quinta-feira, 2 de junho de 2011

Desfaçatez e mau caratismo


segunda-feira, 30 de maio de 2011


1º ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO


COMUNICADO

Há pouco mais de um mês decidiu-se realizar o ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO, em Vitória, capital do Estado, entre os dias 3 (três), 4 (quatro) e 5 (cinco) de junho próximo, como tem acontecido em todos os estados brasileiros.

Toda a programação do evento foi organizada e ao longo desse período até a presente data vários apoios e adesões consumados, além da presença confirmada de palestrantes convidados.

O evento constaria de exibição de filmes, palestras, debates e painéis – stands – de artes, cultura, resgate do papel da mídia alternativa no combate à ditadura militar e em sua abertura, com a presença do Coordenador Nacional da Campanha pelo Direito à Memória e a Verdade, Gilney Viana.

Desde o primeiro momento o deputado estadual Genivaldo Lievori, da bancada estadual do PT – Partido dos Trabalhadores – manifestou apoio e perguntado sobre se a Comissão dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa da qual é presidente, dentro do princípio que informação é direito fundamental dos povos, apoiaria com passagens aéreas para os convidados poderia fornecê-las, respondeu que cada mandato dispõe de uma cota de passagens e que o dele ofereceria pelo menos três.

A partir daí outros mandatos foram contatados para completar o número de passagens necessárias e dois deputados petistas aderiram com seu apoio de mandato. Cláudio Vereza e Roberto Carlos.

É de se destacar que os deputados estaduais dispõem de cotas de passagens para fins de eventos, seminários, debates, tudo com o objetivo básico de além de promover as necessidades para o exercício de seus mandatos, promoverem também a participação popular.

Em menor escala e dentro de suas possibilidades outras entidades participariam de forma direta e indireta da organização do evento, como alguns mandatos de vereadores, inclusive o ex-secretário de Direitos Humanos de Vitória, vereador petista Eliezer Tavares, secretário da executiva estadual do partido.

Na terça-feira, dia 23 (vinte e três) de maio corrente, em Vitória, no gabinete do deputado Genivaldo Lievori, Fernanda Tardin, integrante da Comissão Organizadora do evento, em contato pessoal com o deputado recebeu desse a confirmação de todo o acordado e a declaração que “com sua presença agora fica mais fácil agilizar o evento”.

O referido deputado, através de uma secretária, momentos após o encontro com Fernanda e por mail,  deu ciência a esta integrante da Comissão Organizadora que, na quarta-feira, dia 24 (vinte e quatro) de maio, na parte da manhã, 11 (onze) horas seria realizada uma reunião com toda a bancada estadual do PT na Assembléia Legislativa do Estado, local onde aconteceria o evento, sendo solicitada a sua presença.

Percebe-se aqui, é importante para a compreensão exata dos fatos, que a comunicação da reunião da bancada foi feita momentos após um contato pessoal com Fernanda Tardin e através de uma secretária.

Nessa reunião, presentes a signatária, os deputados Genivaldo Lievori, Cláudio Vereza, Roberto Carlos e Lúcia Dornelas, para surpresa desta que assina o presente comunicado, bem diferente do dia anterior, ríspido e seco, o deputado Genivaldo Lievori deu a palavra ao deputado Cláudio Vereza que, de forma incisiva e definitiva, rompeu todos os acordos assumidos anteriormente, “determinou” a transferência das datas do encontro, tornando o evento impraticável (no período de estruturação do evento várias tentativas de contato com o citado deputado Cláudio Vereza foram feitas sem sucesso, até que, quando concluída a organização o próprio deputado, através de mail, comunicou a esta integrante da Comissão, em sua residência, que seu mandato também apoiaria o evento)

Em todo o período de organização foram mantidos por mails, telefonemas, vários contatos com o deputado Genivaldo Lievori e em nenhuma ocasião o citado deputado deu mostras ou sinais que tudo não passava de uma farsa. Registre-se que esses contatos, via mail ou telefone tanto eram feitos por Fernanda Tardin para o deputado, como do gabinete do deputado para Fernanda Tardin, confirmando todos os acertos, inclusive indicando nomes de companheiros ex-presos, movimentos, blogueiros, mídias sociais, para participação.

As entidades que participariam do encontro de forma direta ou indireta, àquela altura dos fatos, faltando pouco mais de uma semana para o encontro, não tinham como não têm condições de arcar com as responsabilidades totais e, ao tomar conhecimento dos fatos a deputada estadual Luzia Toledo, do PMDB, que nem fazia e nem faz parte da quadrilha (conforme poema de Drumond). no afã de tentar encontrar uma solução solidarizou-se com os organizadores e dispôs-se a ceder uma passagem. A despeito da atitude correta e digna da citada deputada, isso era ainda insuficiente e o tempo trabalhava contra a viabilização do evento.

Ao largo de todo o processo de organização do encontro vários companheiros foram mobilizados para o mesmo, inclusive ex-presos políticos instados a participar da campanha de mobilização pelo direito à memória e a verdade e nem mesmo o coordenador dessa campanha, Gilney Viana, tinha conhecimento do fato.

Na citada reunião com os deputados da bancada petista ficou evidenciado o descontentamento dos mesmos com o lançamento da campanha no encontro – haveria antes uma solenidade na OAB do Estado –, claras as divergências quanto ao caráter plural do encontro (todo o campo de esquerda foi convidado, desde partidos a movimentos populares) e toda a sorte de dificuldades foi posta pelos deputados da bancada do PT na Assembléia Legislativa do Estado, inclusive propostas de adiamento e solicitação de orçamento (já anteriormente apresentado e definidas as responsabilidades com o deputado Genivaldo Lievori). Manobras e sugestões destinadas a na prática inviabilizar como de fato aconteceu, o encontro.

É bom que fique claro que o fato maior de descontentamento dos deputados e a palavra final do deputado Cláudio Vereza foi de desagrado com a campanha Direito à Memória e a Verdade no encontro. Registre-se que o  penúltimo presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Élcio Álvares, teve o voto do deputado Cláudio Vereza para tal, presidente do legislativo. Élvio Álvares é ex-governador biônico e ex-ministro da Defesa de Fernando Henrique Cardoso, afastado por corrupção flagrante.

Para coroar a ruptura dos compromissos assumidos o deputado Genivaldo Lievori afirmou que o seu partido havia marcado uma reunião estadual no município de Colatina no mesmo dia de abertura do encontro e uma ONG chamada ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO,  financiada por empresas como a ARACRUZ, VALE, SAMARCO e outros, a REDE GAZETA DE COMUNICAÇÃO (AFILIADA DA REDE GLOBO)    estava organizando um Fórum Nacional de Reforma Eleitoral para discussão do projeto de reforma política, contando com apoio da Assembléia e do Governo do Estado, do TRE – TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL – o que, na prática se constituiria tentativa de esvaziamento do ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO.. Esse encontro promovido pelas empresas em cumplicidade com a Assembléia e o Governo Estadual, além do TRE será aberto pelo presidente do Senado, José Sarney.

A perspectiva de participação popular torna-se nula no Espírito Santo.

A despeito do apoio da deputada Luzia Toledo, do apoio de jornalistas como Valter Conde, do empenho de companheiros como Dagmar Volpi, além de muitos outros, a realização do encontro se tornou inviável, impraticável, pelo que ficou decidido o seu cancelamento.

Lamento profundamente a atitude desrespeitosa dos deputados Genivaldo Lievori, Cláudio Vereza, Roberto Carlos e Lúcia Dornelas, a falta de cumprimento de compromissos assumidos pelo deputado Genivaldo Lievori e coloco-me à inteira disposição para exibir aos interessados mails, se necessário for solicitar à Justiça provas de contatos telefônicos durante mais de um mês, bem como de todo o processo acontecido em Vitória entre os dias 24 (vinte e quatro) e 27 (vinte e sete) de maio corrente, na tentativa de buscar formas de realizar o encontro.

E assim, diante desses fatos, estamos comunicando aos convidados (via telefone) e aos interessados de um modo geral o cancelamento do encontro, bem como, disponibilizando, reitero isso, toda a documentação trocada entre esta signatária e o deputado Genivaldo Lievori e outros para realização do encontro, além do que, através de advogados contratados, estudando a viabilidade de ação judicial competente face aos fatos e prejuízos gerados. Materiais e morais.

O Estado do Espírito Santo, através da bancada do PT – Partido dos Trabalhadores – na Assembléia Legislativa, mais uma vez, dá uma triste demonstração que ao longo dos anos criou o conceito que no Espírito Santo a corrupção é generalizada e o espírito público de detentores de mandatos eletivos inexiste.

Abrir os baús da ditadura no Espírito Santo mais uma vez nem pensar. No Espírito Santo a ditadura ainda sobrevive, vide o complexo empresas/deputados e governo.

Vitória, 29 de maio de 2011.



FERNANDA MARIA TARDIN WAICHERT PINHEIRO  

Após anunciar O lançamento da campanha Pelo Direito a Memoria e a Verdade PT-ES muda agenda
Date: Fri, 13 May 2011 15:59:25 -0300
Subject: ALTERAÇÃO - Agenda da Comissão Executiva Estadual do PT/ES
 http://encontrodeblogueirosemidiassociais-es.blogspot.com/2011/05/apos-anunciar-o-lancamento-da-campanha.html

Planilha enviada a bancada do PT - conforme solicitaçõeshttp://encontrodeblogueirosemidiassociais-es.blogspot.com/2011/05/planilha-enviada-bancada-do-pt-conforme.html

O mail enviado por Claudio Vereza apoiando o evento:
http://encontrodeblogueirosemidiassociais-es.blogspot.com/2011/05/mais-um-mandato-apoiador-claudio-vereza.html

Sobre  o  Forum Nacional de Reforma Eleitoral que goza do apoio governamental e dos legisladores
Extraído de: Tribunal Regional Eleitoral do Espirito Santo  - 06 de Abril de 2011
ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA REALIZAÇÃO DO FORUM NACIONAL PELA REFORMA DA LEI ELEITORAL
 http://encontrodeblogueirosemidiassociais-es.blogspot.com/2011/05/bancada-petista-no-es-e-orgaos.html

------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------


O mail enviado à Fernanda, vai aí a íntegra - 
"De: Comissão de Cidadania da ALES
Esse mail abaixo, enviado à Fernanda pela tal Comissão da Cidadania é um primor de desfaçatez e mau caratismo de deputados da bancada do PT na Assembléia Legislativa do Espírito Santo. Preocupados com a repercussão negativa da falta de palavra e respeito a compromissos assumidos (isso é comum a deputados de um modo geral), acharam essa "solução" chinfrim, tipíca de bandido de quinta categoria.
Quando da idéia de realizar o encontro de blogueiros e mídias sociais do Espírito Santo, o tal deputado Genivaldo, que é o presidente dessa comissão foi perguntado sobre se a comissão ajudaria e respondeu assim - "nem precisa, meu mandato ajuda". Falou em doar três passagens, etc.

Nunca se pediu dinheiro a ninguém - afinal encontro não dá propina, nem permite construir casa igual a da ex-deputada Rita Camata. Só a participação na infraestrutura de um encontro cidadão, para discussão, debate, algo fundamental nos dias atuais, o fenômeno internet.

A Fernanda foi para Vitória às suas custas, como eu, dois dias depois, tanto quanto arcamos com nossas despesas e faríamos isso dez vezes fizemos várias, o que se solicitou foram serviços para viabilizar o encontro. Sindicatos se manifestaram favoravelmente, amigos, resistentes da luta democrática e os deputados sobretudo o Genivaldo, fizeram demagogia o tempo todo.

Em cima da hora, sem personalidade nenhuma (e ainda quer ser prefeito de Colatina, pobre cidade se isso acontecer) puxaram a escadaa. O tal Cláudio Vereza, dono da bancada petista, mandou os companheiros ficarem calados e deu a ordem - não.

Não se pode generalizar essa história de deputado não prestar, afinal no Espírito Santo - síntese das máfias de todo o Brasil - existe Luzia Toledo, nem todo deputado se chama Genivaldo ou Vereza, mas cá para nós essa turma está virando escória pura em sua imensa maioria.

Talvez por isso não queriam debates políticos e queiram passagens para turismo familiar, essas coisas que vemos todos os dias.

O mail abaixo é cretinice, golpe do João sem Bração, falta de respeito a tantos quanto trabalharam pelo encontro e que, ao final, viram perplexos, dois pulhas, isso mesmo, dois pulhas, jogarem tudo por terra. Se acharem que os estou ofendendo que me processem. Vai ser ótimo provar que são pulhas. Provo com os pés nas costas. E de quebra ainda arrasto os outros dois deputados petistas Roberto Carlos e Lúcia sei lá das quantas, para demonstrar que não sabem nem o que é bussola.

Laerte Braga

"<comissaocidadaniadhales@gmail.com>
Para: nandatardin@yahoo.com.br
Enviadas: Quarta-feira, 1 de Junho de 2011 14:06
Assunto: Encontro de Blogueiros

Prezada Fernanda,

Venho por meio deste solicitar que entre em contato com o supervisor desta Comissão, Eliomar Mazoco (9931-2714), para que vocês possam se reunir para combinar os detalhas para a realização do Encontro de Blogueiros.

Obrigado,
------------------------------------------------------------------------------
Comissão de Defesa da Cidadania e dos
Direitos Humanos da Assembleia Legislativa
comissaocidadaniadhales@gmail.com

Assembleia Legislativa
Av. Américo Buaiz, 205,
Gabinete 404, Enseada do Suá,
Vitória - ES, CEP: 29050-950"
27 3382-3871 / 3693"

Um comentário:

  1. Sacanagem pouca é muita. Infelizmente não dá pra contar com apoio de nenhum politico, ou do estado para a realização de eventos. Com exceção de casos onde o evento irá exaltar algum orgão governamental ou um político. :/

    ResponderExcluir