terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O Velho pelo novo! Nada mudou!







Por Júnior Figueiredo – publicado no grupo Consciência Política – Facebook

O Velho pelo novo! Nada mudou!

Depois de quase um ano fora de São Luís retornei ansioso pelas novidades. Nos últimos dias passeei pela nossa capital com olhinhos caçadores, tal como de criança que descobre o mundo e o que descobri foi que nada mudou, quer dizer, quase nada, ficou um pouco pior.

O papelzinho de biscoito que vi no caminho do aeroporto na minha partida foi o mesmo que vi na chegada, nem mesmo o vento fez questão de o recolher quanto mais a gestão pública municipal. Em pensar que apostei no novo sem saber que comprava o velho. 

Ligo a TV e vejo uma propaganda da prefeitura que se não me engano a mesma que radiofonicamente repetia aos ouvidos brasileiros na década de 40 por Getúlio. Simplesmente, o cara ta alegando limpeza pública (que o diga o papelzinho de biscoito) e iluminação. Algo como: “A prefeitura comprou não sei quantas lâmpadas”.

Cara, sinceramente, se eu fosse prefeito de uma cidade do porte de São Luís teria vergonha de ir a TV e anunciar “obras” como essa. Limpeza e iluminação em uma cidade é como janela e porta na minha casa, ou seja, tem que ter, é obrigatório, indispensável. É como se fosse vender um imóvel e fizesse a propaganda: “Olha aqui inclusive tem portas e janelas.” Fala sério, prefeito...

Quanto ao velho discurso: “O município está quebrado, tive que pagar as contas, peguei uma cidade falida” que o senhor diga isso aos financiadores da sua campanha e não há um povo que clama por mudança e depositou no senhor, um sentimento genuíno de renovação. 

É triste ver a ilha mais uma vez esburacada, maltratada, cinzenta, sofrida. Queria estar errado, mas aposto “all in” que o novo imitará o velho, passará 3 anos castigando a cidade para que no último ano, “milagrosamente” arrume recursos e passe o pincel. Tudo isso apostando na falta de memória popular que esquecendo os três anos de atraso se iluda por um de maquiagem de reeleição.

Vamos ver no que nisso dá, talvez nem veja, pois fui, voltei e não vi nada. Se viajar de novo agora passarei 10 anos, talvez nesse tempo o vento tenha ajudado nosso prefeito e o papelzinho de biscoito já estejas lá pelas bandas do Piauí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário