terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O ATO DEMOCRÁTICO DO VOTO.


08 de Fevereiro 2011

Exercer a soberania popular na distribuição equilibrada do poder, não pode se caracterizar exclusivamente pelo direito ao voto. Os poderes deveriam ser divididos através do controle dos meios de decisão e execução.
Precisamos ter o que é justo e certo, o que pode e deve ser possível a uma sociedade, de acordo com suas leis.
A prerrogativa legal do acesso à saúde, a uma boa educação e segurança é do cidadão, cumprindo as leis que regulam a vida em sociedade, damos aos nossos representantes poder que deriva desta mesma lei, só que a correspondência mútua não existe quando elegemos pseudo representantes.
A ignorância política nos leva muitas vezes a, levar a efeito julgamentos incorretos, nos tornando incapazes de substituir o errado pelo certo, desta forma somos responsáveis por eternizar no poder políticos sem boas qualidades, sem excelência e reputação e sem crédito.

Claudia Colares Meu desejo é ver O POVO elegendo seus representantes sabendo a medida exata do que é JUSTO e CERTO! pura utopia de minha parte.
Claudia Colares Mas o que dá prá fazer é LUTAR e GRITAR CLAMANDO POR DIREITO À EDUCAÇÃO poucas vezes ao dia . Para sermos ouvidos pelos PSEUDOSREPRESANTANTES eleitos por um POVO ainda sem ESCOLA, por isso sem RAZÃO SOCIAL e por isso sem CONSCIÊNCIA POLÍTICA!
Eduardo De Paula Barreto Apesar de vivermos numa democracia, não temos o direito do voto, mas a obrigação do voto. Eu votaria com maior prazer se não fosse obrigado a fazê-lo.
Claudia Colares Lembram do MOBRAL? ? que o governo ensinou aos POVO a SOMENTE escrever o próprio nome para poder votar ( já que o voto de analfabeto foi invalidado ) pois é! poderíamos exigir a obrigatoriedade ao voto , somente os PÓS- GRADUADOS a pós - doutores!
Anônimo Nosso voto será válido quando pudermos dar um pé nas nádegas do parlamentar safado!
Consciencia Politica Quem sabe um dia? O que não podemos é baixar as "armas".
Anônimo As nossas armas são a ternura, união, disciplina, socialização das deliberaçõis, perseverança e determinação, atributos de Revolucionários Autênticos!
Arthur Sauer Muito à propósito, sou contra o voto obrigatório que enseja a compra de votos e toda sorte de corrupção através dele. O que vocês acham?
Arthur Sauer Tinha a proposta de buscar algum advogado aqui no FB que se propusesse a alaborar uma boa minuta de ante-projeto de lei com esse fim para ser subscrito com abaixo-assinado (mínimo de 1.500.000 assinaturas) e levado ao Congresso Nacional.
Arthur Sauer Com a palavra o Dagmar Vulpi.
Dagmar Vulpi Arthur, boa noite e desculpe-me pelo tempo que estendeu até a minha argumentação. Toda ato público em que se manifesta uma opinião política que tem a aprovação ou apreço de várias pessoas merece sentimento de reverência e consideração, com ...maior relevância quando se trata de tema de apelo social, saiba que quando fiz esta publicação esperava realmente atitudes reacionárias dos amigos do grupo. Sou daqueles que não descartam a possibilidade de abraçar bandeiras. Advogado para a minuta não será o maior dos problemas, estou certo que o Dr. Fernando Claro Dias não se privaria da satisfação deste ato. Vamos aprofundar-mos mais no assunto, aguardemos as opiniões de mais amigos. Tens minha integral concordância. Abraço.
Anônimo Confesso que não tenho, ainda, opinião formada sobre esta questão, meu caro, Arthur. O amigo Dagmar - você o conhecerá e saberá porque estou dizendo isso - é muito generoso e parcial com a verdade, quando sugere meu nome para minutar o AP. ...Porém, como não sou de fugir da luta nem dos compromissos - ainda que por ventura não venha concordar com a tese de Arthur - eu aceito o encargo se estiver a altura de minha capacidade e competência. Estamos juntos nesta e em tantas outras!!! Juntos Somos Nós. Juntos Somos Fortes! A hora é essa. Vamos nessa!
Arthur Sauer Mas o mais importante agora é que venhamos a chegar a um consenso.
Arthur Sauer A discussão está lançada.
Claudia Colares Enquanto não tivermos direito à EDUCAÇÃO AMPLA TOTAL E IRRESTRITA , não teremos o DIREITO de ELEGER, SELECIONAR ninguém! Pois só com a EDUCAÇÃO de nosso POVO é que teremos MASSA CRÍTICA para vivermos em PAZ com nossos Direitos e Deveres. Lutemos então pela EDUCAÇÃO com toda a plenitude que nesta palavra RESIDE!
Fernanda Tardin Arthur não sou a favor de nada imposto, porem o voto não sendo obrigatório, na atual conjuntura cultural e social que vivemos, temo que afastariamos ainda mais eleitores e ao contrario, como dantes, coroneis entupiriam correligionarios para... que votassem, o voto de cabestro mesmo. Creio que num futuro proximo, vamos poder de fato fazer esta opção sem sustos, mas na minha opiniao sofreremos um risco ao desobrigar o voto, sem conscientizar que democracia só se constroi com participação popular. O POVO nem sabe que Votar é um dever , dentre tantos outros deveres cidadaos. Grande abraço e um prazer responder a vc. por aqui, CAMINHEMOS, rs Grande abraço
Fernanda Tardin mas quero ouvir outras ideias, sou um ser em construção. rs
Alexandre Valim Machado O voto:"?"
Alexandre Valim Machado Não sei o que dizer sobre isto.
Alexandre Valim Machado O mal não está em ser obrigatório ou não, está nas pessoas que compram e vendme votos. isto acontecerá sendo ou não obrigatório.
Alexandre Valim Machado Concordo, quando dizem educação. Mas não está que estamos vendo. Uma diferente, na justa definição de "educação". Hoje vi em um jornal uma pessoa que ganhou um prêmio em nossa assembléia. Esta nada mais fez que sua obrigação, pois  a servidora pública cumpriu  seu papel. Não trouxe divisas, não realizou atos. Seus emails e ações publicas são verdadeiros teatros. Mas , sabe os caminhos tortuosos dos bastidores. Isto tb tem a ver com votos. O assunto é profundo. parabéns pelo tema. Mas fica minha humilde opinião: mudança de mentalidade, através de uma educação, diferente da ensinada e diferente da pregada pela mídia.
Fernanda Tardin Alexandre, vc. colocou uma situação revoltante e aqui já falada: A compra de votos e a impunidade. O voto pode não ser obrigatório, mas a lei tem que ser aplicada aos que a violarem. Sueli Vidigal, esposa do prefeito da Serra tomou posse ontem. Foi flagrada pela PF e alguns links foram postados aqui. E aí? gostei de sua lembrança. bjao
Anônimo Reverencio a indignação dos compas - que faço minha também - sobre a questão da compra de voto. Não é pelo fato de o voto ser obrigatório que se tem a corrupção e etc. O chamado Curral Eleitoral, prática antiga, é bem anterior à Lei que determina seja o voto obrigatório. Sempre se corrompeu e forçou o Povo a votar numa elite dominante, portanto não é acabando com a obrigatoriedade do voto que acabaremos com a corrupção. Correto?
Fernanda Tardin Para mim eleições é um meio e não um fim. O Voto é uma obrigação das menores, pois só participando que se constrói. Portanto , até termos condições de trilhar para o fim, precisamos de educar, formar, conscientizar o nosso POVO, que sofreu ...um aculturamento e reversão de valores tal que está inerte diante de situações absurdas de opressao er desmando. Sobre compra de votos e a total impunidade, mostro este exemplo acontecido em Conceição da Barra, que a pedidos de compas aqui presente divulgamos e lutamos para minimizar ( ao menos) o efeito da impunidade. Garotos eu vi, foi fato, apesar de inacreditável está documentado:http://jornalorebate.com.br/site/laerte-braga/3565 ( Publicado em milhares de sites, escolhi desta vez o link do Rebate, do amigo dos capixabas MILBES).
Alexandre Valim Machado Obrigado Fernanda.
Fernanda Tardin Alexandre, Juntos Somos Fortes, nada a agradecer. bjao compa.
Alexandre Valim Machado Contem comigo. mesmo quando tivermos opiniões diferentes (o que não foi o caso).
Fernanda Tardin para acessarem docs do caso da compra de votos e a prisão das testemunhas para "pensar' o link. http://protogenescontraacorrupcao.ning.com/profiles/blogs/a-corrupcao-organizada-e-a agora Lelo pode entender o pq. elegeria para presidente... da Câmara o Protógenes? porque ao enfrentar a justiça brasileira, ela de mocinho virou bandido e não se calou e/ou corrompeu. Além de que sempre que precisei mostrar fatos que me causaram medo, foi no blog do Protogenes que consegui fazê-lo e com a cobertura dele e dos amigos dele, quando ainda era delegado. Merece registro, a atuação imediata após denuncia do CNJ, via pedido ao ministro Tarso Genro(justiça) para soltar as detidas. Afinal 10 dias era tempo suficiente para 'pensarem' né? rs
Anônimo Nanda, minha compa, aqui no ES atual há Arquivadores/Engavetadores dos Ministérios Públicos Estadual e Federal que arquivam todas as minhas sugestões, reclamações e requerimento de investigações levadas por este signatário!
Fernanda Tardin não ligue querido, aí no ES somos apenas 'detalhes'. JUNTOS SEREMOS FORTES. bjs
Fernanda Tardin desculpe, posso usar este post aqui, para 'convocar' Lelo para a seqüência do debate que ele 'desafiou' provocativamente e que respondi e ninguém não mais comentou? bjs
Claudia Colares Nanda, concordo com o Fernando se a idéia for de criar um MECANISMO INCORRUPTÍVEL que nos dê ( ao POVO) a chance de respaldar de forma significativa a permanência ou não do resultado de cada eleição.Ou seja, poder EXONERAR de forma Rápida e limpa um mal feitor que não estiver de acordo com o POVO.
Fernanda Tardin Nando e Claudinha, seria um Recall? apoio.

Ter CONSCIÊNCIA POLÍTICA para lutar por uma RAZÃO SOCIAL”.

Um comentário: