segunda-feira, 21 de março de 2011

DEBATE SOBRE REFORMA POLÍTICA NA ASSEMBLÉIA LESGILATIVA DO ES EM 21/03/2011

O grupo ”Consciência Política Razão Social” esteve presente no debate “Reforma Política: o sistema político vigente e as perspectivas de mudança”. Representado por Dagmar Vulpi e Fernanda Tardim.
Com a presença da senadora petista Ana Rita, a Assembléia Legislativa (Ales) discutiu na manhã desta segunda-feira (21) em sessão especial, questões referentes à reforma política que está sendo amplamente debatida em Brasília. O assunto ganhou novo fôlego em terras capixabas, já que será criada ainda nesta semana a Frente Parlamentar Estadual da Reforma Política, composta por diversos deputados e aberta também para outras autoridades municipais e estaduais.
A senadora Ana Rita, durante seus agradecimentos iniciais, falou sobre a importância do debate sobre a reforma política e a participação da sociedade civil, que se não participar efetivamente da discussão, o debate não terá riqueza de conteúdo. A senadora conclamou o povo a participar.
“Porque debater a reforma política? Eu tenho defendido que o debate irá apresentar as propostas de mudanças do nosso sistema eleitoral. Tenho defendido que devemos ouvir o que pensa a opinião pública. Fazer um debate apenas no Congresso Nacional é papel nosso, é nossa obrigação, mas se fizermos o debate apenas ouvindo os parlamentares que lá estão e os partidos políticos não será suficiente. É importante que o povo participe dando opinião”, disse.
Queremos construir um grande Espírito Santo e um Brasil e dar as condições para acabarmos com as distorções nos espaços de poder. Essa é uma tarefa de todos nós”, finalizou.
Dagmar Vulpi entregou um documento em mãos à Senadora Ana Rita, o documento foi elaborado por Laerte Henrique Fortes Braga baseado nos amplos debates realizados neste grupo. (uma cópia fiel deste documento foi publicada, no facebook e no blog do grupo).
Fernanda Tardim participou da composição da mesa a convite do deputado Estadual Cláudio Vereza (PT). Em sua fala defendeu a Reforma Política, enfatizou a necessidade da participação popular nos debates, e sugeriu que uma Reforma Política que atenda realmente os anseios do povo, deveria vir através de uma Constituinte, só assim a vontade popular poderia ser contemplada.
O ex-deputado estadual constituinte João Martins falou sobre as questões prioritárias da reforma. Martins destacou a importância do debate pelos capixabas e a contribuição que será dada à discussão nacional.
Lembrou, ainda em sua fala, que a política é o principal elemento da consciência social e está relacionada com a chance e o espaço da liberdade, mas que está sofrendo com o descrédito da população brasileira.
O ex-deputado estadual paulista Renato Simões (PT-SP), também ressaltou a mobilização social que está sendo feita em torno da reforma e a importância desta participação para garantir a soberania popular. “O processo deve ser conduzido pelo Congresso Nacional com intensa participação popular e, com isso, superando a crise da nossa democracia representativa.
O presidente da Ales, Rodrigo Chamoun (PSB), destacou que o tema depende do povo brasileiro, para corrigir as distorções.
“O País não tem mais condições de esperar. A participação da sociedade é fundamental. Mas é importante lembrar que reforma política nenhuma vai transformar picareta em bom moço. A reforma não transformará o Brasil num mar de rosas porque as instituições são feitas por pessoas com suas qualidades e seus defeitos. É a população brasileira quem pode fortalecer a democracia”.
Os políticos, militantes partidários e militantes de movimentos sociais tem que ter posições claras em relação a este tema. Voto em lista, financiamento público, fim das coligações, fidelidade partidária, cláusula de barreira, suplência de senadores, votos distrital, entre outros temas foram abordados pelo presidente, que fez questão de colocar suas opiniões pessoais sobre os pontos da reforma, como por exemplo, ao defender as eleições gerais (de vereador a presidente) todas no mesmo ano.
Chamoun disse ainda que, em evento anterior e que se repetiram hoje, suas palavras tocavam na “ferida” , e foi aconselhado a não ser tão incisivo em sua defesa da Reforma Política.
A sessão especial para debater a reforma política foi finalizada com um debate e exposição de opiniões dos presentes no evento.
Também estiveram presentes os deputados Luciano Rezende (PPS), Marcelo Coelho (PDT), Luzia Toledo (PMDB), Roberto Carlos (PT), Genivaldo Lievori (PT), Da Vitória (PDT), Nilton Baiano (PP), Gilsinho Lopes (PR), Henrique Vargas (PRP), Lúcia Dornellas (PT), José Esmeraldo (PR), além do procurador de Contas, Domingos Augusto Tauffner e presidentes regionais e estaduais de partidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário