quarta-feira, 23 de maio de 2012

O QUE FOI COMENTADO NO FACEBOOK SOBRE O Programa Nacional de Banda Larga?


Programa Nacional de Banda Larga é discutido na Assembléia Legislativa
A Assembléia Legislativa do Estado (Ales) recebeu, audiência pública “Programa Nacional de Banda Larga: Implantação e Desenvolvimento no ES - Por uma autonomia digital cidadã”, para a discussão do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), lançado pelo governo federal em 2010. O objetivo do PNBL é massificar o acesso em banda larga à internet.
O debate foi proposto pela Comissão de Cultura e Comunicação da Assembléia e teve a participação do vice-presidente da Comissão, o deputado estadual Cláudio Vereza (PT), da senadora Ana Rita Esgário (PT-ES) e teve apoio do Observatório da Mídia Regional da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
O PNBL já é considerado um avanço na política de inclusão digital, mas para os especialistas. 
Leia mais
▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼
Acompanhe os comentários 
▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲▲

Adalva Galvão Marangon Que bom seria se pudéssemos dar e tirar o poder quando esse não satisfizesse os anseios do povo...Isso sim seria democracia. Mas enquanto isso não fiquemos inertes, acho ate que a sociedade como um todo nunca foi tão participativa...

Fernanda Tardin II QUEREMOS UMA INTERNET LIVRE, COM PREÇOS JUSTOS, BOA QUALIDADE, IGUALITARIAMENTE PARA TODOS E TODAS E COM GARANTIA DE PARTICIPAÇÃO SOBRE SEU USO? OU VAMOS CONTINUAR DEIXANDO O ENTREGUISMO SEGUIR, POR FALTA DE PRESSÃO POPULAR SOBRE OS GOVERNOS PARA DEFINITIVAMENTE DECRETAR A BANDA LARGA COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL PARA TODOS E TODAS? ' apoiado.
Só lembrando: Claudio Vereza, aqui presente, é deputado do PT ( lembram daquela bancada que na ultima hora fez ir por água abaixo o ESBLOG onde a Banda Larga CIDADA teria stand explicativo?) e sabe - se não por outros, POR MIM MESMA, que falei TETE a TETE com ele sobre o DIREITO FUNDAMENTAL DO POVO a banda larga Cidadã.Sessão solene e audiência publica , tá provado, não faz de mandatos , POPULARES e em muitos casos politiqueiros. Fica mais esta minha ' desobediência partidária'. Contesto, desaprovo e repudio. DE PÉ OH VÍTIMAS DA FOME.

Geraldo Silva Jardim Mas como tem pessoas aqui, que valem o titulo de "plantas raras"??? É brilho no olho, com certeza, do Agricultor Universal.

Rui Rodrigues Lança mais um satélite e resolvem-se tudo. Estamos com muito dinheiro em caixa. Eu li, Marcelo Saldanha. Mas não comentei porque teria que repetir algo que venho dizendo e não quis parecer negativista (sou positivista sempre que posso).

Marcelo Saldanha :-) Rui Rodrigues até 2015 serão lançados 2 satélites, mas com o foco de atender as áreas mais remotas e de difícil acesso, quanto a sermos repetitivos, temos que ser sim, pq uma hora esta informação tem que entrar na cachola do povo. Efetivamente nesta batalha o poder do capital está levando a melhor, até porque a própria UIT defende modelos mercantilistas para se levar internet aos cidadãos deste planeta. Não que o mercado não possa explorar este serviço, mas, o “florida” é o povo ficar refém de serviço que só tem seu objetivo para o mercado, se transformando numa rede de controle em prol dos interesses capitais. Para reverter isso as redes precisam ser publicas de forma que existam redes de ultima milha que atendam ao mercado e aos interesses sociais e de soberania. E ao mesmo tempo o povo possa também fazer a gestão deste patrimônio, não deixando tudo entregue as empresas de telecomunicações. Sigamos e fiquemos de olhos abertos, porque a Anatel já quer discutir a mudança de regime colocando tudo como privado e entregar 80 bilhões em patrimônio publico pras teles.

Rui Rodrigues Tem toda a razão, Marcelo Saldanha. Minha sugestão para lançar um satélite é exatamente para dar solução fora do sistema: O satélite seria exclusivo para atender "pequena renda e escolas públicas", tipo passe de ônibus, bolsa família, auxílio maternidade... Querer dar solução dentro do sistema "delles" é Flórida no verão ao meio dia: quente pra K7 e com grande resistência das teles... Não creio que seja mais difícil de obter o que propus do que a proposta de solução conjunta. O que acha?

Marcelo Saldanha Solução conjunta será um osso, porque de um lado (do capital) residem somente os interesses pelo lucro e o resto que se exploda e do outro a garantia dos direitos onde toda a infra-essencial a continuidade e soberania devem ser publicas. O grande detalhe é que os contratos de concessão servem somente para exploração do serviço e as teles querem, dentro de sua sede e ganância infinitas, toda a infra, pois, com ela os governos ficarão reféns, sacou? é simples assim. O “florida” é que o Governo está jogando pra este lado.

Fernanda Tardin Marcelo “borá” trazer este debate pra cá “hermano”, por hora aqui pois tá difícil ir a outras comunidades com a freqüência que ia, neste momento. e tb. porque. ELES estão aqui. E claro não vão sair depois de destacados.

Fernanda Tardin Dagmar VulpiPaulo Batista Gomes Gomes,Paulo Carneiro. Posso perguntar? Seria este motivo que a ' geopolítica' promove audiências públicas, omitem as opções POPULARES (NET BANDA LARGA SEM TELES a no máximo 5 reais , onde a comunidade é dona da antena.), e inibem os movimentos sociais a participarem de manifestações contra sistema opressor e corrupto no ES? Pronto perguntei. MILITANTES nós temos mais bandeiras ideológicas do que as hasteadas por poucos companheiros nas ruas na quinta. Isto antigamente FOI PRIORIDADE DO PT, partido que aprendi , vendo criarem, a saber, o que é IDEOLOGIA.

Marcelo Saldanha Fernanda Tardin esta briga está se acirrando, a UIT irá debater tema similar e relevante no fim do ano, os governos estão escondendo ao máximo as premissas de possibilidade de participação social sobre as redes, pois, isso seria o estopim para a democracia direita, o que é lógico, os políticos temem mais que o diabo da cruz. Temos que insistir e usar todos os espaços possíveis para dar luz a este tema.
Estou aguardando o email do Adriano sobre o geo-referenciamento lá de JF, no mais, as lideranças comunitárias precisam entender que banda larga é um direito humano fundamental, pra que desta forma possam hastear esta bandeira de luta pela internet cidadã.

Fernanda Tardin II Paulo Carneiro teria como em seu Jornal (que tem link direto com outros jornais, rs) fazer uma reportagem sobre a banda larga cidadã? Apresento-te Marcelo Saldanha, coordenador do projeto desenvolvido com a participação da Universidade Norte Fluminense (DARCI RIBEIRO - ' perdi todas as lutas que lutei, mas não gostaria de estar no lugar dos que ganharam)?
Dagmar Vulpi A meu ver o maior dificultador na expansão da banda larga cidadã é o próprio poder público. Não há interesses, primeiro em tornar a internet uma ferramenta de inclusão e conscientização, pois povo informado não é massa manipulada. O outro motivo tão importante quanto a não informação para eles, é o retorno que nossos digníssimos representantes obtém através de dividendos para suas campanhas eleitorais. Há aí uma critica não só aos escalões inferiores ou intermediários, a minha presidenta também passa a responder por com culpa, pois, não adianta querermos colocar a culpa só no meio ou no fim da "conexão", a chefe do executivo precisa também nesse caso, se posicionar favorável e energicamente ao lado povo.

Laerte Henrique Fortes Braga Há dois aspectos nessa questão. A parte técnica e a parte política. Penso que tem que andar juntas, mas neste momento o debate político sobre a banda larga e a autonomia cidadã é decisivo para que as pessoas tenham consciência da luta que se trava e possam ser parte ativa no processo, saindo do esquema dos grupos econômicos. A percepção da própria individualidade no todo e da inserção nesse todo num projeto democrático e popular. A luta política é muito importante, colocar a mão na taça com consciência e isso exige um esforço imenso, pois os "donos" têm muito mais recursos para iludir, que as forças populares para conscientizar.

Fernanda Tardin II O Projeto é simples, dia 31 de maio aqui em Juiz de Fora, MINAS GERAIS terá a primeira antena instalada no estado, Campos tem 8 antenas instalada e o programa consiste em: uma comunidade de até 300 pessoas ( familias0 se juntam para montar uma antena que dá ( depende tamanho) para até 300 pontos. O Custo da antena é único: varia de 3500 reais a 8mil reais e é dividida pelo numero de famílias reunidas ( varia de 70 reais a 25 reais UMA UNICA VEZ) e daí instalada , compra-se o link que rateado por famílias dá um custo mensal de 3 a 5 reais..  LIBERDADE pois acesso barato, em tipo cooperativa, e com amplas possibilidades alem do acesso.


Fernanda Tardin Banda Larga CIDADA - 3 OBJETIVOS
Apoio a processos de inclusão digital de comunidades, rurais ou urbanas, menos favorecidas, no território nacional, e à convergência digital, para o desenvolvimento sócio-econômico e a redução dos desequilíbrios e desigualdades regionais no Brasil, mediante implementação, ampliação e manutenção das redes públicas de acesso à Internet; acesso aos serviços eletrônicos governamentais; interligação entre os órgãos públicos de interesse coletivo; promover a democracia plena, através do controle social em rede, da participação online sobre criação de políticas públicas de relevância popular e disseminação da educação, da cultura, da web cidadania e de modelos econômicos solidários.
Para atingir o objetivo geral do projeto, será necessário atingir os seguintes objetivos específicos:
• Soluções novas e criativas;
• Modelos econômicos de auto-sustentabilidade;
• Relevância imediata para a sociedade; e
• Potencial para impacto sócio-econômico.

Marcelo Saldanha Dagmar Vulpi que belo resumo da tragédia grega. Completo com esta matéria da Presidenta: http://cafe.ebc.com.br/tpl_capa


Fernanda Tardin As metas do projeto são:
- criação de portais de transparência e dados abertos para os governos locais, seguindo os exemplos de países como os Estados Unidos (Data Gov), fornecendo ferramenta indispensável para o controle social das cidades;
- interação e poder de decisão em assuntos da comunidade perante o Poder Público;
- colaboração em massa, incentivando a disseminação do conhecimento entre seus usuários;
- estímulo a parcerias que agreguem desenvolvimento de empreendimentos populares e/ou solidários, aumentando a produtividade e a redução de custos de produtos e serviços;
- aquecimento de mercado e aumento da qualidade de serviços e produtos “concorrentes” dos oferecidos pelo projeto;
- criação de cooperativas de trabalhos, dentro das comunidades, para atender a demanda de serviços para empresas e geração de emprego e renda extra para a população;
- metodologia de ensino a distância (EAD) para a população, com conteúdo desenvolvido dentro de universidades e outras entidades de ensino que sejam parceiras do projeto;
- desenvolvimento de cursos de capacitação e treinamento específicos de empresas da região, através da metodologia de modelagem (PNL).
Agora porque nossos representantes NEGAM AO POVO ESTA CHANCE DE LIBERDADE? isto tem que ser exposto , as VICERAS das demagogias de quem usa de mandatos populares para manipular o POVO e omitir o que de fato interessa o POVO. Com a palavra: Claudio Vereza.

Marcelo Saldanha Laerte Henrique Fortes Braga que bela reflexão e reafirmo, o maior empecilho é o político, pois, é através dele que as grandes corporações capitalistas e monopolistas estão vencendo esta batalha e para vencermos a guerra precisaremos fazer aquilo que nos cabe. Pressão popular sobre os governos, se não conseguirmos fazer isso, o nosso papel é só ficar levando porrada até o povo acordar. O “florida” é que banda larga no imaginário do povo é um serviço a ser consumido e não um direito a ser conquistado. Sema ajuda dos governos, cabe somente aos ativistas e cidadãos conscientes levar a luz deste tema para as massas. Sendo assim, para que não sejamos mártires levam as boas novas para todos e todas e lutarem por esta causa contra o monopólio de um direito e a favor da internet libertadora de mentes e corpos, já que a falta dela também mata, pois, internet é possibilidade de educação e educação, não preciso dizer o que é.  Reforço que temos que olhar para as cidades escolhidas nos editais de cidades digitais do governo e fazer campanha de divulgação de pelo menos duas iniciativas, sendo uma a criação dos conselhos locais de gestão da a internet publica e a garantia de existência, quiçá apoio inicial dos prefeitos para a execução de provedores comunitários, inclusive como premissa de sustentabilidade da internet na cidade. abs e sigamos fortes e juntos.


Dagmar Vulpi Marcelo Saldanha eu ainda não tinha o conhecimento desta importante fala da presidenta, que, aliás, e por acaso foi dada hoje.
Mas o fato dela mostrar essa preocupação em fazer chegar a internet ao ensino básico e universidades, e com qualidade já é um enorme passo, mas ela refere-se neste caso a internet como um facilitador “somente” para os professores, para que esses usem a internet como meio facilitador de informação, indispensável para os alunos em sala, e não podemos deixar de enaltecer essa iniciativa, afinal nossos educadores precisam e muito de ferramentas cada vez mais atualizadas para o desenvolvimento de suas funções, mas, e quando esses alunos não estão no colégio, pois o ensino não se limita â sala de aula, ele deve ser constante, e devendo estar à disposição em toda parte, inclusive e principalmente em suas residências, que poderia inclusive servir além de ferramenta para o conhecimento, formação e inclusão, mas também como auxiliador no processo de tirar muitos de nossos jovens das ruas, pois esses teriam em seus lares ao menos um motivo para não sair para as ruas e ficarem a mercê da bandidagem.

Marcelo Saldanha :-) Dagmar Vulpi apesar de suas colocações positivas, fiz esta postagem mais pra mostrar o quanto existe de falácias no texto. Poderia até crer que a presidenta não está totalmente a par da situação que envolve o tema banda larga, mas seria admitir que ela não está tendo ciência de fatos importantes. Dai é fundamentado dizermos que ela está apoiando um modelo de "políticas publicas" privatizadas, deixando de lado os interesses sociais em prol da situação relativamente cômoda de não ter que assumir responsabilidades sobre investimentos e gestão de direitos, ou seja, o Minicom esta desmantelando o resto que as privatizações não conseguiram fazer e tem endosso dela. Tem mais, ao entregar as redes estamos entregando um direito humano fundamental que seria capaz de mudar muita coisa no país, por fim, se continuar assim, será a 2 maior doação de recursos públicos pra fins privados, pois, somando aos 10 bilhões do FUST e mais os 13 bilhões que estão destinados no PPA, estes valores seriam suficientes para fazermos 3 PNBL com redes publicas...Mas sigamos e tenho fé que a nossa presidenta ainda poderá abrir os olhos para alem das cifras das grandes corporações financiadoras de campanhas e do conluio com a Nova Ordem Mundial em prol das garantias de poder.

Dagmar Vulpi :) Marcelo Saldanha, minhas colocações positivas foram, e sei que você percebeu, acompanhada de criticas. Ponderei como positiva a inserção da internet nas escolas de ensino fundamental e universidades, MAS, a internet não pode ser SOMENTE ferramenta para os professores levarem informação DENTRO das salas de aula, MAS, também que essa esteja disponível nas casas desses jovens, servindo além do conhecimento didático, como auxiliador na área social contribuindo para tirar muitos de nossos jovens das ruas, pois esses teriam um incentivo para permanecerem mais tempo dentro de suas casas, e quanto menos eles ficarem nas ruas, menos estará à mercê da bandidagem.

Marcelo Saldanha Perfeito, e complemento que existe um perigo neste debate sobre levar internet nas escolas, principalmente nas rurais, onde através de uma mascara se pretende através do PL 1481/2007 (lei do FUST), dar os 10 bilhões para as teles construírem redes privadas para supostamente levar internet nas escolas. Diga-se de passagem, que o programa banda larga nas escolas, que hj se limita as escolas urbanas, foi uma troca entre teles e governo e por fim as teles não cumpriram a meta toda. Vale aqui reforçar com todos que averigúem se suas escolas publicas urbanas estão todas conectadas e funcionando, com link de internet de pelo menos 2 mega garantidos. Aqui vai o site da anatel pra esta verificação e validação das informações.http://sistemas.anatel.gov.br/sici/Relatorios/BandaLarga/tela.asp  Verifiquem se as escolas ditas no sistema estão realmente conectadas, pois, descobrimos que muitas escolas estavam como conectadas, mas as teles só levavam o cabo até o poste e informavam que estavam conectadas.

Paulo Carneiro Minha querida amiga, estou dando um tempo, não por vontade própria. Forcei a barra, pisei fundo no acelerador. Suspendi a medicação para retomar a razão. Dei-me mal. Abri o computador agora. Encontrei 89 mensagens novas. Não consegui compensar. Vou precisar de mais alguns dias. Vou procurar apenas acompanhar os companheiros para não perder o foco. Companheiro Marcelo. Nossa amiga Fernanda sugeriu uma reportagem com você tendo como pauta a banda larga. Ela garante que você é o cara. Vamos lá, vou fazer diferente, solicito de você um ensaio para publicar no nosso Jornal: wwww.oporrete.com.br Diga tudo e não nos esconda nada. Esperando que você aceite o convite, mande a matéria via email: prcproducoes@hotmail.com Obrigado, um abraço. 

Rui Rodrigues Tenho que ressaltar o comentário de Adalva Galvão Marangon. Certeza de mudar, só mudando o sistema que deve permitir a retirada do voto dado quando algum ministro ou político, ou ministro-político mijar fora do penico.  Pior que mijam fora do penico e Kham em nossas cabeças.

Marcelo Saldanha Esta na minha lista Rui Rodrigues ver se emplacamos o PRC 68/2011 que permite o voto direito via internet em propostas de iniciativa popular. Não é a democracia direita ainda, mas vai dar um ponto de vantagem pra gente. Só precisamos fazer duas coisas : botar pressão pra que a casa vote favorável e talvez até possamos dar umas pitacas na lei junto ao deputado Paulo Pimenta e depois extrair o mal fétido que assola a CLP, ou seja, tirar Garotinho da Presidência da Comissão de Legislação Participativa. :-) dai poderemos mijar de volta nas cabeças errantes do governo :-) Não é nobre mas vai dar o recado.

Adalva Galvão Marangon Que mude o sistema, façamos campanhas. Fora do penico e o que mais fazem os nossos políticos, Ufaaaaaa!!!! ai ai ai.

Rui Rodrigues Todo o passo na direção dos interesses dos cidadãos é passo bem dado e não pode nem deve ser desprezado. Que assim seja Marcelo Saldanha.

Paulo Carneiro Marcelo Saldanha, nosso Jornal é feito pelo povo e para o povo. O espaço é livre, sem censura. Você estará num palco de debates dos temas recorrentes da nossa sociedade. A democracia é lei, verdadeira, todos que participam e colaboram terão o direito e a garantia de concordar ou discordar de opiniões e conceitos publicados. Ninguém jamais será o dono da verdade, mais ou menos importante do que outro. Seja muito bem vindo. Sei que a amiga Fernanda vai esperar ansiosa para ler as suas primeiras matérias, eu também é claro. Olhares atentos do mestre Dagmar, do Samuel, do André, do Allan, da nossa editora chefa, Ane Duarte, do nosso colunista, desembargador Pedro Feu Rosa, do chefe de redação, Paulo Cesar Dutra, do nosso consultor jurídico, Dr Robson Jaccoud, e também dos assessores que monitoram tudo aquilo que O PORRETE publica. Boa sorte.

Marcelo Saldanha Paulo Carneiro estou empenhado em postar todos os tópicos vitais para o bom debate e até aguardo que apareçam as controvérsias, pois, até hj, ninguém, nem do governo e nem das teles se colocaram para o debate aberto no investimento de acharmos o consenso e a garantia efetiva deste direito rezado em lei. Sigamos meu nobre e com muita empolgação.

Rui Rodrigues Caro Marcelo Saldanha. Desejo todo o sucesso e acompanharei, Mas lembro que dentro do sistema, são tantas as dificuldades, muros e barreiras que nos colocam, incluindo enorme dose de burocracias, como nos sistemas totalitários - também se dizendo democratas - que só vejo uma solução política, com base em parte técnica já definida ou bem alinhavada: Discutir o sistema fora do sistema - indo para as ruas e exigindo o que é de direito reconhecido ou não
Via Dag Vulpi

Nenhum comentário:

Postar um comentário