terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

VARIANTES À PALAVRA DEMOCRACIA

Fevereiro  2011 
O risco de aceitarmos variantes à palavra DEMOCRACIA, é o de aceitar daqui a pouco, estarmos lutando por uma democraciazinha... ou uma mezzo democracia... ou ainda uma pré- democraciazinha partidária, ou pior uma des-Democracia de interesses e acordos. 
A palavra DEMOCRACIA, assim como os atos que nela cabem, não aceita variações. Somente teve, tem e terá VALIDADE se vierem acompanhadas com o compromisso de SEMPRE ser : AMPLA, TOTAL E IRRESTRITA. Essa , até agora, o POVO BRASILEIRO não experimentou.

Claudia Colares Em nossas vidas, certas coisas aparecem tão límpidas que até onde o mal enxerga em negro, nós conseguimos ver em luz!
Lelo Coimbra O mundo não experimentou, Claudia, em sua história. O que fazemos com o que temos?
Claudia Colares Concordo Lelo, assim como acho que a PLENA, só teríamos hoje como tema em filme de ficção humana. Porém, como andamos pelo mundo, conseguimos ver modelos que caminharam bem e continuam avançando. A Escandinávia nos mostra belos exemplos... da social democracia que seguem evoluindo em passos fortes. Onde pude perceber que tudo foi sedimentado na base do conhecimento. Essa aversão à boa educação que nossos representantes manifestam sem pudor, é que me assusta, pois nos tira a chance de sequer PERSEGUIR o sonho de um dia conhecer "essa tal democracia". Ajude nos amigo!
Lelo Coimbra Claudia, estou envolvido com o tema da fome no mundo. Fui relator da Proposta da Emenda Parlamentar- PEC- que inclui o Brasil entre as nações que assumem constitucionalmente esse tema como politica de governo. O noticiário de hj aponta a ...inflação decorrente das dificuldades da produção de alimentos no mudo. Qdo isso aconteceu em 2006/2007, tivemos a maior crise de desnutricao no mundo, com maior impacto no continente asiático. Foi muito grave. Creio ser revolucionário, no mundo de hoje, a luta contra a fome, pelas liberdades, pela cultura em suas mais diversas variáveis,pela ética e solidariedade humanas, etc... Morreremos Claudia, infelizmente, e nao veremos essa "democracia integral". Mas, vale a pena lutar. Leia a história da republica "moderna" no livro "O Pilar de Ferro, a história de Marco Túlio Cícero" , autor Taylor Caldwel, eventos ocorridos há 2064 anos. Uma boa aula retrospectiva e prospectiva!
Claudia Colares Lelo, mais uma vez bato na tecla da Educação tentando não cair no maneirismo comum aos nossos candidatos quando em campanha. Sim, temos a temeridade da fome. Creio eu , como mais uma das antigas estratégias de manobra do longo Império ameri...cano , pois embuste o terror da fome , para se fazerem necessários como super homens que não são. Temos um exemplo recente desse modelo de estratégia no presidente egípcio Hosni Mubarak, quando afirmou nesta quinta-feira que gostaria de deixar o poder imediatamente, mas não o fará porque acredita que isso mergulharia o país no caos. Prezado Lelo e Povo brasileiro, nesses tempos de Wikleaks, o Império Norte Americano está vendo e sentindo a intolerância do mundo com relações as suas pseudo-guerras em busca de pseudo-armas químicas e que todos nós sabemos que é puro pano de fundo para que continue reinando em sua ganância de manter um padrão de ostentação e de desperdício de nossas fontes naturais de energia. Sin embargo, o próprio Império anunciou essa semana, a redução de 20% no plantio da soja (comida) em detrimento ao plantio de milho e outra fonte de bio combustível . Não é de se estranhar? Compa, quanto ao livro da célebre autora, buscarei na Biblioteca Fernando Castro Moraes - Será que lá terei acesso? é uma dúvida, mas amanhã buscarei . obrigada pela dica! mas o que vc coloca sobre a social democracia atual na escandinávia? não nos serve de modelo? Quanto a morremos antes de conhecermos a DEMOCRACIA, não lamento, pois se fosse assim, de que nos teriam servido a vinda de Cristo, Buda, Cícero, Plínio, Brizola, Platão, Aristóteles, Madre Tereza de Calcutá, Ghandi, Paulo Freire, Lula, Llevi Strauss , Nietzsche, Chico Mendes, Darcy Ribeiro, Machado de Assis e tantos outros que poderíamos adormecer citando - os ?
Claudia Colares Quanto ao Brasil está entre as nações que assumem constitucionalmente o tema da fome como politica de governo, acho que estamos onde devemos estar mesmo, pois de fome e crise, já temos um positivo legado de informação e experiências. Podemo...s ajudar muito no debate mundial , democratizando esse conhecimento adquirido, neste pouco tempo de liberdade que experimentamos. Democracia me cheira bem, assim como o cheiro do suor do Povo que terá que cumprir o que, neste núcleo representativo for decidido. Desejo a todos os líderes sabedoria em suas mentes e amor em seus corações de homens . Somos nós revolucionários e também, todos aqueles que são e sentem-se livres.
Fernanda Tardin qq avanço chega num entrave quando despertamos a vontade de ver consolidada a verdadeira democracia. Engraçado POVO é palavra simples, muitos consideram detalhes, mas parece que todos receiam diante dele, perceberam? bjao Claudia, assino a integra de sua resposta.
Lelo Coimbra Claudia, o tema da fome nao pode ser minimizado. Pelas informacoes que esse tema nos da no mundo, pelo controle das matrizes de sementes que multinacionais detém, pelo uso da terra para produção de alimentos -o Brasil e extenso, temos muito... a ocupar- pela distribuição e, tambem, pela orientação alimentar. A demografia mundial e a brasileira em especial apresentam diminuicao das expectativas de nascimentos, embora pequena, mas positivo. A pressão alimentar e crescente. Lógico que a Educacao e tema permanente, especialmente qdo se divulga o dado que mostra a ainda nao universalização do ensino fundamental e a chegada ao ensino médico de 30 em cada 100 que iniciam o primeiro ano do ensino fundamental.
Os EUA estão em declínio, espaço que sera ocupado pela China ao superar seus problemas de infraestrutura, o dólar sofre pressão para deixar de ser a referencia mundial, que nos foi imposta no inicio dos anos 70, qdo substituiu o padrão ouro. Eles nao são problema, mas sim vivem graves problemas pois sustentaram, e ainda sustentam, seu modelo de desenvolvimento as custas da expropriação de outros países, que esta chegando ao limite. Terão que rever, pela própria natureza dos fatos em curso, que nao são novos, estão apenas mudança de perfil.
A geopolitica mundial e complexa e se manteve as custas de estímulos a lideres como Mubarak, ou aqueles do leste europeu pela URSS, qdo existia.
A preocupação qto ao Egito e real. O movimento de rua tem traços de inorganicidade, a estratégia do Presidente foi de contrapor com seus aliados - incluindo, possívelmente, parte daqueles 1000 presos que "fugiram" - dai sua manifestacao que sua renuncia seria seguida de caos.
O fato e que o povo egípcio passara por sua dor, espero que uma diretriz democrática se apresente e conduza aquele povo. Me enche de duvidas se uma ditadura teocratica nao venha a se apresentar como alternativa.
Claudia Colares Lelo, o declínio dos gráficos de densidade demográfica sempre foi visto como inversamente proporcional ao avanço das tecnologias aplicadas na indústria e principalmente na agricultura. Porém, somente nos países que educaram (pelo menos tec...nicamente) seu Povo, construindo assim, uma mão de obra cada vez mais enxuta não permitindo que a lacuna demográfica se torne algo danoso e irreversível. Acho também que a China, será sim o próximo império, porém, mais um império insatisfeito por terem como base a exploração da mão de obra para um crescimento a qualquer preço. Este modelo já está fadado ao fracasso. Olhando para o Brasil, como o detentor de terras férteis e as maiores reservas de água e de tudo que nós conhecemos, também passou por um processo de expansão em seu mapa geopolítico. Hoje não pensamos o Brasil sem a união comercial e social com a América Latina. Concorda? Lembrando que estamos atentos a isso , sobretudo em nossas políticas externas, cuidando com total atenção o respeito à soberania de cada vizinho. Não podemos mais negar que somos auto-suficientes e amigos. Contudo, se não educarmos nosso Povo AGORA, sendo "intolerantes"(palavra que não gosto) com quem ainda não está atento à PAZ de barriga cheia que temos à conquistar, permaneceremos Egípcios, Haitianos e tantos outros povos que não tiveram a sorte de permanecerem unidos, sem reconhecer seus reais valores e objetivos humanos dentro de seus sonhos de liberdade. Lelo, somos ricos, independentes , porém só seremos LIVRES, se soubermos ler, escrever e entender o que isso significa. Não aceito mais meu bairro não ter uma biblioteca, nem que minhas crianças SOFRAM para tornassem Homens capazes de continuar construindo um CONTINENTE cada vez mais justo. 
Claudia Colares  E quanto a minimizar problemas de escalas mundiais, perdoe-me , apenas sigo repetindo o exemplo de negligencia demonstrada por nossas autoridades com relação à educação. Acho paradoxal lutarmos por universalização de ensino fundamental, mi...entras não temos sequer o espaço físico para abrigar essas grandes idéias. Enquanto isso, o que digo às minhas crianças? Vão se divertindo com o crack do abandono e do futebol, enquanto nossos governantes universalizam o ensino fundamental, depois disso vocês terão direito a saber quem vocês são de verdade? Además, sou apenas uma artista sul-americana, sem dinheiro no bolso para ter os livros que acho que mereço ter, sem parentes importantes que ainda estuda como melhor SERVIR a humanidade que me rodeia. Por isso cometo erros como esses. 
Claudia, a supressão da bipolaridade de modelos de sociedade, com o declínio e quase extinção do socialismo, apenas remanescente - o modelo chinês tem um perfil híbrido, a meu juízo - acentua e fortalece os pressupostos do modelo capitalis...ta. Dentro dos marcos da democracia liberal buscamos furar os cercos, com temas que nos passaram a ser mais relevante. O próprio debate sobre modelo de consumo e a exaustão das fontes naturais, o acesso aos bens materiais da produção, educacao - universalizada, sim- mas nao basta apenas alfabetizar, e sim oferecer compreensão do mundo que vivemos e o papel da ciência e tecnologia, como elementos fundamentais, hoje e sempre. Acesso a emprego e renda, veja que comemoramos uma histórica taxa de emprego no Brasil, com uma grande expansão do consumo tanto de bens a duráveis, qto de bens duráveis, e todas as consequencias desse ultimo decorrente. Exemplos: automóvel / mobilidade urbana; combustíveis fosseis/ biocombustíveis; biocombustíveis/produção de alimentos; educacao/acesso/modelo; saúde/acesso/modelo, etc... Isso tudo sem falar na mudança cultural que o perfil da sociedade que estamos produzindo nos gerou, formato das famílias, relação pais e filhos, filhos e professores, papel da mulher- com o importante componente da queda da natalidade - produzida fora dos programas publicos de natalidade, uso de drogas e sua escala, com o agravante do crack, enquanto minimizamos o alcoolismo, aprendido em casa desde o nascimento. Somos um Pais com um dos maiores acessos e usos da internet.
Sera nos marcos das liberdades em que vivemos e as aprofundando que teremos que resolver essas contradições, com seus movimentos de expansões e retracoes. Nao temos comparações com as caminhadas de outros povos, cada um tem suas determinações históricas. O que nos unifica e a busca pela liberdade e a possibilidade de cada cidadão viver melhor e dignamente a cada dia.
Portanto, nao nos comparamos a experiencias históricas de outros países. Nao temos como imaginar que uma experiencia de um pais com menor população que de meu estado, o ES- 3.6 milhões de hab - possa nos servir de referencia, sequer como laboratório, face as caracteisticas históricas de cada um. Somos 190 milhões distribuídos por mais de 8 milhões de km
², com diversidades intensas e, paradoxalmente, unificados. Nessa diversidade e com essa complexidade que somos provocados enqto estado/sociedade a dar respostas.
E pensar que a união civil homossexual e o aborto foram temas que quase definiram essa ultima eleição presidencial duro, ne?...
Temos muito chão pra andar, mas só o conseguiremos construindo convergencias por períodos e por ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário