terça-feira, 1 de março de 2011

Fidelidade partidaria e voto de legenda

Postagem sujeita a alteração e complementação a partir da sequencia do debate iniciado:

Fernanda Tardin
http://www.fpa.org.br/artigos-e-boletins/artigos/lider-do-pt-no-senado-conclama-sociedade-para-participar-da-reforma-polit

Lelo Coimbra
Nanda, quando o Congresso nao legisla o judiciário o faz e com uma competência que demole o legislativo. Tenho achado que o melhor seria o Congresso decidir, mesmo que inacabado, do que deixar o judiciário inverter o papel. Pessoalmente ach...o um puta equivoco essa decisão de quem deve assumir a vaga, se o suplente da coligação ou do partido. Embora defensor da fidelidade partidária, nao posso admitir ou compreender que se uma lista e gerada, via coligação, para assumirmos as vagas disponíveis, ele deixe de existir para as vagas que possam ser disponibilidades. E o avesso do avesso, e vira verdade porque vem do judiciário. Se viesse do legislativo seria vista como casuísmo!
Dagmar, Nanda vai a Vitoria e convido a ambos e aos que tiverem disponibilidade para um jantar que farei para o grupo!


Fernanda Tardin  
Seu convite é uma ordem, rsrsrs já aceitei, pra não ter desistencias, rsrsrs

Fernanda Tardin
Destaco isto: "Embora defensor da fidelidade partidária, nao posso admitir ou compreender que se uma lista e gerada, via coligação, para assumirmos as vagas disponíveis, ele deixe de existir para as vagas que possam ser disponibilidades." i...sto interessa ao partido, mas como fica o eleitor? Exemplo: O Eleitor de Iriny ( agora Ministra), de forma alguma votaria em Camilo Cola . Mas poderia votar em Guilherme Lacerda. Outro exemplo e de situação diferente é ( e eu não votaria nele, mas defenderei até a morte a democracia): Zé carlos Fonseca que teve 100 mil votos em 2002 ( falo exemplo de 2002 pois estava acompanhando in loco voto a voto, ok?) e não se elegeu. mas teve eleito com 5 mil votos.

Fernanda Tardin
Tem que ser uma reforma com Participação popular ou não tem? Abração

Dagmar Vulpi
Lelo, será um prazer participar deste jantar. Tenho certeza que o grupo sairá ainda mais fortalecido. Fraterno abraço.

Lelo Coimbra O evento eleitoral do Zé Carlinhos e diferente. Aí se aplica o conceito do Distritao ou " emenda Tiririca", quem tiver mais votos vai, independente de soma de coligacoes. Aí detona as organizações partidárias, já frágeis!

Lelo Coimbra
Nanda, uma coisa e o desapontamento, legitimo, qto ao voto dado com uma intenção-Iriny- transferido para outro-camiliano- via substituição, mesmo que temporária. Outra, e o direito gerado para ocupação das vagas, na nossa coligação- Audifa...x/Lelo/Foleto/Rose/Iriny , eleitos, a seqüência de suplentes-Camilo/Cap Assumcao/ G Lacerda... Ora os pressupostos legais que geraram o primeiro campo de direito, gerariam o segundo campo de direito. Exceto se ficar PROIBIDA a coligação. Proposta que defendo. Aí, cada um vai com sua própria capacidade. Esse sistema foi montado para aproveitamento das sobras elos votos que, ao nao darem para eleger um, somados elegem algum acrescendo ao desempenho individual.

Lelo Coimbra
A única forma de participação popular, neste momento, Nanda, e o Mov Contra a Corrupção- MCC, fazer uma proposição e pegar assinatura pelo Brasil afora e gerar um mov como o do Ficha Limpa. Alias, esse foi o combinado com as lidterancas daq...uele movimento.

Fernanda Tardin
Quais eram as lideranças do Ficha Limpa? E não concordo com Ficha Limpa, quantos fichas sujas estao eleitos, né? Acho que o RECALL é uma proposta importante e está pouco ( quase não vejo falarem disto) debatida. que acha?

Fernanda Tardin
E sério Lelo e demais compas, um movimento popular deverá desta vez ser feito de tal forma que após a onda do movimento, o POVO tenha consciencia que POLITICA É CIDADANIA e que deve participar, acompanhar, cobrar, dar a governabilidade se n...ecessario e justo. Isto não ocorreu pós nenhum movimento desde a Diretas Já, né? Veja: Tivemos Diretas Já , impeachement,... e um exemplo recente , acho , me atrevo a citar o Governador casagrande, que deve ter tido aí um levante visto que se elegeu com 80% dos votos, mas segundo li a pouco no Seculo Diario, tá com dificuldade "Falta de identidade no governo
Casagrande dificulta relação política Distanciamento dos deputados e interesses divergentes no palácio Anchieta revelam crise no governo Casagrande. "

Fernanda Tardin Vc. não concorda que isto, se for veridico, só poderá ser resolvido se o governo tiver como ajuntar a sociedade e os movimentos da sociedade? PRONTO FALEI, rsrsrs ( de novo) e vou torcer para isto. abração.

  • Dagmar Vulpi
    Deve ser brincadeira a proposta de voto proporcional, que reforma haverá mantendo-se os mesmos critérios? Reforma significa mudanças. Amigos o sistema já é de voto proporcional o voto não é contabilizado apenas para o candidato, mas também... para seu partido e/ou coligação. E é o número total dos votos válidos de cada partido que define a quantidade de vagas a que a legenda terá direito. Por isso que ocorrem os famosos fenômenos de puxadores de votos que com os seus votos se elegem e levam um monte de candidatos junto. O seu voto vale por um, dois, três e até dez, só que voce só escolhe um candidato os outros quem escolhe é o bendito do quociente eleitoral, um exemplo é de 2002 com o fenômeno de votos Enéas que sozinho obteve mais de 1,5 milhão de votos e graças a sua grande votação levou mais cinco para Brasília, ocorreu na época de candidato com 100.000 votos NÃO conseguir se eleger enquanto outro candidato com MENOS de 300 votos SER ELEITO. Paremos para uma análise, 300 votos não elege nem presidente de associação de moradores de pequenos bairros, imaginemos então eleger um deputado Federal com uma votação desta! Se procuramos reformas realmente precisamos lutar pelo voto majoritário para todos os níveis, onde cada voto vale um, e justa e democraticamente serão eleitos os que tiverem mais votos.Ver mais
    sábado às 14:11

  • Dagmar Vulpi
    Com a implantação do voto majoritário os partidos políticos não terão mais razão para lançarem candidatos com apelo popular, porém sem conteúdo legislativo, a exemplo do Exmo Sr. Deputado Federal Palhaço Tiririca, onde nitidamente foi convi...dado para compor a chapa de seu partido, não para valoriza-la politicamente, mas para única e exclusivamente aumentar o quociente eleitoral. Este é um claro exemplo de uma eleição proporcional, não discrimino os que votaram no Tiririca, pois esses também foram enganados, seus votos ajudaram a eleger outros candidatos, que podemos deduzir que: Como não conseguiram se eleger por seus próprios méritos não devem ser grande coisa (como políticos).Ver mais
    sábado às 14:39 ·

  • Fernanda Tardin Dag concordo com o que fala, mas repito destacando TIRIRICA não é estudado, mas até agora mostra ser confiavel. Assumiu e já fez criticas debochadas e necessarias ao sistema. Bj.
    sábado às 15:31

  • Dagmar Vulpi Nanda também concordo com você, não foi a minha intenção menosprezar o Tiririca, além de respeita-lo respeito todos os votos que ele recebeu, só tomei o fenômeno de votos dele para exemplificar uma situação, a do voto proporcional. Tomara que ele se mantenha nesta toada e sirva de exemplo para os doutores políticos. Bjao
    sábado às 16:00 · · 1 pessoaCarregando...
  • Marcos Rebello Hmmm nao vou poder ler isso agora, tenho que sair rapido. Mas vamos ver logo mais. A coisa está ficando mais interessante.

  • Fernanda Tardin Marcos, acho que quando sair esta 'convocatória' , que vai sair..... a lista fechada não vai ser defendida mais pel PT , mas por parte reduzida do PT. Fonte boa garante.
    domingo às 10:53

  • Dagmar Vulpi Nanda, para o bem da democracia, e por um sistema eleitoral justo, torço para que a sua fonte de informação esteja certa. Bjao!.
  • Fernanda Tardin mas vamos seguir a luta, até a vitória, não vamos ceder espaço pro cansaço. Juntos Somos Fortes. Viu que Kassab tá em vias de virar compa' de Erundina? E$ Temer defende o fim da Esta tal Fidelidade Partidaria .... aiaiaiaia posso com isto?
    domingo às 18:08 ·

  • Lelo Coimbra
    Mas, Dagmar, veja bem o paradoxo do sistema proporcional e de coligacoes. Tiririca elegeu Protogenes, que demonstra boa localização no Parlamento, embora com a natural timidez de quem chega. Em síntese, todo sistema tem valores e problemas.... Nosso papel e tentar fazer um mix de opções, para minimizar estes últimos.

    Enviado via iPad
    Ver mais
    há 9 horas via
  • Fernanda Tardin Lelo, as TVS Camaras e Assembleias , poderiam SE destinassem parte de seu horario (grade) ao POVO , reverter este quadro. Concorda?
    há 5 horas ·

  • Dagmar Vulpi
    Lelo, concordo que o voto proporcional no caso do Tiririca não foi tão injusto democraticamente. Elegeram-se: Otoniel Lima, do PRB, com um total de 95.971 votos, o Delegado Protógenes, do PCdoB, com um total de 94.906 votos e Vanderlei Sir...aque, do PT, com um total de 93.314 votos. O problema do processo da proporcionalidade é que nem sempre elegem-se candidatos com estes perfis e com essa quantidade de votos. Em 2002, o falecido Dr. Enéas teve um milhão e meio de votos e sua votação recorde elegeu mais quatro deputados do PRONA, cada um com menos de mil votos nominais. A sociedade não terá nenhuma garantia que em se mantendo o atual processo este fenômeno possa não se repetir.Ver mais
    há 4 horas ·

  • Dagmar Vulpi O financiamento público representará um golpe fatal nas campanhas eleitorais milionárias, que enriquece muito político pelo Brasil afora. Quem consultar no TSE as doações vai observar que os que os políticos que mais arrecadam são justamente os que estão contra o financiamento público.

  • Fernanda Tardin Tiririca e Eneas são votos de protesto. Não devemos nos preocupar com Tiririca, mas sim no que os votos dele mostram: a degradação politica; De qq forma, sou a favor do Distrital Misto. Mas sem essa de legenda.
    há 4 horas ·

  • Fernanda Tardin Agora outra coisa que deve ser vista Lelo e compas, é o chamado 'partidos nanicos" e a representatividade. Não concordo em ver no mesmo barco partidos como os Ps da vida criado para abrigar politicos que saiem de partidos e/ou renunciam para nao ficarem inelegiveis/cassados. COMO Fica partidos históricos desmanchado pela ditadura como o PCB ?
    há 4 horas ·

  • Dagmar Vulpi
    Nanda, o problema é exatamente este. Por falta de "Consciência Política" o povo protesta votando em um, mas os seus votos acabam elegendo outros candidatos. Até para protestar o povo deveria ter "Consciência Política". Se não concordam com... os candidatos que estão concorrendo ao pleito, vote em branco. Apesar de particularmente ser contrário a se votar em branco, esta é uma forma de se votar protestando onde, o eleitor não corre o risco de votar em Chico e eleger Francisco. Sei que na apuração dos votos os votos brancos e nulos serão desconsiderados para o calculo da média do quociente eleitoral.Ver mais
    há 4 hora.
  • Dagmar Vulpi
    Voltando a falar em financiamento publico de campanhas. Para onde vão as sobras de campanha do sistema atual? Como é controlada toda esta verba de empresas privadas que são "INVESTIDAS" em campanhas políticas? Isto precisa ser mudado imedia...tamente, o mais correto é o financiamento com verbas públicas destinadas para este fim, e ainda deveria haver uma tabela, onde todos teriam a mesma verba para as suas campanhas, e depois das eleições os eleitos teriam descontados de seus salários todo o dinheiro publico investido em suas campanhas, esse dinheiro seria usado nas próximas eleições. rsrs (sonho).Ver mais
    há 4 horas ·

  • Lelo Coimbra A regra Nanda, vale para todos. Partidos ideológicos ou nao necessitam de clausulas de desempenho para sobreviverem!

    Enviado via iPad
    há 2 horas via

Nenhum comentário:

Postar um comentário