terça-feira, 7 de julho de 2015

Debate sobre Parlamentarismo no grupo Consciência Política - Facebook



Depois dos bons resultados obtidos com a proposta de debate sobre Regime, Sistema e Forma de Governo ou Estado, venho mais uma vez convidar os amigos participantes do grupo para um debate sobre um tema especifico, o PARLAMENTARISMO, quais são suas virtudes e falhas e como ficaria o Brasil caso esse sistema VOLTASSE a ser adotado por aqui.

No debate anterior, onde houve uma ótima participação e os debatedores serpentearam com propriedade, sabendo explorar cada possibilidade que o tema permitia, pode-se perceber que, quando feito um balanço final, houve certa polarização sobre os sistemas de governo, mais especificamente entre o presidencialismo e o parlamentarismo. Diante do resultado considerei oportuno trazer a baila uma nova proposta, porém, desta vez mais restrita, ao invés de um leque variado de possibilidades, proponho tratarmos especificamente do SISTEMA de governo, deixando para os próximos debates o REGIME e a FORMA.

Como deve ser de conhecimento da maioria o Brasil já passou por uma experiência PARLAMENTARISTA, porém, como sabemos e aí depende da interpretação de cada um, ele não foi bem aceito, nem pelos políticos da direita, muito menos pelos militares, fator que levou a um plebiscito e a consequente volta ao PRESIDENCIALISMO.

Sugiro a leitura da postagem do link abaixo, não para formar uma ideia sobre qual sistema seria o melhor, pois certamente essa opinião cada um já deve tê-la formada, mas sim, para uma reflexão sobre o que teria motivado o fim do parlamentarismo no Brasil. Observem as datas e as justificativas para o seu fim e tirem suas conclusões.

A influência dos militares no fim do Parlamentarismo no Brasil - 
http://dagmarvulpi.blogspot.com/2015/03/os-militares-e-o-plebiscito-de-1963.html

Dagmar Vulpi Depois dos bons resultados obtidos com a proposta de debate sobre Regime, Sistema e Forma de Governo ou Estado, venho mais uma vez convidar os amigos participantes do grupo para um debate sobre um tema ESPECÍFICO, o PARLAMENTARISMO, quais são suas virtudes e falhas e como ficaria o Brasil caso esse sistema VOLTASSE a ser adotado por aqui.

Essa é uma ótima oportunidade para que cada participante deste grupo colabore para que ele atinja seus objetivos, ou seja, que cada um contribua através de suas opiniões, para uma conscientização coletiva. 

Lembro aos participantes deste debate que suas ideias deverão focar exclusivamente no tema aqui proposto, ou seja, ela não tem por objetivo fazer críticas à forma como A ou B governam ou governaram o Brasil, tampouco está em questão, ideologias partidárias, mas sim, tentarmos encontrar um ponto de equilíbrio no tocante a qual "seria" o melhor SISTEMA de governo para o Brasil. 

Sintam-se todos incitados a participar do debate.

Martins Miragaia Teve outra vez que o Parlamentarismo também perdeu em plebiscito, em 93, mas também foi uma confusão entre parlamentarismo monárquico e presidencialista. Infelizmente perdeu também. Na minha opinião o parlamentarismo presidencialista seria melhor para nosso país.

Dagmar Vulpi O período parlamentarista foi marcado por grandes instabilidades políticas, situação que perdurou mesmo após a volta do presidencialismo. Esta permanência revela que a instabilidade do sistema político possuía raízes profundas, remetendo a questões que estão além das alternativas entre presidencialismo e parlamentarismo. Trabalhamos com a ideia de que o sistema político de então se encontrava em “crise orgânica”, situação que é caracterizada quando os partidos políticos tradicionais não são mais reconhecidos como representantes dos interesses das classes sociais, a exemplo do que afirma René Armand Dreifuss em seu trabalho clássico sobre o golpe de Estado.

Leia na íntegra clicando no título abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário