se prestar a atividades várias e no setor, no sentido da ressocialização e ocupação dos presos, tanto quanto geração de renda. Registramos a presença de três tratores novos, doados pela Prefeitura e sem uso.

As condições observadas no curral não atendem a padrões mínimos de higiene para a produção de leite.

Da “fazendinha” fomos à Penitenciária no Linhares, no setor de regime semi-aberto e lá chegando a presidente da Comissão, Dra. Cleusa, pediu à diretora do estabelecimento, Beth, informações referentes aos dois óbitos por suicídio. Os referidos ocorreram no início de fevereiro naquele presídio. A diretora informou que mandaria a documentação e laudos para o Conselho.

Saímos então em direção ao Hospital de Toxicômanos para uma visita,....
Exemplo 3
via Celeste Marcondes, queridissima amiga, hermana e combativa resistente ( esteve no Chile n na data do golpe), me marcava nesta foto chamando a atenção para mais um exemplo que corrobora com estes acima:http://www.facebook.com/celeste.marcondes.5/posts/342816349131311?notif_t=mention..


Em Curso vide MOSTRAS abaixo, a OPERAÇÃO CONDOR parte 4


A Companheira( acima), que representa a luta sobre trazer a tona os horrores d a Casa da Morte em Petropolis. Foi a pouco tempo invadida e com docs destruidos: é a perseguição que tá acelerada a resistentes, militantes da verdade e filhos de desaparecidos.
a fase que atravessamos Hoje: Perseguições aos filhos de desaparecidos e invasões e roubos de documentos em instituições como a Tortura Nunca Mais Rio de Janeiro e Casa da Morte - Petropolis.

Ditadura: arquivos sobre a "Casa da Morte" somem em Petrópolis - Portal Vermelho
www.vermelho.org.br
Boletins de ocorrência envolvendo mortes violentas entre 1973 e 1978, nos quais ...Ver mais
há 5 minutos · Curtir · 

Fernanda Tardin http://www.torturanuncamais-rj.org.br/noticias.asp?Codnoticia=319&ecg.

Grupo Tortura Nunca Mais
www.torturanuncamais-rj.org.br
O GTNM/RJ que há 27 anos vem lutando pela memória, verdade e justiça do período ...Ver mais
há 4 minutos · Curtir · 

 E a perseguição a filhos de desaparecidos no exemplo da Neusah Cerveira: Grave!

Nova denúncia da companheira Neusah Cerveira.

Companheiros, esclarecendo minha ausência e denunciando: fiquei impedida de acesso a qualquer site de internet ontem, a internet como um todo!. Pensei que era um problema técnico nas comunicações. Não pude me comunicar desde ontem! Meu celular também ficou inacessível. Ademais, quando eu e minha filha chegamos hj de meu trabalho, percebemos que entraram em nossa casa...saindo inclusive as pressas (chegamos antes do horário norma, pois não me senti bem hj e tive de sair mais cedo, coisa RARA, na minha vida profissional) não olhamos ainda se algo foi roubado. Percebemos apenas que a correspondência TODA da caixa de correio foi levada e que entraram na casa, acessaram o computador, deixando inclusive alguns documentos abertos(referentes as minhas idas a Brasília, sobre a Comissão da verdade, quando me chamaram) Notei também outros documentos abertos...e deixados abertos...o pc ligado indicando que saíram as pressas! Jogamos a água mineral fora, e também a comida que estava aberta na geladeira! Não entendo a razão desse invasão. Vou fazer um BO, porém, não houve arrombamento...os cadeados estavam abertos e a cerca elétrica tinha sido desligada na central (no meu escritório) vamos agora verificar o que mais foi levado. Parece que o interesse eram só documentos e acesso ao PC. Quebraram a senha do PC que era bem difícil. Estamos verificando os documentos que foram levados, quanto a bens, como microondas e etc, nada foi levado!Fiquei muito preocupada! não sei a intenção e o pq disso tudo...tá ficando cada dia mais estranho! Alguém mais de vcs está com esse problema? quem fez isso conhecia meus horários, hábitos e etc. E não entendo como não houve arrombamento! Ninguém mais tem minhas chaves (são muitos cadeados e a casa é gradeada! Isso já está me prejudicando MUITO no trabalho, estamos em época de provas e fechamento do bimestre nas escolas! Vou ter de dormir com a menina numa pousada. Gastar dinheiro! isso é revoltante. Abçs Neusah Cerveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário