quarta-feira, 30 de março de 2011

PETISTAS SÃO REALMENTE FÁVORAVEIS À LISTA FECHADA?

dagmarvulpi.blogspot.com
 Comissão de Reforma Política aprova proposta de eleições com lista fechada.

Brasília - Os senadores que compõem a Comissão de Reforma Política do Senado aprovaram hoje (29) o modelo de sistema eleitoral proporcional com lista fechada. Isso significa que, na proposta que será levada para votação em plenário, o eleitor não votará mais diretamente no candidato e sim no partido político.
Com isso, os defensores da proposta esperam que os partidos sejam fortalecidos e as campanhas facilitadas. “Fortalece os partidos, nós vamos baratear a campanha e criar condições para o financiamento público”, disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) – um dos maiores defensores da proposta aprovada.
No sistema proporcional com lista fechada, a legenda prepara uma lista por ordem de candidatos prioritários e definida em convenção partidária. De acordo com o número de votos que o partido receber, será definido os eleitos dentro da lista. Por exemplo, um estado que tenha a representação de dez deputados na Câmara Federal e teve 20% dos votos, terá os dois primeiros candidatos de sua lista eleitos.
Com as coligações partidárias proibidas pela mesma proposta de reforma, o eleitor passa então a votar diretamente em uma legenda, sem correr o risco de eleger algum candidato de outro partido. Por outro lado, o cidadão não sabe previamente quais candidatos exatamente estará elegendo, apesar de ter conhecimento da lista completa do partido. O modelo só vale para as eleições de deputados – federais, estaduais e distritais – e vereadores.
Mas, apesar da definição na comissão, o modelo não é consensual e deve provocar polêmicas quando chegar para a votação no plenário do Senado. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) é um dos que ajudaram a aprová-lo na comissão, mas promete apresentar uma emenda posteriormente para modificar a proposta. “Votei no sistema proporcional com lista fechada porque era a proposta menos ruim e eu queria derrubar o modelo distritão, que é o pior. Mas sou totalmente contra listas fechadas”, afirmou.
Demóstenes defende o modelo distrital puro, pelo qual o país é dividido em 513 distritos e os candidatos são eleitos pelo sistema majoritário – o mais votado ganha a eleição. É esta emenda que ele pretende apresentar em plenário.
Para o presidente da comissão, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), a votação de hoje significou um avanço. Alegou que “a pior situação que poderia acontecer seria a não tomada de decisão”.
Apesar disso, Dornelles reconhece que a proposta que está sendo formulada agora pode não ser aprovada definitivamente. “A proposta ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça [CCJ] e pelo plenário. A decisão da comissão é de natureza política, mas não existe nenhuma obrigação de que a CCJ e o plenário a aprovem”, admitiu o senador.
A comissão ainda definirá, na proposta de reforma política, as sugestões sobre temas como filiação e fidelidade partidária, candidatura avulsa, financiamento eleitoral e cláusula de desempenho. O cronograma inicial previa a conclusão do relatório até o dia 5 de abril, mas as votações estão atrasadas e a reunião da próxima quinta-feira (31) não deve ocorrer em função do enterro do ex-vice-presidente da República, José Alencar

Fernanda Tardin depois de 3 vezes reprovada , A PROPOSTA DEFENDIDA POR zE dIRCEU E O LATIFUNDIARIO UDENISTA RONALDO CAIADO FOI APROVADA. a grana deve ter sido maior desta vez nao deu para deputados recusarem. LAMENTAVEL. povo independencia ou morte, rUA JÁ!
Dagmar Vulpi O grupo "Consciência Política Razão Social" estará presente. Vamos participar contribuindo com propostas e críticas, enviando mensagens até o dia 25 de abril para o e-mail: iniciativapopular@reformapolitica.org.br Um conjunto de propostas de iniciativa popular que visam a reforma política será apresentado por entidades representativas da sociedade civil, entre elas a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). O documento tem o objetivo de elaborar uma proposta de projeto de lei de iniciativa popular para ser entregue ao Congresso nacional. 
Com o documento, esperamos alcançar o fortalecimento da democracia direta, a democratização dos partidos políticos, uma reforma não só política, mas no sistema eleitoral brasileiro, e um controle social do processo eleitoral. "A partir dessa reforma, esperamos contribuir para aprimorar o sistema eleitoral brasileiro e aprofundar a democracia".
Claudio Roberto Angelotti Bastos Nada de novo no front!!!
Marcos Rebello Retiraram a postagem? Pois eu posto novamente! - O que mais me surpreende é o balaio de propostas nessa Reforma Politica! Parece mentira, repito ... parece mentira, que um grupo de Senadores, gente tarimbada nessa sacanagem de politica, ve...nha a público, à nação inteira, sem NENHUMA ideia nova sobre como fazer para que a sociedade se governe. Isso que está aí, e o que aconteceu hoje com a aprovação das Listas Fechadas por não haver alternativa, simplesmente não tem classificação. A qualidade dos politicos brasileiros é péssima, tanto em inteligencia como em moral. Agora, juntando isso com o apetite pelo poder é uma combinação fatal. Estou prestes a jogar a toalha e dizer CHEGA! Não tenho mais estomago para atravessar esse pântano. Finalizo dizendo que esse país está quase todo entregue aos interesses financeiros, que desde a independencia estiveram nas mãos dos mesmos interesses, ou aos que hoje se arvoram em negociar pela sociedade com esses mesmos interesses sem a mínima noção sobre como faze-lo em beneficio do povo, porque esse é um jogo de cartas marcadas e a marca é o ganho facil que sucumbe pela fraqueza humana. Não há partido com as regras vigentes capaz de se sobrepor a esses interesses no medio e longo prazos. É nessas horas que eu me envergonho de ser brasileiro, porque a mediocridade é uma afronta à inteligencia e à decência.
Claudio Roberto Angelotti Bastos É estranho este grupo é o que mais some postagens, muitas vezes tenho que postar duas ou até três vezes para a postagem aparecer. A vezes dá uma mensagem de erro dizendo algo parecio com: houve um problema ... não conseguimos encarminha sua mensagem...
Dagmar Vulpi Claudio, estamos com este problema (CRIVO) faz tempo. Para evitar danos maiores criamos o blog do grupo, lá tentamos postar todos os debates ocorridos aqui. Infelizmente estamos passando por uma censura. As vezes as postagens reaparecem, outras vezes não. Mas não nos calaremos. Alguns amigos que faziam parte do grupo nos abandonaram inexplicavelmente, esperamos poder continuar contando com a sua valorosa participação. Grande abraço.
Marcos Rebello Dagmar ... eu comecei a escrever uma resposta mas saiu muito longa, pra variar. Então eu vou posta-la na pagina mesmo la em cima com espaços. Abs
Marcos Rebello Dagmar ...
Temos certeza de que esse grupo tem muita visibilidade porque somos gente que não canta pelo hinário nem lê pela cartilha dos grandes interesses, esses que controlam o Congresso e fazem com que a dívida pública só aumente ano após ano inclusive na administração Lula.
Eu, nas postagens para o Muller, descrevi em poucas palavras qual é o centro da questão. O que está no cerne disso tudo são os grandes interesses financeiros e economicos que EXIGEM da politicalha e do Banco Central que sigam no mesmo tranco para controle absoluto.
Permite-se um crescimentozinho, uma melhorazinha, uma emancipaçãozinha, um controlezinho hemisférico, mas nada que lhes vá colocar uma pedra muito grande no sapato. Ou seja, está tudo muito bem controlado.
Então vem um Lula desses da vida querendo atrapalhar o esquema mas logo no início o colocam no bolso porque em 2002 durante a campanha, quando ele precisava de financiamento, vieram acudi-lo esses mesmos interesses que durante TODA a sua administração sugaram rios de dinheiro. Não é à toa que a dívida interna passou a ser o que é hoje alem dos juros pagos para o serviço dessa dívida, a Selic sempre alta para garantir o "carry trade" bancário e tudo o que vem com isso. Essa dívida interna é externa porque os bancos internacionais, especialmente o carro chefe, o Santander, e depois o HSBC são os credores dessa dívida monstruosa como se o Brasil e os brasileiros não pudessem financiar a sua propria economia por falta de riqueza de qualquer espécie. Riqueza que é prontamente convertida em liquidez e sugada para fora do país. Cade o Bacem nisso senão dando o suporte necessário? vamos fazer uma auditoria? Igual ao FED nos EUA, seria o diabo olhando a cruz. Então, nem pensar, e que o povo nem comente o assunto.
Esse modelo está errado desde o início mas essa cambada não tem culhões para dar um basta, porque estão todos no esquema! Até onde eu sabia eram 27 partidos politicos e crescendo. Todos recebendo mensalão, e todos os deputados e senadores com caixa 2, fora governadores.
Os mesmos interesses seguem minando esse pais desde a independencia. São os mesmos interesses financeiros com uma politica monetária que sobrecarrega e obriga uma politica economica idiota porque retrógrada. O mercado sempre foi cativo, de reserva, a industria com os mesmos atores, o comércio idem com os mesmos grupos exportadores. Mas a sociedade inchando por falta de recursos, porque arregimentada em todos os sentidos. Para amaciá-la deram o impulso ao narcotrafico desde os anos 70, e cadê os militares que não cuidaram da "defesa nacional"? Olharam para o outro lado enquanto o inimigo da sociedade lhes passava por baixo das pernas.
Enquanto isso tivemos um punhado de generais, grampeadores de papel, brincando de manobras militares em exercícios com quem lhes deu uma volta fazendo uma pseudo-revolução para lhes colocar no poder a fim de garantir uma elite pau mandada. Aí está ela até hoje dentro e fora do Congresso cuidando-lhes dos interesses enquanto o povo vive pastando, quando não está trabalhando cortando cana porque não tem uma taxa de juros decente para abrirem seus proprios negocios aumentando a classe média que é a base de qualquer sociedade.
A educação nem se fala, porque serve para manter ou aumentar a burrice. A cultura é TODA importada recebendo um impulso fenomenal depois do advento da internet. A saúde é TODA controlada por um punhado de farmaceuticas multinacionais, companhias de seguro e a industria médica que so sabe fazer plastica e injetar botox - essa é a moda.
Putaqueopariu, macacos me mordam se eu estiver escrevendo qualquer coisa um milimetro fora da realidade desse país. Agora, quando se fala em Reforma Politica essa cambada estremece nas bases e EXIGE que nada saia do controle.
Olhem para essa Comissão do Senado. O que é aquilo pelamordedeus? Aonde está UMA proposta decente sequer? UMAZINHA para dizerem, ok, olha só o que a gente fez pra voces. É inacreditável!!! E para dizerem que conversaram com a sociedade fazem esse show de apresentações com galo cantando em Assembléias Legislativas Estaduais uma canturia de politica desafinada. Quem é que engole aquilo???
Cospiram a Fernanda do debate da Universidade Federal do Espirito Santo e nem deram bola para o que ela disse na Assembleia Legislativa. Era só para deixar falar mesmo. O mesmo deverá acontecer em TODOS os outros estados onde se cantarão o mesmo hino politico desafinado. Mas dizem sim, vamos fazer, vamos fazer pela sociedade. Hipócritas, é tudo conversa fiada. Ninguem aguenta esse Brasil. O país está de tal maneira sucateado que nem dá vontade de andar nas ruas. É tudo papo furado, é tudo lábia para manter os mesmos interesses sugando os valores nacionais.
Queremos uma democracia direta a partir das comunidades e cidades para CORTAR essa sugação pela raiz. Porque uma vez as cidades sendo corretamente administradas, não haverá como o roubo acontecer lá por cima, porque o povo vai exigir que TODO o sistema obedeça a uma nova ordem. E não vai ser a Nova Ordem Mundial, não senhores. Vai ser a Nova Ordem Nacional!
Essa Reforma Politica vai ter que sair como nós queremos ou racha.
Dagmar Vulpi Marcos, parabéns! Tenha certeza, e tranqüilize-se, macacos não poderão te morder, você não escreveu um milímetro que possa ser considerado por alguém em sã consciência como inverdade. Seu comentário vai de encontro ao meu sentimento quando... da publicação da aprovação do sistema por listas fechadas por parte da comissão para a reforma. http://dagmarvulpi.blogspot.com/2011/03/comissao-de-reforma-politica-aprova.html a foto de um boneco chateado e a expressão "EU JÁ SABIA" que usei para expressar o que sentia naquele momento, não foram exatamente as que eu queria usar, e através deste excelente texto você sintetizou a imagem e a frase que eu queria realmente usar para esta publicação. Obrigado pelo apoio, obrigado por compartilhar comigo e com milhares de brasileiros, este sentimento de explícita insatisfação. Grande abraço. 
Mauro Garcia Desculpe Marcos Rebello; suas mensagens,como são longas, eu não leio. Se vc fosse um inimigo, eu não daria este alerta. Assim, vc pode, se achar melhor, além destas,fazer mensagens mais breves. Grande abraço. 
Marcos Rebello De acordo, Mauro. Todos temos as nossas imperfeições. Eu não consigo ser muito suscinto para me explicar. Mas voce deve concordar que tudo obedece a uma dialética, e eu acredito que as conclusões pessoais, mesmo sendo objetivo, carecem de um embasamento lógico porque nem todos partem das mesmas premissas para chegarem à determinadas conclusões, especialmente na politica. Vou ver o que posso fazer, mas não prometo, porque parece vício. Em todo caso, se vc quiser ajudar, eu não dispenso algumas orações. 
Fernanda Tardin se quiser edito com letras diferentes e cores diversas, rsrsrs como fazia e vc. detesta. rsrsrsrs é pegar ou largar quer? E Mauro...duvido que vc. não as lê, os mais jovens talvez , mas vc. é DINO, devora , tô errada? rsrs grande abraço amigo. 
Dagmar Vulpi rsrsrs! 
Marcos Rebello Sei lá, Fernanda. Acho melhor me esforçar no conselho do Pe. Mauro e pegar um cursinho de redação. Ai, dá uma pena cortar tanta palavra bonita .... 
Fernanda Tardin Marcos, seus textos apesar de longos, são faceis de ler pois são escritos numa dinamica de bate papo, com conhecimento, estava brincando com vc. E desejando destacar que PRECISAMOS LER SIM, pois esta é a forma mais certa de que seremos um dia LIVRES , viveremos enfim numa pátria que garantira a todos a justiça social.
Dagmar Vulpi Na atual política percebe-se a deterioração dos valores cívicos em todos os níveis da sociedade. Valores como solidariedade, participação, confiança recíproca nas pessoas e nas instituições políticas nunca estiveram tão fragilizados. Além d...o mais, o modelo neoliberal tem-se mostrado perverso ao acentuar a exclusão social mediante o agravamento dos problemas estruturais, que se refletem no desencanto com a política e na situação de incerteza dos cidadãos com o seu futuro. Assim, percebe-se que a insatisfação com este sistema democrático só tem aumentado.
Perderam-se alguns valores essenciais, o que levou à precarização das relações interpessoais, ao individualismo, à falta de cooperação entre vizinhos e à prática desenfreada do hedonismo. No âmbito político, o resultado não poderia ser diferente: efetiva-se o surgimento de uma cultura política caracterizada pela apatia e pela desconfiança dos cidadãos nas instituições democráticas. Porém, se, por um lado, a globalização neoliberal trouxe relações verticais autoritárias, ditadas pelas leis do mercado, que logrou um minguado crescimento econômico e um agravamento dos problemas sociais, por outro, suscitou a criação e a tentativa de fortalecimento de antigos e novos movimentos sociais contestatórios que começam a utilizar os benefícios de redes de cooperação, a exemplo da que dispomos para interagir neste exato momento. Apesar de ser uma ótima ferramenta, esta rede social junto a seus benefícios, nos impõe restrições. A exemplo do que vem acontecendo intermitentemente. Mais especificamente com o Marcos a Nanda e eu próprio, e nesta ordem.

"ACONTECE QUE A LISTA FECHADA não é decisao de plenario dentro do PT, ... A LISTA FECHADA é imposição do DIRETORIO NACIONAL DO PT,... ditado por ZD sem consultar as bases. Isto não é democracia e nem fortalecera o partido, ao contrario o iguala a partidos coronelistas, de um dono. Este não é o PT da constituição, seus militantes e construtores não acordam com estas colocações. Se tem que ceder que cedam os dirigentes com projetos pessoais no partido, pois quem faz o partido são os MILITANTES e nao os 'donos', mesmo que os coroneis arrumem uma tal filiação em massa , formem cabos eleitorais ao invez de dar formação como era antes. Engraçado é que enquanto Lula presidiu, a democracia de Ze... Dirceu e dos sem votos politicos, não se sobrepoz, perdeu 3 vezes ao ser imposta e votada" NT
Graça Andreatta AndreattaGrande decepção na aprovação da lista fechada. A mim me parece um retorno às capitanias hereditárias, com conotações contemporâneas. Temos pedido diuturnamente a participação popular. O deputado não inventou isto, ma spelo menos tomou a iniciativa. Bom, muito bom.
Carlos Alberto Feitosa Perim  Caros Companheiros,
Penso que é ilusão esperar da reforma política grandes coisas que não seja mudar para continuar o mesmo modelo que não permite uma repres...entação adequada do Povo. A atual composição dos representantes do povo só vai aprovar aquilo que não muda a essência do modelo atual, que os criou e os mantêm.
Mesmo os debates promovidos por companheiros, por quem nutrimos grande admiração, eleitos pelo PT, sobre a reforma política não escapam da armadilha de propor mudanças para não mudar o essencial. Os debates, não entendemos por quais motivos, têm sido organizados de forma a apenas os conferencistas conseguirem expor suas opiniões. Os conferencistas escolhidos até agora têm reproduzido o discurso de quem não quer mudar o essencial chegando mesmo a defender o voto do ministro Fux que enterrou a lei da ficha limpa nas eleições de 2010. Esperamos que esta prática mude tendo em conta critérios que contemplem os intelectuais que participaram na construção do PT, da Cut, dos movimentos sociais. Os intelectuais intelectuais burgueses já têm seus espaços na mídia, o que não acontece com aqueles historicamente comprometidos com a construção do PT e do socialismo que têm sido esquecidos (ou intencionalmente excluídos por não pertencerem à tendencia de quem promoveu o debate, mesmo que tenha um mandato do Partido?) e sequer têm tido a oportunidade nos debates de exporem adequadamente suas ideias e contrapor aquelas dos professores convidados que notoriamente defendem os interesses da elite conservadora, o que é no mínimo contraditório com as explícitas posições dos promotores. Tristes trópicos! Não há porque temer o contraditório. Todos queremos aprofundar a democracia. Ou não?

A propósito, ajuda nesta reflexão, a leitura do texto : Crise e crítica da representação de Henri Lefebvre, que envio em anexo. A tradução é minha, feita para estudar e deve ter problemas que aos poucos vou superando, mas que não impedem o entendimento do essencial.

Obrigado por você existir

Abraços fraternos

Carlos Alberto Feitosa Perim
Grupo de Formadores do PT-ES
Setorial de Ciência e Tecnologia do PT-ES
Engenheiro Civil Especialista em Planejamento Urbano e Regional (cientista social)
Fernanda Tardin depois de 3 vezes reprovada , A PROPOSTA DEFENDIDA POR zE dIRCEU E O LATIFUNDIARIO UDENISTA RONALDO CAIADO FOI APROVADA. a grana deve ter sido maior desta vez nao deu para deputados recusarem. LAMENTAVEL. povo independencia ou morte, rUA JÁ!
Marcos RebelloPela quarta vez vou tentar colocar, mas agora aqui, a minha resposta ao Muller. É incomum isso ocorrer no facebook sem que suscitem suspeitas sobre a administração do grupo por agentes de fora. Mas aqui me valho de mais espaço.
Muller. Se a Fernanda personalisou o debate levando para o lado emocional, tu o fazes de maneira pouco diversa trazendo um tema que toca o lado sentimental que foram os anos de chumbo, algo que em termos práticos e atuais não tem absolutamente nada ver com reforma Politica. Não que eu seja contra, mas de que adianta Comissão da Verdade em um processo administrativo daqui para adiante?
Estamos tratando de que aqui senão da forma mais perfeita de administração pública? Por acaso não é a autonomia a melhor forma? Ou na tua casa quem manda é o vizinho? Porque nesse Brasil quem manda são interesses que sempre estiveram camuflados, tanto antes da ditadura, durante a ditadura, depois da ditadura e agora mais do que nunca porque acima, nas outras postagens de forma concisa e clara, eu expus o centro da questão.
E qual é esse? É o aparelhamento da máquina administrativa distanciada do povo que negocia em nome dele com interesses financeiros e corporativos externos para transferir valores nacionais do trabalhador, negando ao trabalhador tudo aquilo que poderia advir se ELE PRÓPRIO administrasse os seus interesses.
Agora vem um partido que tambem em nome do povo trabalhador se diz que irá negociar com esses mesmos interesses porque durante 8 anos teve um Presidente que, pelo carisma pessoal, obteve a confiança e deu um alento para mudança.
O que está ocorrendo agora é a transferencia dessa autoridade PESSOAL aos que, em vez de DEVOLVER o governo ao seu legitimo DONO, se entitulam herdeiros desse carisma e dessa confiança para usurparem o poder. Esquecem-se de propósito de que uma democracia apenas é válida quando existe autonomia.
Então criam com essas Listas Fechadas um MECANISMO pelo qual, legalmente transferem esse poder à outra elite politica. Esse mecanismo são as Listas Fechadas.
Qual é a grantia nesse novo esquema de que haverá representação de interesses da sociedade? NENHUMA!!! Porque em vez de criarem novos mecanismos de democracia DIRETA, dando autonomia às comunidades, criaram e estão desenvolvendo uma "buffer zone", uma bucha dentro dos partidos para insularem o povo da politica. Mas para mascarar essa bucha falam de democracia intra-partidaria.
Isso, Muller, é uma farsa! Porque essa charada de Fortalecimento de Partidos é para crairem uma classe politica que SEMPRE foi corrupta porque quando alguem negocia por outro que é mantido afastado e ignorante sempre ha corrupção.
Lembre-se, Listas Fechadas são uma sanção legal, um dispositivo legal para insular a classe politica da sociedade. O futuro disso é calamitoso porque a natureza humana quando assume poderes degenera e transgride aquilo que foi intencionado originalmente.
Não há moral alguma nessas Listas Fechadas, muito pelo contrário. E não há nada de novo no Distritão, e o novo das Listas Fechadas é pior .
Fernanda Tardin de forma alguma personalisei o debate, apenas retruquei da forma chantagista com que foi colocada: Os resistentes que lutaram pela democracia..... potz. se era para apelar, apelei com fatos reais, que por acaso VI e VIVI. deixo escolherem as armas, depois de escolhidas armo-me, mas não fujo a luta e sem demagogias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário