terça-feira, 5 de abril de 2011

"LISTA FECHADA É UM SISTEMA DE ELEIÇÃO INDIRETA"

Texto:  Hilda Suzana Veiga Settineri
Publicação: Nanda Tardin
Postagem: Dag Vulpi 05/04/2011 22:30 hs


Mais uma petista (casal) que é contra LISTA FECHADA: LISTA É ELEIÇÃO INDIRETA

Andei pensando estes dias. Com a proposta de lista o que alguns companheiros querem é na verdade, aquilo que sempre combateram: a eleição indireta. Na lista, você vota e o partido indica os eleitos. Acho uma temeridade. A pouca possibilidade de renovação deixará de existir. Se é para preservar mandatos de representantes desgastados, mas importantes na história é possível compreender apenas venham me dizer que é para fortalecer partido. As únicas coisas que fortalecem partidos é o respeito a ética e o cumprimento do programa ou proposta apresentada ao eleitor. Quando os eleitos pelo partido respeitarem integralmente aquilo que se comprometeram e portarem-se dentro das linhas doutrinárias do partido, creio que o eleitor poderá acreditar que se respeita a ideologia. Se é para fortalecer a democracia perguntem ao eleitor se ele teria a coragem de delegar aos partidos a escolha do seu representante? Espero sinceramente que essa vontade de reduzir o direito do eleitor não seja levada em frente e que os companheiros que lutaram pelo fim das eleições indiretas não subvertam seus ideais, seria como pedir para apagar seu nome da história. Quero ir às ruas e lutar pela eleição do meu candidato. Não quero sobre meus olhos nenhuma venda e que eu vote sem ter a noção de quem estarei elegendo. É preciso compreender que o PT é um partido que tem na sua pluralidade a sua força e essa lista é o início de um processo de homogeneização. Pensem com cuidado sobre o que significa isso. Recordem suas lutas pelas Diretas e o que estão insinuando fazer.
Hilda Suzana Veiga Settiner
Fernando Claro Dias Lista fechada, votação secreta, voto fechado...isso é democracia?  
Dagmar Vulpi Seria muito bom para um futuro democrático que todos, a exemplo também (alguns poucos se manifestaram) da Hilda Settineri, dessem os seus depoimentos contestando esta idéia absurda da defesa do sistema eleitoral por lista fechada, aliás bem definido pela Hilda: VOTO INDIRETO. Não podemos permitir que a vontade de uns poucos que se encontram à frente do PT, tirem proveito da situação para se fortalecerem pessoalmente, alegando estarem fortalecendo o partido. Devemos lutar pelo direito democrático do voto e não para o fim desse. 
Fernanda Tardin DO PT aqui neste grupo a Graça Andreatta ( fundadora), o Carlos Perim ( fundador e Dirigente ES - Formador inclusive), a Hilda e o Saroba Dirigentes e fundadores RSe MT , eu... enfim, vamos adiante, JSF 
Dagmar Vulpi Aguardemos os depoimentos destes então. Ou será que algo os impede? 
Fernanda Tardin nao já os colocaram aqui por mais de 1 VEZ , eu é que postei no BLOGUE ( PETISTAS SAO CONTRA LISTA FECHADA, mas nao distribui as listas pois meu YAHOO tá travado para enviar msgs tem uma semana já. 
Fernanda Tardin e aqui: 
Fernanda Tardin E no debate com o MULLER, travado pelo Rebello e fomentado por ourtros inclusive eu, quando ele desconversou me acusando de fazer comparações com o lado pessoal, o que repliquei ser fato historico que vi e vivi e daí , como alertado, ele conseguiu sorrateiramente desviar o debate. Vale conferir a integra: http://conscienciapoliticarazaosocial.blogspot.com/2011/03/para-esclarecer-lista-fechada-nao-tem.html 
Otniel Barcelos de Aquino Essa linha de raciocínio seguido a risca refprça a tese do DEM favorável ao distritão. No caso do ES que elege dez deputados federais, os dez mais votados, em cada distrito, seriam os nossos representantes. 
Otniel Barcelos de Aquino Já o PSDB quer remediar: uma parte seria eleito pelo distritão e outra parte no distrital misto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário