domingo, 11 de dezembro de 2011

Com campo político aberto, Manato também lança pré-candidatura em Vitória

O lançamento da pré-candidatura do deputado federal Carlos Manato (PDT) a prefeito de Vitória, neste sábado (10), é mais um sinal do novo momento político do Estado. Junto com a pré-candidatura majoritária do parlamentar, o PDT da Capital apresentará sua chapa completa proporcional, com 21 pré-candidatos à Câmara de Vitória.

Manato é o terceiro nome a se apresentar para a disputa do próximo ano. O primeiro foi o da ministra Iriny Lopes (PT), ainda em março deste ano. No segundo semestre, foi a vez do vereador Serjão Magalhães (PSB) demonstrar o interesse na disputa. Manato vinha trabalhando desde o início do ano na organização do PDT da Capital, visando a uma candidatura própria.

Nos meios políticos a leitura sobre as candidaturas apresentadas é de que os três partidos, que são aliados e já estiveram juntos em eleições passadas, estão se fortalecendo para a disputa do próximo ano e a expectativa é de que se unam, se não no primeiro turno, certamente na segunda fase da disputa. Ao lançar as candidaturas próprias, os partidos fortalecem suas chapas proporcionais e criam um grupo político forte para a disputa.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de vir a compor a aliança com PT ou PSB no próximo ano, o deputado federal demonstrou disposição para o enfrentamento político. “A orientação do PDT de Vitória é para que tenhamos candidatura própria. Eu vou buscar a viabilização do meu nome e queremos disputar, sim”, afirmou.

O parlamentar já tem até um discurso de campanha na ponta da língua. Sobre o cenário com os nomes já colocados Manato disse que considera o quadro ótimo. “Vamos poder apresentar nossas propostas para a cidade. Vou mostrar meu trabalho no mandato de deputado federal, minhas propostas e meu retrospecto. Cada um vai ter a chance de mostrar seu projeto e o eleitor a opção para decidir”, explicou.

Sobre a chapa proporcional, o deputado acredita que os nomes colocados para a disputa a uma vaga na Câmara municipal fortalecem sua candidatura a prefeito. Hoje o partido tem dois vereadores: Fábio Lube e Luisinho Coutinho.

O próximo passo depois do lançamento da pré-candidatura será a busca de viabilização da candidatura, garimpando apoio entre os aliados para garantir um arco de alianças. “Vamos conversar com todos os partidos, inclusive com os que têm candidatos a prefeito”, disse.

Independente

O deputado Carlos Manato foi eleito em 2010 para seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados com 60.700 votos, sendo 7.590 conquistados na Capital. Sua principal base política é a Igreja Maranata, que garantiu sua eleição mesmo sem o apoio do ex-governador Paulo Hartung e do então presidente de seu partido, Sérgio Vidigal (PDT).

Mesmo com o a direção estadual do PDT defendendo o alinhamento do partido com a possível candidatura de Paulo Hartung à prefeitura de Vitória, Manato conquistou certa independência no diretório municipal, o que lhe permitiu preparar o partido para que ele pudesse disputar a eleição.

Mesmo que não seja um favorito na disputa de Vitória, a entrada de Manato na disputa ajuda a pulverizar o eleitorado, tornando ainda mais discutível a entrada de Hartung na disputa. O ex-governador que buscava uma candidatura de consenso para concorrer à prefeitura vem encontrando cada vez mais dificuldade em limpar o campo político no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário