quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O PREÇO DA PASSAGEM

Kleber Galvêas
Um bom lugar e hora para o povo dialogar com o poder seria no plenário refrigerado da Assembléia Legislativa, durante Audiências Públicas. Só que das várias vezes em que compareci a essas audiências, nos últimos dez anos, o maior número de deputados presentes foram dois. Não houve incêndio, nem pancadaria, nada repercutiu na mídia. Em nenhuma das audiências percebi interesse pelo diálogo, mas apenas a obrigação de cumprir normas, para consagrar projetos prontos, “dentro da lei”!
Experimentamos diariamente o trânsito caótico em Vitória, circulando ou pretendendo estacionar em qualquer ponto da cidade. Promessa de solução já elegeu prefeitos e governadores, que sabem que esse caos influencia o valor da passagem.
No centro de algumas capitais dos EUA, carros não estacionam nas ruas. O departamento de trânsito construiu garagens públicas para estacionamento grátis. Em ruas, os parquímetros continuam cobrando por minuto. O trânsito livre flui, economizando combustível, desgastando menos motores e, de quebra, aliviando a poluição e o custo do transporte.
Em cidades onde o povo unido se manifesta e cobra promessas de campanha eleitoral, existe metrô A circulação subterrânea, aquática ou aérea alivia muito a congestão no asfalto. Quando a administração pública é incompetente, o direito de ir e vir, consagrado na Constituição, nos é cerceado todos os dias.
Avaliando o peso das passagens no orçamento doméstico (o ir e vir diário, em curta distância, representa cerca de 30% do salário mínimo), e a precariedade das ruas e calçadas que dificultam até a circulação a pé, sentimos quanto somos prejudicados durante o ano todo; e não reagimos nem na eleição.
Havendo conflitos, que acontecem por se protelar a solução do problema de mobilidade urbana, o seguro que cobrirá incêndios e vandalismos dos veículos, pesará ainda mais no valor das passagens.
Na primeira manifestação contra o aumento, uma amiga ficou retida três horas tensas próximo ao Palácio Anchieta. Ela viu que no congestionamento havia gente mais tensa do que ela, certamente com problemas maiores, naquela hora fortuita. Recuperou a tranqüilidade quando percebeu que estava sendo muito egoísta e burra. Neste momento quis se juntar aos manifestantes: poderia somar para melhorar o sufoco de todos os dias.
Alternativas serão encontradas para baratear as passagens, pois o governo, empresários, imprensa e populares, concordam num ponto: a passagem está muito cara.
Kleber Galvêas, pintor. Tel. (27) 3244 7115             www.galveas.com                    
Se julgar interessante favor repassar para amigos. Grato, Kleber.

Enviado por e-mail por Kleber Galveas. 
A Gazeta, 18/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário