terça-feira, 3 de maio de 2011

A Reforma Política é a mais importante das Reformas

Postagem Dag Vulpi 03/05/2011
Publicação José Parra


Jose Parra A Reforma Política é a mais importante das Reformas uma vez que proporcionará aprimoramentos na atual estrutura Política / Eleitoral. Portanto, FOCAR o debate sobre esse tema é de fundamental importância.
Gerry Confort FOCAR esta é a palavra amigo, parar com divagações é isso ai Valeu José.
Jose Parra Gerry, Correções estruturais para uma democracia verdadeiramente e proporcioanalmente representativa e necessario ser priorizada...
Jose Parra O Senado é o Melhor exemplo desse absurdo representativo , temos 21 Senadores que representam Estados com quase 60% dos Eleitores Brasileiros, aproximadamente 75 milhoes de eleitores e 60 Senadores representam Estados com quase 40% dos eleitores . Dando ao Norte, Nordeste, C.O. uma procuração de 75% dos votos do Senado.
Jose Parra O mesmo ocorre na Camara , com distorções
Jose Parra Veja se tem alguma lógica de representatividade que Roraima com 420.000 ( mil ) habitantes eleger 3 Senadores e São Paulo com 42 .000.000 (milhoes) de habitantes tambem eleger 3 Senadores
Jose Parra Copiamos o modelo Americano BICAMERAL, isto é : Camara dos Deputados (representa o povo) e a Camara do Senado (representa os Estados). Mas nos EUA os Estados são independentes , com orçamentos independentes , legislações independentes. etc... aqui temos quase tudo centralizado... no Governo Federal...
Jose Parra Penso que para minimizarmos essas distorções ... deveriamos avaliar a implantação do sistema UNICAMERAL... Uma unica CAMARA... isto é : unir a Camara dos Deputados e Senadores...além economizarmos quase 3 Bilhoes de reais destinados para manter o Senado caso haja a extinção do Senado Federal.
Jose Parra Economizariamos quase 3 BIlhoes de reais hoje gastos anualmente para manter o senado com 81 Senadores... todo esse Gasto para manter a estrutura atual, com 5.000 funcionarios na ativa e 5.000 funcionarios aposentados... para assessorar 81 ilustres Senadores...
Jose Parra Penso fazer muito mais sentido para o Legislativo Federal uma UNICA CAMARA Legislativa, assim como ocorre nos Estados (Assembléias) e Camaras de Vereadores nos Municipios.. Mais enxuta, objetiva, mais agil, no tramite dos Projetos a serem votados.
Gerry Confort Grande José, concordo com muito daquilo que voce colocou, vou um pouco mais fundo na Reforma e te coloco uma questão que é no meu entendimento algo que não está sendo dicutido, "O LADO DE DENTRO"
Gerry Confort O que é este "lado de dentro"? - O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA E DO SENADO", estes "Regimentos", que não nos é dado o conhecimento deveria ser colocado na PAUTA
Gerry Confort Veja só, "Colégio de Lideres", quem são e porque o são?, eu não dei meu voto a eles, "Lider da Maioria" quem decide ?, Lider da Minoria quem decide? eu não fui consultado.
Jose Parra Gerry, Os regimentos são publicos , é so entrar no site da Camara e Senado que poderá se obter... ou atraves do Partido de sua filiação, ou ainda através do Deputado de seu conhecimento.
Gerry Confort VOTO ABERTO SEMPRE, não mais decisões feitas em nosso nome nos bastidores, sabe aquela cena (aqueles que concordarem permaneçam como estão - aprovado) não concordo com isto, CLAREZA NAS VOTAÇÕES
Gerry Confort Sim José públicos, mas não significam que tenham sido aprovados pelo conjunto da sociedade, portanto manipulados de acordo com os "comandantes" do dia, não sei se estou me fazendo entender
Jose Parra O Fechamento de Questão ... artificio que os Partido impõe a suas bancadas , através dos Lideres, permite que a Camara e o Senado sejam praticamente representados por uma minoria de parlamentares. Quase uma Ditadura Partidaria ou de Lideranças mais experientes.
Jose Parra O Restante das bancadas são mera massa de manobra... verdadeiros Zumbis
Gerry Confort Exatamente, temos por aqui um Artigo do Francisco que é chamado se não me engano "A Ditadura que vivemos"
Jose Parra Temos que definir estruturalmente o sistema que mais represente as aspirações do eleitor brasileiro. Penso que uma das prioridades é Redefinir o se vamos de BICAMERAL ou UNICAMERAL... uma vez que são os alicerces do aprimoramento representativo do Legislativo Federal.
Jose Parra Se BICAMERAL, ajustes de representação são necessarios... Por exemplo todos os Estados terem pelo menos um Senador Representante, isto é 27 Senadores , o que para muitos Estado é uma super Representação. As demais vagas deveriam ser distribuidas proporcionalmente ao numero de eleitores dos Estado.
Gerry Confort Esta é uma das partes em que concordo, a Sub representação de São Paulo e outros estados é um artifício que foi criado e que por conta do mesmo dificilmente passa, pois os estados "menores" acabam por serem maioria, sabe José estou quase sendo convencido da necessidade de uma "mini constituinte"
Jose Parra Pessoalmente sou favoravel ao sistema UNICAMERAL, 513 Deputados da Camara Unica Federal.
Jose Parra Com o sistema UNICAMERAL , eliminariamos essa distorção representativa do Senado... e deixariamos de ficar gastando energia se os Estados estão ou não sub representados. Uma vez que a Camara tem na origem uma sistematica de representatividade mais aproximada da proporcionalidade eleitoral.
Gerry Confort Confesso que não tenho opinião formada, sobre esta questão especifica. E por conta de minha posição vejo da máxima importância este nosso grupo, pois creio que algumas questões, devem ser conversadas, sugeri um questionário por aqui,qual sua opinião ?
Jose Parra Penso que a Representatividade na Camara tambem precisa de Ajustes... não é possivel que um cidadão possa ter um peso de voto 39 vezes maior que do outro eleitor... Isso tambem precisa ser corrigido. diminuindo o numero minimo de Deputados dos Estados com poucos eleitores.
Jose Parra Gerry, acho pertinente sua sugestão , até para dirigir FOCO na priorização de energias a serem gastas sobre os temas discutidos.
Gerry Confort Concordo, mas como disse anteriormente, dificilmente passa pela votação lá entre eles, se vier para cá entre nós, tal como colocado de termos um referendo, aqui a coisa muda de figura.
Gerry Confort Referente ao questionário vamos juntos, falaremos com os demais e agilizaremos esta questão.
Gerry Confort Capitulo referendo deve ser ponto a ponto e não pacote fechado
Gerry Confort Votariamos cada uma das reformas e não o conjunto, e cada uma ser amplamente divulgada
Gerry Confort com a midia oferecendo como nas campanhas oprtunidades de divulgação
Gerry Confort não tendo é obvio a distribuição de horário por partido
Jose Parra O Voto em Lista e ou Distrital é um dos temas que deveria ser priorizado. Pois é de fundamental importancia para a aproximação ou não da base eleitoral despolitizada. Pessoalmente não sou favoravel ao voto em Lista... Uma vez que tal sistema é mais uma forma de consolidar/eternizar os caciques partidarios . Fatalmente somente os dirigentes acabaram sendo os indicados.
Gerry Confort mas sim por ponto da reforma –
Gerry Confort Voto Distrital sim, Lista não - Concordamos neste ponto também.
Jose Parra Uma forma de contemporizar as duas tendencias no Congresso. Penso ser o Voto distrital misto o mais adequado para o momento da nossa Democracia. 50% em lista ( atender os Lideres Partidarios ) e 50% Distrital... ( fomentando novas lideranças ) candidatos proximos do eleitor.
Jose Parra É preciso avaliar que cada referendo custa R$ 500.000.000,00 mais despesas de publicidade.
Jose Parra Penso ser importante tornar a atual Comissão Especial da Reforma Politica, em Comissão Especial PERMANENTE da Reforma Politica. Não será com uma unica Comissão que iremos solucionar todas as necessidades de ajuste na nossa Legislação Eleitoral.
Gerry Confort O Presidente do TSE já considerou que é viável fazermos referendo. Alias este é um princípio constitucional, e por exemplo só a economia com "pequenas" despesas que os parlamentares tem por "direito?", pagaria tantos referendo e/ou plebiscitos que não seria necessário nenhum outro tipo de verba, será que eles abrem mão de algumas mordomias?
Jose Parra Corretissiimo Gerry...
Gerry Confort Espero que os demais amigos vejam esta nossa conversa e manifestem opinião, até porque já é um inicio de questionário. Já temos muitas perguntas e alguns consensos, vamos em frente José
José Claudio de Paula Vou me envolver no debate e defender o posicionamento do
companheiro petista a favor da lista partidária... não acho que, com ela, viveremos no melhor dos mundos, mas tenho certeza de que melhoraremos a representação política do parlamento ...brasileiro em todo os níveis... hoje, desgraçadamente, o eleito não tem compromisso com nenhuma idéia coletiva e afirma prestar contas aos seus eleitores... no entanto, eu não tenho notícias de quem, fora do PT, tenha promovido qualquer tipo de atividade de prestação de contas com seus companheiros de partido e apoiadores... no PT, os candidatos e candidatas têm compromisso com o programa partidário e com os apoiadores e eleitores... ainda tem mais... o sistema atual, de voto proporcional e uninominal favorece o aparecimento de figuras públicas que, ao mesmo tempo efêmeras e descomprometidas, não tem vida longa nem na política nem nos grandes debates nacionais e ainda carregam com eles, ao se elegerem, algumas pessoas que não foram votadas... o voto em lista é mais justo e mais equilibrado e corrgiria essa distorção...reafirmo a defesa do voto em lista... nós petistas não temos medo da suposta maior influênca de nossos dirigentes... nosso estatuto e nossa prática partidária são democráticos o suficiente para assegurar a presença paritária de mulheres nas listas e a colocação importante de negros e jovens nas nossas chapas... saudações...
Fernanda Tardin Não compartilho que lista fechada vai oportunizar mandatos femininos. TEMOS FORÇA para buscar nossa representatividade nas urnas democraticamente. Basta fazermos
Dagmar Vulpi LISTA FECHADA = VOTO INDIRETO. Não podemos permitir que depois de tanto suor e até sangue para conquistarmos o sagrado direito do voto direto (DIRETAS JÁ) abrir mão dele. Não podemos permitir que a vontade de uns poucos que se encontram nos... comandos dos partidos, tirem proveito da situação para se fortalecerem pessoalmente, alegando estarem fortalecendo suas legendas. Devemos lutar pela continuidade do direito democrático do voto e não para o fim desse.
José Claudio de Paula Acho sinceramente que os que atacam a lista fechada qualificando o sistema como de "voto indireto" ou estão mal informados ou são mal intencionados... "voto indireto" é quando vc elege uma pessoa que nem sabe o nome tendo votado em outro candidato... os eleitores do dr. Enéas e do estilista Clodovil contribuíram para transformar em deputados candidatos que não obtiveram nem mil votos...
Fernanda Tardin Eu não sei o que é mal intencionados para vc., companheiro, mas não sou mal informada . http://juntosomos-fortes.blogspot.com/2011/05/sobre-lista-fechada-e-fala-de-uns.html tenho pq. temer a democracia se achar ( ainda não achei e renunciei... a candidatura imediatamente após a convenção de nosso partido) que deva ser candidata, ainda , repito não acho. http://juntosomos-fortes.blogspot.com/2011/05/sobre-lista-fechada-e-fala-de-uns.html abraços.
Fernanda Tardin e para acabar com eleições do tipo que elegeram os legendas de Clodovil, Enéias, Tiririca.... é só acabar com esta questão de legenda. que te, Lista fechada com isto?
Dagmar Vulpi Caro José, mal informado existe a possibilidade, mal intencionado jamais sou brasileiro e quero o melhor para o Brasil. Voto indireto não é só quando você vota sem saber o nome, indireto é tudo que não é direto, votando no partido e não na ...legenda, eu estarei votando indiretamente sim. Não ataco a lista fechada muito menos os que a defende, simplesmente não concordo, é o meu ponto de vista, assim como a considero sim como voto indireto.
José Claudio de Paula Explicando... a lista fechada não vai mais permitir a candidatura de figuras públicas... para serem candidatos e fazerem parte de alguma lista em alguma colocação que lhes assegure a eleição eles terão que fazer parte de algum partido polít...ico.. ah... o comentário anterior não era dirigido a vc... mas, se vc considerou assim, espero ter contribuído para que nós nos informemos mutuamente, sem preconceitos e idéias pré-concebidas... ainda assim, continuo a favor da lista fechada...
Fernanda Tardin hum explicado a lista fechada vai propiciar aos sem votos de execiutivas partidarias " bem intencionados' a se elegerem......... de fato, PREFIRO ser mal intencionada. EU SOU .
Dagmar Vulpi Caro José, agora quem parece mal informado é o senhor, o sistema eleitoral por lista fechada não impedirá que os partidos lancem candidatos "figuras publicas", o partido lançará quem bem lhes convir, inclusive "figuras publicas".
Dagmar Vulpi Só mais uma coisa, em sendo aprovado o sistema de lista fechada será para todas as legendas. Quem nos garantirá que nas demais legendas os "caciques" estarão preocupados com a democracia à exemplo do PT.
José Claudio de Paula Caro Dagmar... as figuras públicas no sistema de lista fechada terão que disputar seus lugares na lista em uma convenção democrática... meu Partido, o PT, já pratica a proporcionalidade na compsição das direções partidárias... dá um trabalh...ão danado fazer valer a demcracia interna... masval a pena... na elaboração da lista fechada vamos evoluir para a "proporcioanalidad qualificada"... que garantirá às minorias uma colocação viável eleitoralmente na lista fechada... não vejo sistema mais justo e mais democrático... acredito no PT e não tenho motivos para pensar que pode ser diferente... no entanto, devo admitir que se formos raciocinar na maneira como funcionam os outros partidos, daí a coisa realmente pode ser mais difícil... mas não há nada melhor que o aprndizado da democracia... o sistema atual, por exemplo, não é perfeito, mas é infinitamente melhor do que a distribuição de cédulas preenchidas que os coronéis faziam antigamente ou a nomeação pura e simples dos cargos executivos ou de um terço do senado como a ditadura militar fazia...
Dagmar Vulpi José, agora estamos falando a mesma linguagem, ainda que de forma divergente. As figuras publicas terão que disputar seus lugares (talvez) no PT, e nos demais partidos? onde é evidente a falta de pragmatismo ideológico e sem linha programát...ica definida. Precisamos pensar num todo, temos que neste momento de importância vital para o futuro político democrático para o Brasil, considerarmos todas as possibilidades, inclusive e principalmente as que estão fora da possibilidade de controle. Precisamos olhar adiante e para os lados, felizmente existe o pluripartidarismo, é uma forma de fazer com que os partidos lutem por seu espaço. Não podemos fortalecer partidos que não tenham compromisso com os seus representados e nem com nosso país. Não podemos, pois não serve como parâmetro fazer um paralelo entre o sistema atual e os dos tempos das cédulas preenchidas.
José Claudio de Paula Gostaria de fazer essa conversa pessoalmente... penso que temos mesmo muito a contribuir para o aperfeiçoamento da democracia... o PT sempre foi maio vanguardista no modo de pensar e de fazer política, um dos exemplos disso é a cota de mulh...eres... inicialmente ela só existia internamente no PT para a composição das direções, posteriormente a regra foi incorporada à legislação eleitoral e, hoje, vale para todos os partidos...
José Claudio de Paula O problema da fraqueza ideológica dos partidos políticos brasileiros é real... penso que um dos meios de resolver isso é a mudança da forma de escolha dos eleitos... o estabelecimento de regras mais rigorosas na elaboração das listas partidárias deve forçar os partidos, todos eles, a se adaptarem...
Fernanda Tardin mulheres mal intencionadas e petistas podem ampliar este debate?
Jose Parra O voto em lista em pouco irá contribuir para o apriporamente do sistema eleitoral... Em primeiro lugar quem dá a legenda para os Tiriricas da vida são os Partidos... Os Partidos que assim acharem conveniente continuarão a colocar esse tipo de candidato na lista e ainda irão pedir voto no horario eleitoral para votar na Legenda...
Jose Parra A Eleição passa a ser indireta pois os votos serão no Partido e os Partidos colocarão na lista quem for do interesse da cupula , mesmo que não sejam bons de voto... Poderá ter um candidato potencialmente eleito que na pratica teria menos votos que aquele que o Eneas levou junto.
Jose Parra Proteger a participação das mulheres é pura sandice... a legislação da proteção para que 30% dos candidatos a candidatos sejam mulheres. Penso que o sistema mais democratico e mais representativo é o DISTRIAL, e o conciliador entre os dois sistema é o DISTRITAL MISTO..
Jose Parra O atual sistema proporcional ... de eleição por coeficiente ja está sendo eliminado nas atuais comissãoes da Reforma politica da Camara e do Senado. Como tambem o fim das coligações para eleições do Legislativo, Vereador, Deputados Estaduais e Federais.
Fernanda Tardin apoio a ideia de e "o conciliador entre os dois sistema é o DISTRITAL MISTO..." além do Financiamento publico de campanha , Tempo minimo em Horario Eleitoral e gravação ao VIVO deste. Nada de mascaras. Mas nada me tira da cabeça a necessidade de formar cidadaos. Por Uma assembleia Nacional Constituinte e Plesbicito Lutemos.
Jose Parra O DISTRITAL MISTO ameniza o medo das Cupulas Partidarias perderem o controle dos Partidos e obviamente teriam 50% das indicações em lista e 50% por Distritos... Já teriamos um grande avanço no sistema de representação... e integração com o eleitor.
Fernanda Tardin Mas o Misto vai obrigar o representante a ter e cumprir os vinculos com suas bases. O Povo quando resgatar seu dever de cidadao e exercer a sua cidadania, obriga a partidos e politicos a seguir a linha.... por isto defendo plesbicito. Bjao.
Azenor Sousa Gostei das idéias aqui postadas,mas não se esqueça que a grande maioria do povo são analfabetos políticos,para haver reforma é preciso mobilizar,e para mobilizar é preciso concientizar...Sugiro mostrar exemplos pratícos de democracias bem sucedidas.
Jose Parra Penso que o Referendo é um bom mecanismo de consulta para aprovar ou não temas que impactem significativamente a vida dos cidadãos. Porém não deveria ser uma forma corriqueira de se LESGISLAR, afinal elegemos um Congresso para isso.
Jose Parra Democracia Direta, com o Governo Federal centralizando quase todo o Orçamento, como no caso do Brasil, com verbas de publicidade sem limites de gastos ( ultimos 8 anos 10 BILHOES de reais), faz a midia nacional ficar refém dos Governos de plantão.
Jose Parra O Plebicito / Referendo, aliado a governos populista como na Venezuela e outros países Latinos Americanos são altamente perigosos para caminharmos para um Regime autoritario...
Jose Parra Qual o veiculo de comunicação que irá emitir uma opinião verdadeiramente independente , sem amenizar os impactos negativos para o governo. A possibilidade da guilhotina das verbas de publicidade federais estarão sempre falando mais alto nos controles editorias, uma vez que o Governo é um dos maiores investidores em publicidade do país.
Jose Parra Afinal todos desejam continuar recebendo altas verbas de publicidade da Petrobras, Correios, Banco do Brasil, Caixa Economica Federal , Campanhas de Saude Publica do Ministerio da Saude , etc etc
Jose Parra Não precisamos de um Estado Paternalista... uma vez que hoje, fica nas mãos do Governo Federal a decisão em qual Estado ou Municipio será benefiado com os Recursos vindos dos Proprios Estados e Municipios... Penso que o orçamento Federal ...deveria Gerenciar os Recursos para a manutenção da maquina Publica Federal, Forças Armadas , Projeto de Interesse Nacional e Projetos Regionais estrategicos e deixar para os Estados e Municipios gerenciarem os seus proprios recursos. 
Jose Parra Penso que a Reforma Politica , deveria tambem FOCAR a melhora da qualidade Representativa do Congresso, o nivel de escolaridade definida nos moldes das exigencias das contrataçoes do funcionalismo Publico Federal... exigencia de Curso Universitario, Cursos de Administração Publica, Cursos de Legislação Federal, Estadual e Municipal... etc..
Jose Parra Não é possivel aceitar, que muitas vezes nossos legisladores eleitos sejam desqualificados para exercerem seus cargos e na maioria servirem de massa de manobra dos lideres partidarios.
distorções do atual sistema são tantas, que nos faz pensar que qualquer mudança só poderia melhorar a forma de escolha dos parlamentares. Isto não é verdade: podem advir mudanças para pior. Para muito pior. É o caso da votação em lista fechada ou preordenada.
Jose Parra Neste sistema, o eleitor deixa de votar em um candidato e passa a votar em um partido político. Cada partido elegerá deputados de acordo com a percentagem dos votos obtidos. Os eleitos serão os primeiros nomes na lista preordenada pela direção partidária. Se, feitos os cálculos dos resultados eleitorais, couberem dez cadeiras a um determinado partido, os eleitos serão os dez primeiros nomes da lista.
Jose Parra Os inconvenientes do sistema de lista fechada são óbvios:
1) o eleitor deixa de poder votar no candidato de sua preferência e, por isso, perde sentido acompanhar o desempenho de cada um dos eleitos, já que o voto nas próximas eleições não poderá levar em conta a performance dos mesmos e sim dos partidos;
 
Jose Parra ‎2) aumenta radicalmente a distância entre os eleitores e os eleitos, não somente porque diminui o interesse em acompanhar o desempenho pessoal de cada um dos eleitos, mas também porque o parlamentar deixa de ter razões para prestar contas... de seu mandato ao povo, já que ele deve sua eleição ao partido, que o colocou entre os primeiros lugares na lista fechada. Os eleitos passam a dedicar majoritariamente seu tempo para dar satisfações aos lideres partidários ou aos delegados que tenham o poder de, numa convenção partidária, definir os primeiros nomes em uma lista fechada para as próximas eleições;
Jose Parra ‎3) facilita tremendamente a compra de votos, pois as eleições, na prática, deixam de ser decididas nas urnas e passam a ser consumadas num colegiado muito menor, seja nas convenções partidárias, onde só votam os delegados ou os filiados, ou, o que é ainda pior, por decisões autoritárias das lideranças partidárias; 
Jose Parra ‎4) impede a renovação, pois os primeiros lugares na lista serão sempre ocupados pelas mesmas pessoas, os donos do partido, eufemisticamente chamados de "lideranças naturais", afastando os jovens e novas lideranças comunitárias. Estes serão... os mais prejudicados por uma eventual adoção da lista fechada: quem quiser disputar um cargo político precisará ficar esperando que algum dos antigos e permanentes caciques se aposente ou morra; 
Jose Parra ‎5) serve de pretexto para a implantação do "financiamento público" das campanhas eleitorais. Isto implicaria um dispêndio hoje estimado em R$ 7,00 por eleitor. Como no Brasil somos 136 milhões de eleitores, os cofres públicos teriam que g...astar quase R$ 1 bilhão a mais, além do que já é gasto para custear os horários eleitorais gratuitos e os fundos partidários. Este novo vultoso aporte de recursos públicos ou advirá de uma arrecadação extra de impostos ou será desviado de outras rubricas orçamentárias, deixando de propiciar investimentos ou financiamento de políticas sociais; 
Jose Parra ‎6) na prática, o sistema de lista fechada substitui a eleição direta (embora o voto direto seja clausula pétrea da Constituição Federal) pela eleição indireta, já que os eleitores terão participação mínima no resultado das eleições. A verd...adeira e decisiva escolha se dará no momento em que, na intimidade dos partidos, "interna corporis", for definida a ordem dos nomes em sua lista fechada (ROLLO, A.: Reforma Política, 2007).
Jose Parra A democracia tem por base que o eleitor escolha diretamente seu candidato para representá-lo no Legislativo. Com o voto em lista, ele deixa de fazê-lo. O partido é que será representado, e não mais o povo.
Jose Parra Se cabe aos partidos políticos priorizar e definir quem serão os eleitos, o eleitor não poderá rejeitar, via voto, os maus candidatos. De principal personagem na escolha de seus representantes, o eleitor passa a ter papel secundário, servindo única e exclusivamente para indicar o número de cadeiras que os partidos terão no legislativo.
Jose Parra A questão fundamental é saber se o eleitor está disposto a abrir mão do seu direito de escolher diretamente seus candidatos e aceita delegar esta prerrogativa aos partidos políticos.
Jose Parra O voto em lista fechada, por tudo isso, pode vir a ser um tremendo retrocesso, incapaz de resolver ou amenizar os problemas do sistema atual e com potencialidade para inserir novas e graves distorções.
O verdadeiro caminho pode ser outro: a distritalização do voto que, de fato, aproxima os eleitores dos eleitos.

José Claudio de Paula Caríssimo amigo... que tal se fizéssemos um esforço para entendermos pontos de vista diferentes e divergentes e buscássemos um posicionamento que, ao mesmo tempo, não encerrasse com a utilidade dos partidos politicos e valorizasse o voto do eleitor... um sistema que combanasse, meio a meio, os eleitos por listas fechadas e por distritos, poderia resolver a questão... abraços...
José Claudio de Paula Em relação ao financiamento público das campanhas eleitorais, tenho certeza de que o dispêndio aos cofres públicos é, hoje, maior em azão do financiamento privado que abre possibilidades para a distribuição ilegal de lucros nas empresas e para outros meios de sonegação fiscal...
Jose Parra Resumindo... O Voto em lista , só é interessante para Partidos Autoritarios, com lideranças Autoritarias que desejam assumir a vontade insubstituivel da escolha pelo eleitor, em qual candidato do Partido gostaria de votar... Mesmo porque o voto do eleitor sera consignado na legenda e sera computado para se obter o numero de vagas da legenda.      
 
         
 

10 comentários:

  1. Democracia Direta, com o Governo Federal centralizando quase todo o Orçamento, como no caso do Brasil, com verbas de publicidade sem limites de gastos ( ultimos 8 anos 10 BILHOES de reais), faz a midia nacional ficar refém dos Governos de plantão.

    ResponderExcluir
  2. Penso que o Referendo é um bom mecanismo de consulta para aprovar ou não temas que impactem significativamente a vida dos cidadãos. Porém não deveria ser uma forma corriqueira de se LESGISLAR, afinal elegemos um Congresso para isso.

    ResponderExcluir
  3. O Plebicito / Referendo, Democracia Direta aliado a governos populista como na Venezuela e outros países Latinos Americanos são altamente perigosos para caminharmos para um Regime autoritario... uma vez que enfraquecemou neutralizam os Parlamentos Eleitos...

    ResponderExcluir
  4. Com relação a Mídia e com o Governo Federal centralizando o Orçamento, qual o veiculo de comunicação que irá emitir uma opinião verdadeiramente independente , sem amenizar os impactos negativos para o governo, tendo a possibilidade da guilhotina das verbas de publicidade federais estarem sempre falando mais alto nos controles editorias, uma vez que o Governo é um dos maiores investidores em publicidade do país.

    ResponderExcluir
  5. Afinal todos desejam continuar recebendo altas verbas de publicidade da Petrobras, Correios, Banco do Brasil, Caixa Economica Federal , Campanhas de Saude Publica do Ministerio da Saude, Educação, Esportes, Agencias Reguladoras etc,etc.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Um Novo Pacto Federativo é necessario para formalizar a descentralização do Orçamento, não faz sentido o Governo Federal arrecadar 100% dos impostos federais para depois repassar somente 25% para os Estados e 15% para os Municipios... Quem sabe como e onde gastar/investir os recursos publicos são os proprios MUNICIPIOS e os ESTADOS ...

    ResponderExcluir
  8. Não precisamos de um Estado Paternalista... uma vez que hoje, fica nas mãos do Governo Federal a decisão em qual Estado ou Municipio será benefiado com os Recursos vindos dos Proprios Estados e Municipios... Penso que o orçamento Federal ...deveria Gerenciar os Recursos para a manutenção da maquina Publica Federal, Forças Armadas , Projeto de Interesse Nacional e Projetos Regionais estrategicos e deixar para os Estados e Municipios gerenciarem os seus proprios recursos.

    ResponderExcluir
  9. Penso que a Reforma Politica , deveria tambem FOCAR a melhora da qualidade Representativa do Congresso, o nivel de escolaridade definida nos moldes das exigencias das contrataçoes do funcionalismo Publico Federal... exigencia de Curso Universitario, Cursos de Administração Publica, Cursos de Legislação Federal, Estadual e Municipal... etc...

    ResponderExcluir
  10. Não é possivel aceitar, que muitas vezes nossos legisladores eleitos sejam desqualificados para exercerem seus cargos e na maioria servirem de massa de manobra dos lideres partidarios.

    ResponderExcluir