sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

VARIANTES À PALAVRA DEMOCRACIA - Debate Parte II



Claudia Colares
 
Lelo, acho que o que hoje sofre supressão é o capitalismo. Esse modelo forjado em papel moeda e vendido ao mundo como boa idéia, tendo o MacDonald’s e armas, como seu principal modelo de varejo.

A social-democracia é a miscigenação , ...a mescla, a batida perfeita, a medida perfeita. Foi forjada sobre valores humanos e suas ideais , tendo como resultado a representação do REAL reconhecimento do ser civilizado e instruído. Livres para conhecer e repassar esse conhecimento adicionando, ou não, seus pontos de vista e com total liberdade para isso. E o que é melhor, esse modelo existe e funciona. Claro que não é bem visto para os remanescentes da tirania. Encontrar um tirano capaz de divulgar uma social – democracia, é tão improvável quanto encontrar um minotauro saboreando uma sopinha de misô! O modelo chinês que segue crescente, a meu ver, é o comunismo corrompido. Pois junto com os hambugeres e armas , o império também envia de brinde o modelo de hipocrisia religiosa e moral sem falar do hábito de desperdício , com isso geram as guerras. Além da demência e isolamento psicológico provocados pelo lema capital: Eu tenho, logo existo. Exemplo disso são as pontes gigantes construídas na china, que caem, devido a má formação que provem do crescer a qualquer custo. Uma pergunta: Você daria , com o coração tranquilo, a seu filho um brinquedo chinês, bem colorido ? pensemos! Eu daria uma bonequinha de palha de banana de Iconha!
Concordamos sobre a universalização do ensino e do conhecimento . Desde que isso não seja mais uma desculpa para protelar e/ou sarciar qualquer direito humano do indivíduo, assim como está sendo a MUNICIPALIZAÇÃO do ensino fundamental de nosso pequenino estado.
Pois enquanto nossas lideranças insistem em resistir ao coronelismo com a negação ao conhecimento, vão se formando abismos e paradoxos entre o crescimento econômico e humano. Como o acesso à universidade e o uso indiscriminado do crack e a liderança em acesso a internet e saber que esses acessos estão presos a três opções: redes sociais, e-mail e pornografia. Outra pergunta: Como aproveitar acessibilidade às novas tecnologias sem conhecimento?
Sempre achei que um médico , quando se vicia em morfina, é porque não descobriu o verdadeiro papel que deveria está cumprindo na sociedade. Que a opção em ser médico foi tomada à partir do salário e não de seu talento ou habilidade naturais. Parecido com celibatários pedófilos.....Talvez ambos fossem ótimos sociólogos ou astro-físicos , se estes tivessem a chance de optar DEMOCRATICAMENTE e não somente , pela tendenciosa opção capital.
Somos sim, 190 milhões distribuídos por mais de 8 milhões de km² , porém mal distribuídos. E todos nós sabemos os motivos...Feudos, êxodo rural, UDR, monocultura, falta de educação nas áreas rurais, blá blá blá... Porém, temos um estado com a população equivalente ou menor do que, a de muitas cidades brasileiras e não damos conta de nenhum pilar. Não temos uma população satisfeita por não ter o básico para a sobrevivência. Talvez por isso, tenhamos tv ‘s de plasma com bluetooth dentro de uma salinha de uma tapera, onde a janela dá paisagem para um esgoto à céu aberto assim como pagarmos duas passagens aéreas para sairmos ou entrarmos no estado.(na falta de um aeroporto que abrigue o movimento de nossa expansão. Agora que reparei que temos shopping centers maiores que o Eurico Sales! A meu ver, um aeroporto moderno, nos dá uma maior chance de interação e cambio de idéias com o resto do mundo. Acho muito emblemática a negação desse recurso dentro do Espírito Santo. Não quero pensar que seja propositalmente para retermos o fluxo de informação e manter a população sob uma vigilância geográfica.
Somos um estado rico em riquezas naturais , bem localizado, um ponto estratégico portuário de fazer inveja a qualquer país do mundo e no entanto.... nos vemos imersos num emaranhado de conchavos políticos que impedem nosso crescimento. Ai ai ai...
Mas vamos seguindo... vamos juntos sonhando com um estado LAICO, Democrático e construído em cima dos valores sociais e de igualdade para todos os que possuam o poder do voto nas mãos. Ao trabalho Congresso Nacional! ao trabalho assembléias legislativas! Avante Senado ! Firme presidenta! À LUTA POVO BRASILEIRO!! Fora coronéis!

Pois Juntos Somos Fortes!

Nanda Tardin
Ivan Seixas outro dia me falava que a ultima batalha contra o capitalismo selvagem será entre os comunistas/socialistas e ex- comunistas/socialistas. E parece que é a verdade, né? Compa Lelo, Como o socialismo está em franca derrocada com Cuba fazendo 51 anos de revolução, Nuestra America cada dia mais forte na revolução bolivariana, o Egito, Turquia quebrando a 'cultura milenar' que era desculpa para a opressao dos povos e os USA( que nos usa) descendo a ladeira? Não entendi de onde veio os dados da queda do socialismo. Já sei foi na TV Gazeta, acertei? (rsrsr)
 


Lelo Coimbra 

Claudia, parabéns pelo esforço teórico. Sinceramente nao creio na perspectiva socialista. O que há esta em pequenas experiencias que podem ate servir de desejo de laboratório, mas nao serão factíveis. Os países grandes se tornam cada vez mais sociedades de massas e esse modelo nao se aplica mais. Compreendo o desejo de uma sociedade justa e igualitária, porque e tambem o meu desejo, mas elas nao se aplicam a gdes sociedades. Hoje, nao teríamos possibilidades de editar revoluções como as soviéticas, chinesas cubanas, atc... Isso nao existe mais..... Estamos num momento onde experiencias podem ter parte de seus experimentos transladados, nao mais que isso. Mas creio nas pessoas e seus valores, nos seus desejos de felicidade e nas possibilidades existentes. Na ética e nos valores da solidariedade. 

 
Lelo Coimbra 

Cara Nanda, minha formacao antecede a "rede gazeta". Quero que vc considere isso nos seus posicionamentos! Acho ate que a associação e uma digressão de tua qualificação, que e muito maior! Revolução bolvariana e uma puta fantasia, Chaves e um corrupto e seu grupo compra bens duráveis em dinheiro, contando nota a nota nas lojas. Você e maior que essa porra!!! Egito e região e outra história, desejo de liberdades sem rumo muito claro. EUA esta fodido, perdendo pedaços todos os dias, daqui a pouco isso estará mais visivel. Nao o eleja como central porque já deixou de ser a muito tempo. São importantes, mas nao mais determinantes, estão no limite!
 


Claudia Colares 
Lelo, esquece o socialismo ou capitalismo, esquece china ou eua, deixa o chávez prá lá. Vc acha impossível acabar com a corrupção de nosso estado? ( vamos por partes )

Nanda Tardin 

Adorei a sugestão, peço desculpas sinceras ao Lelo, por te-lo aliado a (alienada) rede de comunicações.Agradeço as qualidades a mim impostas por ele e prometo: ideologias a parte, seguiremos juntos em prol da solicitação da Claudinha. E seremos de fato compas. bjao Lelo, bom dia e avante, ...O ES Novo de fato, abaixo a corrupção.
 

 
Lelo Coimbra 

Claudia, por corrupção " em nosso estado", você fala do ES como um todo, governos estadual e municipais? Fala de um ou fatos específicos? Compreende o tema como universal ou faz denuncias definidas?

Lelo Coimbra 

Claudia, todos os governos carregam em sua natureza elementos de desvios que incluem a corrupção, que nao e só dinheiro. Portanto esse tema nao e ligado a um ou outro governo mas a natureza humana e busca de facilidades, especialmente no exercicio de poder. Creio que a resposta da sociedade deve ser a luta por transparência permanente com os instrumentos que estão criados, a internet tem se mostrado de grande vigor.
(ultimo comentário desta publicação: 11/02/2001 - 11:36 h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário