quarta-feira, 8 de junho de 2011

Uma Base Unida ou um Teatro Político Desalentador?

Marco Lisboa
Menos de 24 horas depois da decisão do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de arquivar as representações da oposição, o ex-chefe da Casa Civil Antonio Palocci assistiu de seu gabinete, no Palácio do Planalto, a um teatro político desalentador. Em vez de uma base unida em torno de sua permanência no cargo, Palocci viu um PT engalfinhado, um PDT engrossando a lista de assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e o PR dizendo que o Planalto precisava “fazer uma cesariana para tirar o rei da barriga”.
A temperatura da fogueira política aumentou quando a oposição, com a ajuda da base governista, começou a engordar a lista de apoio à CPI do Palocci, pulando de 18 para 23 nomes. Com mais dois senadores certos do apoio - Pedro Simon (PMDB-RS) e Itamar Franco (PPS-MG) - a oposição estava convicta de que chegaria às 25 assinaturas, a apenas duas do mínimo necessário, 27.
Os primeiros sintomas explícitos do desarranjo da base apareceram com o comportamento das bancadas petistas. Enquanto os deputados apoiaram a permanência de Palocci no cargo, os senadores, sob a liderança informal e confusa de Marta Suplicy (SP), acabaram, além de retirar apoio ao ministro, criando uma guerra política.
Marta acendeu o pavio da disputa interna ao propor, durante almoço semanal dos senadores petistas, uma nota de apoio a Palocci. A maioria rejeitou a ideia e disse que a função do partido era fortalecer o governo Dilma. Walter Pinheiro (BA), Delcídio Amaral (MS) e Eduardo Suplicy (SP) não estavam na reunião. O líder do partido, Humberto Costa (PE), irritou-se quando Marta, em minoria, apelou para a presença do presidente do PT, Rui Falcão, acreditando que ele poderia impor a decisão à bancada. “Isso foi iniciativa de gente que está querendo ser mais realista do que o rei ou protagonista dos fatos”, reagiu Delcídio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

É importante a leitura crítica da grande imprensa, para manter-se bem informado. É como no futebol, não basta analisar o que se vê em campo, é importante conhecer os bastidores. É lógico que há muita contra-informação, muita notícia plantada e nem sempre se pode confiar na veracidade. Comparando várias fontes, testando hipóteses, sendo críticos, enfim, poderemos chegar a uma informação fidedigna.

Marx era frequentador assíduo da biblioteca de Londres, lia toda os jornais da imprensa burguesa, fez um estudo aprofundado dos economistas clássicos ingleses, a começar por Adam Smith até chegar a Ricardo e foi graças a esta imensa massa de dados que elaborou sua economia política (o marxismo não existia ainda pronto e acabado, para socorrê-lo).

Já pensou se fôssemos avaliar seu pensamento baseado apenas nas fontes que ele usou? Se ele descartasse todas estas fontes, baseado no argumento de que a sociedade está dividida em classes e que cada classe defende o seu próprio interesse, LOGO toda esta literatura estaria irremediavelmente contaminada e imprópria para o uso?

É por isso que vejo com preocupação uma condenação apressada da grande imprensa. Numa sociedade avançada, teremos uma outra imprensa. Como estamos nesta sociedade, devemos aprender a ler criticamente a imprensa que temos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Debate Bate Papo Facebook
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Paulo Oisiovici Muito boa publicação! Parabéns... Nisso, concordamos plenamente... Além do mais é preciso lembrar ainda, do que o mesmo genial pensador, concluiu... que um novo sistema econômico ou modo de produção resulta das contradições do antigo... é o processo dialético da história... ou no plano filosófico... tese-antítese-antítese. É preciso entender-se o princípio de algo e suas contradições internas, para transformá-lo... Ótima análise, Marco Lisboa...
Dagmar Vulpi O fato ocorrido com o ex-ministro Palocci da mostras da fragilidade do atual governo. Logo na primeira crise a oposição (com o apoio da base aliada) consegue mesmo ainda sem provas derrubar o mais poderoso ministro da gestão Dilma, abrindo o caminho para um difícil caminho para a governabilidade. Nossa presidenta precisa urgentemente encontrar uma forma para se blindar, caso contrario terá serias dificuldades para levar seu mandato a contento. Provou-se que a base aliada não está comprometida, ao menos até este momento. Até os menos esclarecidos sabem que, são raros os políticos e até cidadãos brasileiros comuns que, em momentos como este se preocupa com o andamento da governabilidade, a grande maioria (oposicionistas e base governista) neste momento estão torcendo para que apareça um monte de falcatruas. Para muitos destes o ideal é a desestabilização, torcem para que tudo de errado, se possível até um impeachment contra a presidenta. Vê-se a satisfação nos olhos e nos lábios dos opositores, estes comemoram cada vez que algo dá errado no governo. E a imprensa não perde tempo, é a primeira a botar lenha na fogueira, essa ao menos se justifica, pois vivem de escândalos, quanto mais, mais lucram, querem ver o circo pegar fogo e o cidadão comum vai junto. O ideal seria uma política justa e limpa, preocupada com o Brasil e com os brasileiros, e não somente em estar no poder. Às vezes me questiono porque é tão difícil, quase impossível um político de uma legenda fazer um comentário favorável a um de outra legenda, por mais que este tenha seus valores? Políticos não só aqui mais em todo mundo, não são adversários de seus opositores, mas INIMIGOS destes. E nós infelizmente nos contaminamos por estes sentimentos, e levamos estes para onde vamos. Neste exato momento em que você está lendo este comentário estou certo que já se posicionou, seja contrário ou favoravelmente ao que escrevo, até aí tudo normal, e acho correto que as pessoas divirjam de pontos de vista. O que eu não concordo é com certas pessoas que se acham sempre as donas da verdade, que sempre estão certas, que os políticos da legenda de sua preferência são pessoas idôneas e acima de qualquer suspeita, enquanto nas outras legendas todos são bandidos e incapazes. Não estou aqui fazendo defesa de A ou B, até porque nenhum deles pagam as minhas contas, mas seria muito bom para todos nós se fôssemos mais justos em nossas avaliações, entendo que é difícil agir com a razão, afinal somos seres humanos, somos falhos e 90% das vezes agimos com a emoção.
Neusah Cerveira Dagmar, concodo plenamente com seu comentário! embora que quando coloquei aquela nota sobre a governabilidade, não sei se vc lembra, recebi cobranças por mail me chamando de reacionária para baixo. Uma enxurrada de críticas. Sabe aquela nota singela: AOS GOLPISTAS DE PLANTÂO, até de covarde me chamaram! bjs
Fernanda Tardin Dag e Nina, Nina, vc. lembra o quanto apelei para esta tese, aqui em casa mesmo falamos disto. mas eu desta vez discordo, pois a situação é diferente. Dilma precisa de governabilidade, mas como garanti-la com escolhas tão distantes de nossa ideologia? Deus e o diabo não andam juntos, não dá para defendermos um Jobim, Moreira Franco, Sarney.... não dá tb. para aceitar que um parlamentar em 4 anos tenha juntado um patrimonio que permitisse a ele comprar um ap. de 6,6 milhoes. Tem coisa errada aí e o que é legal , neste caso é IMORAL. Não devemos nos moldar aos 'novos socialistas'e sim fazer-lhes se moldar ao POVO . Como faremos para contestar sindicalistas que em dissidios vendem-se a patronal e comemora TROCANDO CARROS IMPORTADOSpelo do ano, a custo das perdas dos trabalhadores? Pau que dá em Chico, tem que dar mais fort em francisco, que trai a luta nos fazendo ter que ser defensores de indefensaveis. Este é o momento de reagirmos primeiro aos coopitadores da esquerda que usam mov. sociais e mandatos para ajudar a nos oprimir, juntos somos fortes, né? 
Neusah Cerveira Nanda querida, é verdade vc sempre foi a maior defensora dessa Tese! entendo que o que vc coloca é bem verdadeiro. Mas, eu que nem defendia essa Tese, lembra? entendo que o atual momento devido as contradições que o próprio processo dialético nos coloca como desafio enquanto revolucionários nos indica a seguir este caminho! mais poderia, te dizer pessoalmente...não por esse meio. O momento é delicado. Vc viu as marcas de tortura em mim e em vários companheiros, o necessário não é defender Dilma nem o PT, mas a governabilidade! vc mesmo chamou atenção para essa questão quando postou aquele vídeo e recomendou" cuidado o vídeo é de agora, embora possa ser confundido com 68" vc sabe que sou comunista, marxista e leninista, então não espero nada de nenhum político burguês, nem estou defendendo o etapismo ou o recuo tático dos reformistas. Mas, percebi que existe algo mais por tráz disso tudo! a Operação Condor em sua fase IV, vai tentar usar todas as estratégias possíveis para assumir o controle total do subcontinente americano! acredite minha atitude é revolucionária, tente ler o atual estado de coisas de forma MACRO...a gente vai conversando. Vc é uma grande liderança em nosso país, ocupa um papel muito importante. Não podemos correr o risco de um retrocesso. Sei que muitos vão dizer que é paranóia! mas, vamos ao menos conversar sobre isso. um grande e carinhoso beijo. JUNTOS SOMOS FORTES! SEMPRE! 
Fernanda Tardin precisamos debater, urge. Compartilho os temores, mas experiencias DENTRO dos bastidores me fazem ter certo que perderemos tempo se dermos 'governabilidade' sem cobrar mudanças , sem abaixar o centro de gravidade'. Entende? talvez entenderá um pouco se ver no todo que nós desistimos da mesa de Mov. sociais no Encontro nacional de Blogueiros. visamos com nossa ausencia e desistencia chamar a att que os mov. estao sendo USADOS pelos que deveriam nos representar. Concordo que tudo, mas coloco em plenaria este destaque. Tá feia a coisa. Acho que só nos resta OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER. Te amo hermana, bjao 
Neusah Cerveira Claro querida companheira, não abrirei e espero que ninguém abra mão da crítica contundente. E concordo que estamos num péssimo momento! mas, justamente são esses os momentos históricos que os nossos inimigos costumam utilizar para tentar nos destruir e a democracia (capenga e deformada) com poucas conquistas é verdade, mas ainda assim temos que preservar a maior dessas conquistas: A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E MANIFESTAÇÃO! também te amo companheira...temos que iniciar um fórum específico desse debate! ninguém melhor que vc para organizar isso! me comprometo a participar e a divulgar. Beijos 
Fernanda Tardin Outra coisa: Lembra de uma bate-papo com ivan Seixas que no final ele falou: " A ultima guerra para derrubarmos o capitalismo opressor será entre comunistas e ex comunistas"? ele 'profetizou', rsrs nem resta duvidas, né?
Fernanda Tardin sim, vamos ver como nos organizar, acho que no Rio .... vamos falar disto.bjao
Neusah Cerveira Lembro e concordo!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário