quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Democracia Representativa




No Congresso Nacional Temos 22 partidos políticos representando esta Democracia.
1 - Qual será a melhor forma para lidar com essa diversidade?
2 - Como juntar o pensamento médio parlamentar para seguir adiante?
3 - Como trabalhar mecanismos da democracia direta para pressionar as instituições, inclusive parlamento, mas também o executivo e o judiciário?

Fernanda Tardin Simples assim: EMPODERANDO O POVO. Comecemos pelo PLESBICITO a fim de vermos uma reforma política de fato profunda e com participação popular.
Fernanda Tardin Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.
Darcy Ribeiro Nanda,se todos nós nos indignarmos as vidas de Darcy Ribeiro, Che e outros Imprescindíveis terão valido a pena, e a nossa será engrandecida e enobrecida. Indigados de Todo o Mundo. Uni-vos!

Claudia Colares Continuo sem entender Dagmar e demais compas. Não consigo bifurcar o sinônimo da palavra DEMOCRACIA. O POVO tem o poder de eleger sua REPRESENTATIVIDADE e essa REPRESENTATIVIDADE lhe tem que ser FIEL e SERVENTE até o FIM. Sem adicionais ou ações complementares ou não?? Como consigo entender, menos ainda, a definição de novos INTERESSES que não tenham participado do anteriormente do CONTRATO com seus ELEITORES. as famosas ( promessas de campanha) deveriam de chamar CONTRATO ELEITORAL DE PLANO GESTOR ENTRE CANDIDATO E ELEITOR. DO COMEÇO ATÉ O FIM.
Alexandre Valim Machado Bem, primeiro "nossos representantes", mesmo com linhas de pensamentos diferentes, deveriam pensar no povo em primeiro lugar. Como não acontece, pensam em interesses pessoais e pela eterna luta do poder e na sua manutenção, acredito difícel alinhar os pensamentos. Até porque o ue existe uma eterna luta por poder. Temos exceçoões- claro.
Alexandre Valim Machado Mas poderemos pensar em algumas ferramentas:
Alexandre Valim Machado 1- Que tal popularizarmos esta reuniões. Com telões mostrando esta reuniões. Em lugares estratégicos. Torna-las temas de aulas , práticas. Pena termos que pensar em algo, que "nossos representantes"deveriam fazer de forma expontanea. Parabéns por levantar este tema.
Alexandre Valim Machado Desculpes os erros de digitação.

Respostas:
1- ensinando e aprendendo a colocar-se no lugar do outro.
2- através de um discurso onde todos tenham ou vejam pontos bons e de seu interesse!
3- trabalhar o mecanismo do voto ensinar o povo a votar, e muitos estão aprendendo com a própria experiência! esta nova geração que está chegando pareçer desligada de política, mas sabem que ela é importante e conhecem a cara dos que estão envolvidos e coisas que não são legais e não votam neles. prova disso e saber que nas eleições presidenciais a propaganda massificada influenciou mais os territórios do norte e nordeste, tendo eles votado a maioria nas mesmas pessoas, mas nos estados do sul onde a escolaridade e o desenvolvimento é maior isto não aconteceu e foi mais disputada as eleições e o debate de idéias e interesses.
Agora mecanismo para pressionar eu não sei, usaria outra palavra, mas em fim, é preciso unir pessoas e idéias,para que juntos tomem uma atitude e o jeito atual mais fácil são as redes sociais e o meio eletrônico.
E Fernando e Fernanda, penso que nossas idéias e opiniões tem que ser feitas diretamente e sem rodeios, Fernando concordo com sua posição em relação ao TÓPICO, ele não deve conter nenhum tipo de CRÉDITO, e Fernanda sinta-se a vontade ao opinar, sua opinião nos dará a dimensão de seus pensamentos e a essência de sua atitudes.
Abraço a todos!

Dagmar Vulpi Por motivos de ciúmes e melindres excessivos, aquela que tem sido a mais comentada e menos vista retornou. E não poderia ser diferente, através do Grupo Consciência a "DEMOCRACIA" QUE SEMPRE IMPEROU NO NOSSO GRUPO retorna e DEMOCRATICAMENTE cobra retirada da foto. Isto é DEMOCRACIA, ISTO É CONSCIÊNCIA POLÍTICA RAZÃO SOCIAL. Aqui o povo tem vez e voz.
Dagmar Vulpi COMENTÁRIO DE: Marcelo Saldanha
1 - internet com plataformas democráticas e com mediadores e moderados na sistematização.
2 - se eles não souberem dividir o poder e não se entenderem para debater os assuntos de relevância popular.. dai não sei como.
3 - internet. O PNBL em que garantir redes livres e com gestão popular permitindo que o cidadão comum possa se expressar de forma coletiva, legitima e direta com seus governantes.
Lelo Coimbra Ontem ouvi de um jornalista experiente que essa e a legislatura mais complexa para a política de alianças pela maior pulverização partidária na ocorrida. Como o reconheço estudioso no tema legislação eleitoral e partidária, recebi sua manifestacao
Fernanda Tardin Rafa, agradecida. Dag,agora que ia postar minha foto nova rsrsrs Lelo, sua postagem me dá margem a varias interpretações. Como não conheço de dentro estas relações, tem como falar mais um pouco? bjao a todos
Lelo Coimbra Nanda, temos 22 partidos representados na CF, nessa 54a legislatura. Representa a maior pulverização já ocorrida, distribuída nos diferente partidos. Nao há como organiza-los dentro de uma mesma base, como e a base de apoio de governo. E muito complexa essa organização. Creio que o tema cláusula de desempenho (barreira) partidária e supressão das coligações, ganhara corpo. Tentarão colocar tombem o voto de lista ( partido define sua seqüência de nomes ) com voto exclusivo de legenda! Osso eliminara as pequenas siglas.
Mas, a reforma eleitoral e um bom tema de debate, se o grupo quiser.

Fernanda Tardin Lelo, a única vez que 'desacatei' o lider de minha tendência no PT, foi quanto a lista fechada: Não aprovo. Em nenhuma das vezes que isto foi proposto na camara e reprovada ( destaca a palavra ok, não sei por negrito) como membro do grupo ...da sociedade civil organizada e do Pró Reforma, fui contra. lutei contra. Imagine um voto de lista no ES. Só vai dar camata,camata,camata.hartung,hartung,hartung, ferraço, ferraço e ferraço. Um voto em lista no PT-ES( só exemplificar nossa realidade) só vai dar coser, coser, coser, Alexandre, Alexandre, Alexandre, Iriny, Iriny, Irini...e será que se assim já fosse ganharia a companheira Lucia e o companheiro Roberto Carlos aí, neste mandato? Não, te garanto que não..pq. n]ão se debate o voto em lista defendendo o distrital misto? fica mais justo, metade em lista ( para os coroneis) metade POVO. Reduzir legendas ( clausulas de barreira)... isto já acontece O PFL/DEM tá parte no PMDB e parte no PSDB. O PPS do 'camarada' Freire tá esperando pra ver se o DEM resisti ou se vai pro PSDB. Acabar com partidos pqs. concordo, acabariamos tb. com partidos criados para abrigar os desidentes. Este monte de P criado na epoca pós Zé ignacio... só abrigou expulsos por corrupção ou em vias de. Alguns ainda hoje eleitos outros aguardando o esquecimento para voltar.
Fernanda Tardin diante destes simples dois pontos da reforma politica e cientes que necessitamos participação profunda de toda a sociedade para não termos um engodo, um arremedo, te pergunto: Como fazer o povo participar de tantas e necessarias pontos da reforma se estes dois que coloca aqui quase ninguem tem conhecimento do que seja?
Fernanda Tardin Quem tem medo de convocar o POVO, fazer o Plesbicito para debater obrigatoriamente estas questões?
Fernanda Tardin No mais , quero dar seqüencia ao debate que vc. me fez 'uma provocação' e que responda as colocações que coloquei em minha resposta. Reforma Política devemos fazer, mas antes vamos acabar o outro assunto? bj
Laerte Henrique Fortes Braga
Deputado, me permito, como sugestão o estudo da legislação de países europeus e a própria legislação dos EUA sobre o assunto. Vamos constatar que a realidade imediata de cada cidadão é sua cidade. Os estados e a União são ficções jurídicas.... Há publicações de cientistas políticos brasileiros e pesquisas, mostrando o impacto de eventuais reformas. Num primeiro momento, isso é um ponto de vista pessoal, não vejo necessidade de câmaras municipais. Poderiam ser extintas e a representação popular nos municípios se daria por conselhos de bairros e categorias profissionais, desembocando num conselho geral. Câmaras municipais são uma excrescência e o custo benefício é dos mais altos em qualquer uma delas. Não têm nada de democráticas. São ninhos de corrupção (a esmagadora maioria dos vereadores), redutos de cabos eleitorais com verbas públicas e vai por aí afora.
Laerte Henrique Fortes Braga Noutro plano temos a discussão em torno do sistema misto, do voto proporcional - como é - ou do voto distrital. Acho que não temos no país nem legislação eleitoral e nem legislação partidária que garanta ao filiado direitos mínimos como tal, FILIADO. Os partidos hoje têm donos. O sistema misto me soa mais democrático e as listas devem ser formadas a partir dos filiados registrados com pelo menos um ano, em votação primária. Fechadas? Teríamos uma perpetuação de elites.
Laerte Henrique Fortes Braga O senhor percebe que a cada eleição o TSE - outra desnecessidade, preciosismo sem sentido - preenche um vazio legal. As regras têm que ser definidas in totum. E um desafio, mas têm que ser constantes. Na Inglaterra se vota com cédula até hoje e isso não é atraso. O sistema é confiável. No Brasil a fraude campeia a solta no sistema de máquinas sem o voto impresso.
Laerte Henrique Fortes Braga Para que Justiça Eleitoral com todo esse aparato sem sentido? Onde existe isso? Por que não comissão eleitorais em cada município, ligadas a estaduais, representação da cidadania, dos partidos, o próprio poder municipal e dúvidas dirimidas pelas comissões eleitorais ou pela Justiça Comum com prazo fixado em lei. Países mais atrasados que o nosso fazem assim, será que não seremos capazes?
Laerte Henrique Fortes Braga Como somos uma república federativa, pelo menos nominalmente, pode-se fixar o percentual mínimo de 5% dos votos para que partido nas eleições, tenha direito a representação, falo do voto proporcional, o distrital não tem como, O mais votado..., mas em dois turnos, é o eleito. Não haveria extinção de legendas arbitrariamente, haveria uma seleção a partir do eleitor. E assim, democrática. A expressão partido significa parte da sociedade como a compreendemos, tem programa, propósitos, pois que os trabalhe e busque os votos, construa a sua legitimidade eleitoral, ideológica não, essa é livre, mas o povo decide.
Laerte Henrique Fortes Braga É importante discutir o Senado, se tem ou não sentido manter uma casa parlamentar para decrépitos como Sarney, Itamar, Camata, decrépitos e corruptos. A representação dos estados da Federação?
Laerte Henrique Fortes Braga Que Federação? Ora a inversão da pirâmide é fundamental o município é a porta de abertura para a construção de um grande país, de uma grande nação. E ali que nascemos, crescemos, nos formamos, formamos família, trabalhamos, vemos nossos filhos crescer e seguir seus caminhos, até o momento final, o nosso, todos o temos. Os municípios brasileiros vivem de píres às mãos.
Laerte Henrique Fortes Braga E por fim deputado, uma reforma política lato senso tem que ser mais ampla. Tem que atingir o Judiciário. Tem cabimento um ministro venal como Gilmar Mendes? Um acordo do Judiciário com o Banco Mundial. Que tal, vale a pena, estudar a legislação.
Laerte Henrique Fortes Braga Há um desafio imenso deputado e não creio, com todo respeito, que isso vá se resolver no parlamento, mas quando fizermos como os egípcios, formos às ruas varrer os Sarney da vida. Não vivemos numa ditadura pessoal, ou de grupo, mas de um modelo perverso, corrupto e frio, ainda que nele, nesse clube de amigos e inimigos cordiais, possam existir, como existem, pessoas decentes e muitas.
Laerte Henrique Fortes Braga E coligações deputados, a meu juízo, não em eleições, mas para o desempenho dos mandatos em quaisquer níveis em torno dos programas e das idéias. Foi mais ou menos isso que a Fernanda quis dizer.
Lelo CoimbraNanda, teremos muito a debater sobre reforma eleitoral. A decisão do TSE sobre o direito da suplencia ser do partido e nao da coligação torna as coligacoes eleitorais sem sentido, o que impactara nos pequenos partidos que nao terão represen...tação. Ou seja, fim das coligacoes, clausula de desempenho ( barreira ) entre 5 a 6% dos votos nacionais para ter direito a representação parlamentar e voto de lista, que tenho ,tambem, as restrições que vc colocou.
Fernanda Tardin Lelo, ainda não tinha a informaçaõ da decisao do TSE sobre o direito da suplencia, embora estava aguardando-a. Eu gostei. Veja acho correto que os eleitores de Irini, que jamais votariam em Camilo Cola, vejam sucede-la Guilherme Lacerda, qu...e mesmo petista como Iriny, apresenta diferenças de tendencias. Ao meu ver a Coligação já fica contemplada em, eleger candidatos que não teriam votos ( o que não concordo) Vamos citar um exemplo? Não que eu tenha achado ruim ( fadorei) mas o Ze Carlos Fonseca em 2002 teve 100 mil votos e não se elegeu, já Neucimar Fraga foi deputado com 5 mil votos, 8 mil a menos que Perly Cipriano que por causa da legenda não se elegeu. Mas de fato terei prazer em debater estes assuntos da reforma política. Peço apenas para que o façamos amanha a tardinha ou que entenda que estarei fora até amanha a tardinha. Bjao
Fernanda Tardin Ahhh e comemorarei: Segundo o TSE a vaga de Irini vai para Guilherme Lacerda, alias o meu candidato. Quem sabe se justiça for feita a de Suely vá para Max Filho. Tomara
Lelo Coimbra Laerte, os outros itens que vc citou são infra-constitucionais, incluindo sistema de lista, portanto, metade mais um dos votos dos deputados votam e decidem e o mesmo processo se da no Senado. Estes últimos são constitucionais - distrital p...uro ou misto, que requerem 308 votos a favor -2/3- na Camara Federal, em duas sessões, com intersticio de cinco sessões. Repete-se o procedimento no Senado e retorna a C Federal.
Embora concorde com seu ponto de vista, integralmente, ate mesmo com a tese de primarias para a lista partidária, o ambiente congressual nao incorpora esse formato.
Combinamos com o mov contra a corrupção - MCC - que ele fizesse um projeto de reforma eleitoral nos mesmos moldes feitos com o caso do "ficha limpa", seria uma agenda construída da sociedade para o Congresso. Vamos ver como evolui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário