terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ideb: sete estados não alcançam metas para anos finais do ensino fundamental


Enquanto todas as unidades federativas alcançaram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2011 em relação aos anos iniciais do ensino fundamental, os objetivos para as séries finais ainda são um desafio em sete estados. Dados divulgados hoje (14) pelo Ministério da Educação mostram que as notas de Rondônia, Roraima, do Pará, Amapá, de Sergipe, do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul avançaram desde 2005, porém em ritmo mais lento que a maioria dos avaliados.
Dagmar Vulpi Proponho aos amigos leitores, uma análise crítica sobre a política educacional brasileira.
O sistema atual que, aliás, é o de sempre, mostra-se equivocado, e o governo apoiado por boa parte da sociedade vem adotando formas também equivocadas para mascarar soluções. 
Na teoria o ensino de qualidade “seria” um direito de todo brasileiro e uma obrigação do governo, porém, na prática o que tem se apresentado são remendos, onde a culpa vai sendo retroagida de governo para governo até chegar ao império, e lá, todos os presidentes, governadores e prefeitos do Brasil encontraram o motivo dos baixos salários dos professores, da falta de sala de aulas, da falta de merenda, de escolas caindo aos pedaços, de desvios de verbas e de todos os outros motivos que culminaram por influenciar na qualidade do ensino brasileiro. É isso mesmo amigos, não são os desvios de verbas e o péssimo sistema político do ensino brasileiro os culpados não, a culpa é exclusivamente do sistema escravagista, mas felizmente a solução foi encontrada, num passe de mágica o governo, com o apoio da sociedade organizada e um toque do “casseta e planeta” criou as cotas raciais e nossos problemas acabaram. Agora não faltam mais salas de aulas nem merenda, todo brasileiro tem acesso a um ensino de qualidade e principalmente, nossos professores estão recebendo salários dignos. 

Marcello Lima Querido Amigo Dagmar Vulpi, se analisarmos de forma "fria" podemos notar que existem inúmeros fatores e situações que também não só se limitam ao Governo o Caos de nossa Educação, sabemos que infelizmente famílias deixam crianças e adolesce
ntes no meio do transito,pedindo esmolas (lastimável ), temos um real e grande agravante de não incentivo nem dos pais (alguns) e principalmente do Governo. Como consequência podemos ver uma Classe de Profissionais desmotivada e em certos casos despreparada. O resumo na verdade seria, não existem bons e ruins, infelizmente a maior parte se acomodou a receber o que é ofertado e quando é ofertado, para piorar, quando (raramente) vem em boa qualidade, ainda "querem" colocar como "um favor"...........Boa noite a Todos.

Dagmar Vulpi Concordo com você meu querido amigo, pois são muitas as variantes que levam a essa realidade. Só discordo com a forma que o governo vem mascarando o problema da baixa qualidade do ensino. Se entrarmos na seara das possibilidades dos problemas sociais tão cedo não sairemos de lá, dada a sua complexidade. É hora de alguém assumir o problema e provocar uma revolução no ensino, e penso a Dilma, ser uma ótima proposta para tal. A menos de um mês o Congresso aprovou (com preocupação) a meta de investimentos de 10% do PIB na educação. Pareceu-me uma meta arrojada e que a médio prazo poderia surtir os efeitos desejados, porém, nossos digníssimos que já se mostravam preocupados quando da aprovação, já se arrependeram e o projeto vai ser reavaliado, sendo muito provavelmente reduzido o índice que era de 10% para 6%. Só podemos lamentar, pois um pais que não se dispõe a investir na educação terá que ficar eternamente investindo em segurança e bolsas "sociais".

Marcello Lima Sem comentários, sabemos que estas "supostas" bolsas nem precisariam existir se houvesse uma conformidade maior em nossa renda per capita, se vigorassem um terço das leis e incisos criados, muita coisa poderia estar bem diferente, mas, desculpem-me a vulgaridade, um Povo conhecedor de seus direitos e deveres , é um Povo Forte , imediatamente vai afetar o interesse de muitos.........Abraços!





Nenhum comentário:

Postar um comentário