quarta-feira, 13 de abril de 2011

‘Um novo Espírito Santo’ Onde a corrupção veste toga

A Editora Capital Cultural está lançando livro de dois combatentes jornalistas, Rogério Medeiros e Stenka do Amaral Calado, bastante conhecidos no meio jornalístico do Rio e S. Paulo, e, a partir de 2002, pelas suas análises, reportagens e editoriais no jornal online capixaba www.seculodiario.com.br.
Rogério e Stenka sintetizam no livro a cobertura diária dos repórteres sobre o escândalo da Operação Naufrágio, ação do Ministério Público do Espírito Santo contra nepotismo, enriquecimento ilícito e corrupção no Judiciário do estado. Houve dezenas de envolvidos, mas apenas seis prisões, graças à intervenção do governador do ES, que o Século Diário – e o livro - denunciam também. O caso é emblemático da nossa necessidade de lutar por um Judiciário limpo, em todos os estados do Brasil.
Esta cobertura, com textos brilhantes dos jornalistas, resulta agora no livro Um novo Espírito Santo - Onde a Corrupção Veste Toga, com lançamento nacional na quarta-feira dia 4 de agosto, às 18:30 horas, no lobby do Museu da República, no bairro do Catete (em frente ao metrô).
A história de um naufrágio 
A “Operação Naufrágio” foi uma ação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF) lançada com o fim de desbaratar uma quadrilha que transformara o Tribunal de Justiça do Espírito Santo em balcão de negócios. Os obstáculos para a cobertura da imprensa ganharam ainda mais dramaticidade pelo envolvimento, no esquema de corrupção, não de um suspeito, mas de praticamente toda uma corporação, o Judiciário local, com as exceções de praxe. E ainda mais devido ao envolvimento de ninguém menos que o chefe do Executivo estadual no período das investigações, o governador Paulo Hartung, empenhado na desconstrução do escândalo através da interferência na mídia capixaba. 
Foi com muito esforço e disposição para lutar pelo direito de informar e opinar que os jornalistas de Século Diário enfrentaram as dificuldades, com a produção de mais de 500 textos nos 436 dias de investigações. Média superior a uma matéria por dia, contra média próxima de zero da mídia corporativa (jornais e tevês locais).
O trabalho aqui reunido reflete o esforço desses profissionais e detalha os fatos que eles levantaram. Mostra não só os bastidores das investigações, mas também o modus operandi do esquema montado pelo governador para dominar as instituições. Ele próprio chamou de arranjo institucional, e criou até slogan na propaganda oficial, “um novo Espírito Santo”.
Para os jornalistas de Século Diário, esta foi a obra do governo Hartung que deu forma e conteúdo ao novo Espírito Santo da publicidade oficial.

Fernanda Tardin aiaia este livro foi lançado em dezembro, no Rio De Janeiro, super badalado o evento, fato politico com cobertura completa mesmo pq. foi lançado na ABI ( associação brasileira de imprensa) e vc. acha que o espiritosantense sabe LER? Nada mudou lá, apesar dos docs. do livro.
Fernanda Tardin Veja o silencio que mergulha este grupo de uns dias para cá. sabe pq? EL REI chegou. Voltou e parece que assombrando meio bastidor da elite politica e economica....
Marcos Rebello Fernanda, o grupo está parado porque já é vício falar e não propor ou organizar. O assunto atualmente de maior importancia é a Reforma Politica e a democratização da Banda Larga para que não fique nas mãos de tres ou quatro grandes empresas... impossibilitando assim a multiplicação da cultura nacional a partir de conteúdo local. Creio que o sentimento de impotencia do brasileiro, diante de tão grandes interesses e da máquina politica que lhes atende, se sente rendido e incapacitado até para pensar criativamente. Mas isso não é um defeito apenas da sociedade, porque mesmo os politicos que deveriam melhorar esse sistema de governo, ou não sabem pensar ou se beneficiam das transações ocultas, porque desde a década de 40 do seculo passado essa Reforma Politica está se arrastando e a única coisa diferente foi essa proposta de Listas Fechadas. Mesmo assim´, em vez de ser algo para o desenvolvimento da democracia, é um retrocesso.
Dagmar Vulpi Marcos e Nanda, eles foram como sempre, maquiavélicos. Jogaram logo um balde de água fria com a aprovação do sistema eleitoral por listas fechadas. Eu mesmo fiquei muito chateado (vide publicação que fiz no momento em que recebi a noticia)h...ttp://dagmarvulpi.blogspot.com/2011/03/comissao-de-reforma-politica-aprova.html. Eles deixaram bem claro que: Se é reforma que queremos, reforma teremos, porém a reforma para beneficiá-los e fortalecê-los ainda mais. O pior é que muitos dos militantes do PT abraçaram a bandeira pseudo-fortalecedora partidária e se calaram. O PT espertamente orientou alguns dos seus, a exemplo do ocorrido na Assembléia ES para defenderem suas posições e ignorando a manifestação popular. Eu e a Nanda sentimos isso na carne, pois lá estivemos presentes e não fomos ouvidos. Gostei muito da Senadora Ana Rita, percebe-se que se trata de uma ótima pessoa, porém infelizmente estão usando sua doçura e educação para venderem o peixe estragado. 
Marcos Rebello Dag, eu li a tua colocação da primeira vez e concordei inteiramente. Listas Fechadas é para separar ainda mais a classe politica da sociedade. Isso só vê quem para um minuto para pensar. Agora, militância partidária é coisa para imbecil, p...ara gente que não pensa e prefere ser pau mandado para fazer volume nas ruas como se isso fosse vontade cosciente. Foi como eu disse ao Muller aqui semanas atras: militancia partidária so serve para quando um grande do partido estala os dedos acontecer uma passeata. Isso é democracia? O Império Romano ruiu exatamente por isso, porque a pressão da politica era tão intensa e o estado cada vez mais repressor que a sociedade abria mão, cada vez mais, dos seus direitos de escolha e decisão passando essa responsabilidade para a classe politica que foi ficando mais e mais tirana! O próprio Karl Marx reconheceu isso. Portanto essas Listas Fechadas são uma INSANIDADE! 
Marcos Rebello Ainda sobre esse assunto: acabei de assistir à entrevista de Jesse Ventura na CNN onde ele disse com todas as palavras que o que temos hoje nos EUA é um controle total do governo pelas grandes corporações. E ele deu como exemplo o que acontece: por ano o governo declara que 6 milhões de documentos são secretos e não podem ser lidos. Então ele pergunta: que espécie de democracia é essa que o governo não permite que a sociedade fique sabendo como ela está sendo governada? 
  • Fernanda Tardin eu falei que o EL REI chegando a participação aqui cairia, né? olha esta aí:
    Dagmar Vulpi Voce além de tudo é vidente também?Ou é só coerente?rsrsrsrsrs

  • Fernanda Tardin nem precisaria ser bruxa ( e sou) para 'adivinhar' rsrs sou capixaba uai.......padeci oito anos..... rsrs bjao saudades deste grupo, amanha volto com força em tempo integral, rsrs
  • Dagmar Vulpi Nanda ainda bem que começou aquela novela do SBT para eu continuar lutando por alguma coisa, falo do abaixo assiando que registrei. Por aqui no consciencia está às moscas, só mesmo eu e o Jose Roberto que postamos alguma coisa. Até o Marcos se calou.

Um comentário:

  1. Propostas, organização, equilíbrio, discernimento, projetos... A realidade virtual diverge imensamente da realidade "real", aqui as coisas acontecem diferentes. O pão de todos é o pão de cada um.
    O grupo é bom, mas precisamos que cada um mobilize sua ação no seu campo de ação. O nosso grupo virtual fala um pouco demagogicamente.
    Vamos traçar metas, conhecer os descaminhos, ai sim, talvez, tenhamos sucesso!
    Dag, não esta "às moscas".Acompanho sempre, absorvendo o me atrai.
    Vamos sair do virtual e colocar nossos pensamentos e atitudes aqui, onde o povo tem acesso!
    Não importa a posição política dos membros, importa sim que todos desejamos cumprir a democracia.
    Faz-se necessário que não limitemos nosso conhecimento. Bjs

    ResponderExcluir