quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Hartung não disputaria eleição em Vitória contra candidato do PT


O fato de ter planos de retornar ao governo do Estado não é o impedimento do ex-governador em disputar a prefeitura de Vitória e, sim, a possibilidade de ter de enfrentar um candidato do PT na disputa.

Independentemente do nome escolhido pelo partido para a sucessão do prefeito João Coser, Hartung não teria condições de enfrentar um petista por conta do histórico de aliança durante seus oito anos de governo. O PT foi seu principal aliado na construção de um controle político e institucional que garantiu a governabilidade de Hartung nos dois mandatos.

Isso porque o PT era o único partido em condições de questionar os atos do então governador, tanto no campo administrativo quanto no político, mas não o fez, mantendo-se dentro do arco de aliança e fazendo vista grossa aos graves problemas sociais ocorridos durante a gestão hartunguete.

Nos meios políticos, a possibilidade de Hartung disputar a eleição em Vitória está cada vez mais difícil. O ex-governador deve apoiar um de seus aliados na disputa. Neste sentido, algumas lideranças começam a se movimentar no sentido de atrair a atenção do ex-governador, mas esse apoio não deve ser explicito e sim de movimentações de bastidores.

Um dos nomes que parece estar se movimentando mais neste sentido é o do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas. O PSDB ainda não decidiu se ele será o candidato do partido, mas o tucano vem mostrando disposição para a eleição, e os comentários nos meios políticos são de que há uma sinalização de reaproximação entre Hartung e o PSDB, o que só seria possível por meio da figura de Luiz Paulo.

Isso porque o deputado federal Cesar Colnago, presidente do partido, tem um perfil diferente de Luiz Paulo e um histórico de prejuízo político na eleição do ano passado devido à interferência do então governador na eleição.

Por Renata Oliveira
Via Dag Vulpi

Nenhum comentário:

Postar um comentário