quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

NOVOS MEMBROS DO GRUPO - REFORMA POLÍTICA - CONVITE PARA O DEBATE



Desfrutamos do mesmo território e vivemos a mesma história, costumes e leis, temos inclinação a nos desenvolvermos e nos transformarmos, todo o tempo. Contudo, se nada fizermos o futuro mais democrático só chegará após muitas décadas. Cabe a nós apressar e exigir, de modo ativo reformas. Para alcançarmos um país realmente moderno, justo e politicamente avançado e civilizado.
Entendemos que a REFORMA POLÍTICA é o primeiro passo (e um movimento social) imprescindível para se iniciar um processo de melhora real e verdadeira na qualidade da política brasileira.


Dito isto, já solicitado anteriormente por outros participantes do Grupo, iniciamos o debate. Convidamos e ampliamos o grupo. Alguns chegaram e postamos, outros chegarão e hoje, damos boas vindas:

Cut NacionalLuiza ErundinaMarcos RolimJosé Carlos Pigatti 


Fernanda Tardin

Pigatti: Não sei se conseguirei um dia falar em lutas sindicais sem cita-lo. Além disto Mesmo quando parece 'invisível' está alerta, pronto a dar a mão. Grande prazer te-lo aqui, ganharemos todos. E que venham outros. 
Marcos Rolim: Ontem, fui add a ele assim: Marcos está na hora da reforma politica, precisamos nos ajuntar. Aceita? E a resposta dele foi esta: aceitou imediatamente. Palavras pra que,  se Juntos Somos Fortes? Deve ser mal de Marcos, mas chegaram em boa hora.e juntos: Rebelo, Rolim e Maia, os Marcos da Reforma Politica. A luta compas. 
Luiza Erundina:  Manifesto minha admiração e tieto a ESTRELA de fato mas o motivo maior deste 'convite' a Erundina, se dá pelo fato de iniciarmos aqui, diante da representatividade politica estadual e nacional e de movimentos sociais, sindicais, a REFORMA POLÍTICA com participação popular. Vc. não pode ficar de fora. Adentre, e saiba que fico feliz em ver as voltas que o ES deu Chegamos ao ponto de partida Brilha ESTRELA, estamos com vc. Levanto-me e de pé aplaudo-a.  
CUT Nacional: estamos debatendo a reforma politica, JSF.

Agora, apresentados os novos integrantes, vamos ao assunto de IMEDIATA NECESSIDADE 

(Clique no Título e Leia a integra do Chamamento) 

Não podemos desviar nem comprometer a base fundamental que é dar ao povo a cidadania, maior autoridade, autonomia, educação política, participação administrativa e em última analise o controle do processo democrático, para que com isso possam traçar o destino das suas vidas, assim como o das suas comunidades, ditando o processo político interno e externo. 

Os 10 temas essenciais da Reforma política são:    
- COMPROMISSO 
- TRANSPARÊNCIA
- REPRESENTATIVIDADE
- INCLUSÃO SOCIAL
- PLANOS DE GOVERNO
- DIÁLOGOS E DEBATES
- RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA
- PRESTAÇÃO DE CONTAS
- PERDA DE MANDATO
- ENGAJAMENTO DA MÍDIA   

Todos estes temas devem ser traduzidos em propostas que garantam a transformação do sistema político nacional em um SISTEMA COMPROVADAMENTE REPRESENTATIVO da sociedade. Estes devem ser:

- VOTO EM LISTA ABERTA - Quem escolhe o Candidato a ser eleito é o Eleitor não o partido;
- VOTO MAJORITÁRIO - Serão eleitos sempre os candidatos que alcançarem maior número de votos;
- VOTO DISTRITAL MISTO - O eleitor votará nos candidatos de suas regiões;
- FINANCIAMENTO DE CAMPANHA 100 % PÚBLICO -Todos candidtos terão o mesmo valor para investirem em suas campanhas, esses valores terão a mesma origem.
- FIDELIDADE PARTIDÁRIA  -  Melhorar a atual Lei de Fidelidade Partidária .
- REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA EM TEMPO DE CAMPANHA ELEITORAL
- PRESTAÇÃO DE CONTAS PERIÓDICAS DO INCUMBENTE AO DISTRITO ELEITORAL
- RECALL  

Não há tempo nem espaço para claudicâncias ou equívocos. Como também não há alternativas. 
Todos os caminhos, todos os esforços e todos os anseios da nação levam para uma Reforma política. Porque absolutamente tudo depende exclusivamente dela.

3 comentários:

  1. Dagmar. Fernanda, estamos aí, já linkei o blog aqui http://goytacity.blogspot.com vez por outras vou a guarapari onde minha irmã mora. sou do norte fluminense bem pertinho do Espírito Santo, pelo litoral então é um pulo. estamos juntos. abraços
    artur gomes

    ResponderExcluir
  2. Estou lembrado desse trecho. Vejo que todo aquele nosso esforço de anos atras está dando resultado. Essa síntese acima foi o resultado dos debates, do que foi concluído e proposto. A lista dos 10 pontos principais da Reforma Politica foi o que concluí. Veremos como a frente parlamentar irá conduzir o debate - porque deverá haver um debate amplo e aberto.

    Agora, não é porque foram convidados os setores sociais que esse debate vá ser passado por cima com um rolo compressor. E eu não concordo já de saída com a EXIGENCIA da presidencia da comissão de que as propostas devam ser concluidas e submetidas em 45 dias. Não sabemos ainda quais serão as dificuldades durante o debate nem as forças que estarão atuando para que essa ou aquela proposta - tipo as Listas Fechadas - sejam um sine-qua-non para que haja a votação, o que está parecendo ser de fato. Não adianta querer empurrar a Reforma a goela abaixo para fazer valer propostas já sólidas porque nãi será aceito.

    Devemos lembrar aos participantes que essa Reforma não se trata de um projetinho de lei que passa por votação toda semana, nada disso. Estamos tratando da maneira como TODA a sociedade irá formar forças politicas a partir de agora, uma alteração substancial na maneira como as campanhas deverão ser feitas, a maneira como a mídia deverá se comportar, e como o VOTO do cidadão será formulado. Portanto devagar com essa carruagem!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de reler aquele texto imenso. Nem acredito que escrevi aquilo, tudo meio embolado e um tanto redundante. Lendo hoje parece surreal, mas a conclusão é aquilo mesmo e serve para hoje. Quantos erros que deveriam ter sido consertados e quanta repetição. Na verdade eu devo ter escrito aquilo tarde da noite e enviei para o grupo sem reler - eram tempos urgentes. A realidade era um pouco diferente naquela época, mas hoje não é menos urgente e diferente na abordagem. Os desafios são os mesmos. Mesmo assim hoje eu tenho uma visão mais clara e diferente.

    Bem, voce conseguiu recortar a parte importante no final e postou acima. Muito bom. Veremos agora como aquele grupo no Senado irá conduzir os debates e quais as propostas que serão colocadas na mesa. Eu queria poder acompanhar esse processo. Quem sabe a Proreforma tenha um representante lá. Veja se vc entra em contato com eles. É uma ordem, Fernanda! Rs.

    Se essa reforma não vingar, vale a criação de um partido diferente.

    ResponderExcluir