quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Câmara de Vitória 'blinda' Coser e abafa CPI das desapropriações

Por Juliana Freitas 

Confusão
O vereador Dermival Galvão tentou e não conse-
-guiu concluir o discurso.
A cada palavra que dizia, os manifestantes vaia-
-vam e apitavam.
Ele se irritou com as manifestações nas galerias
mandou um recado:
"Eu sou do PMDB, o partido que fará o novo pre-
-feito de Vitória.
E pode vir PSDB, quem quiser que nós vamos dar
uma surra”
Dermival também afirmou que encontrou o pro-
curador-geral de Vitória na tarde desta terça na
Prefeitura e que ele garantiu que marcará uma
visita a Câmara até o dia 20 de dezembro. O do-
-cumento com as assinaturas para a instaura-
-ção da CPI das Desapropriações ficou com a ve-
-readora Neuzinha e aguarda, sem data defini-
-da, apenas mais uma assinatura para que se-
-ja votado em plenário.
A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Vitória está decidida a evitar que as desapropriações realizadas pela prefeitura sejam investigadas pelo Legislativo municipal. Na tarde desta terça o requerimento do vereador Fabrício Gandini (PPS) solicitando a presença do procurador-geral da prefeitura, Jader Ferreira Guimarães, para prestar esclarecimentos sobre sobre a desapropriação de um terreno por R$ 7 milhões foi rejeitado por oito votos contra e quatro a favor.

Os vereadores Zezito Maio (PMDB ), Namyr Chequer (PCdoB ), Fábio Lube (PDT), Luisinho (PDT), Eliézer Tavares (PT ), Ademar Rocha (PTdoB ), Dermival Galvão (PMDB ) e Sérgio Sá (PSB) decidiram pela não convocação do procurador. Votaram pelo comparecimento à Câmara, os parlamentares Max da Mata (PSD), Fabrício Gandini (PPS), Neuza de Oliveira (PSDB) e Aloísio Varejão (PSDB).

Dois vereadores estavam ausentes da sessão, Serjão (PSB) e Esmael (PMDB). Já se colocando na posição de pré-candidato a Prefeitura de Vitória, Serjão justificou a ausência alegando que está de posse de vários documentos sobre a transação. "Agora vou avaliar o conteúdo. Não vejo necessidade de convocar o procurador para dar explicações".

O vereador Eliézer Tavares, aliado do prefeito João Coser, frisou em plenário que a convocação não é necessária, pois um convite pode ser feito à prefeitura para que a situação seja esclarecida. "A prefeitura pode vir aqui espontaneamente".

Com o placar negativo, o vereador Fabrício Gandini salientou que o resultado mostra a má vontade do poder Executivo em se explicar. "Esse é um dos motivos pra gente partir para uma ação mais incisiva, para uma CPI mesmo. Porque desde o início em que se falou dessa desapropriação nós temos buscado o Executivo para dar explicações. Em todas as esferas, tanto em relação a parte documental que a gente não recebe de forma alguma, e agora a convocação. Ficou claro o interesse do Executivo de não se explicar", frisou o vereador. 
Minoria, a oposição também não conseguiu se articular politicamente para conquistar o número mínimo de 5 assinaturas entre os 15 parlamentares da Capital para formalizar o pedido de abertura da CPI das Desapropriações. Somente os vereadores Max da Mata, Fabrício Gandini, Neuza de Oliveira e Aloísio Varejão assinaram o documento. Da Mata disse que essa CPI deveria ser o último recurso da Câmara em um procedimento investigativo, de fiscalização.

"A gente tentou seguir as etapas até para que não fossemos acusados de tratar a questão de um ponto de vista político-eleitoral. Existe um convite que eu protocolei nessa casa, pra que a procuradoria da prefeitura pudesse vir a Câmara de forma voluntária, e também existia a convocação do vereador Fabricio Gandini, que seria uma outra etapa se o convite não fosse respondido, e por último se essas demandas não fossem absorvidas, deveria ser a abertura da CPI".

Nesta terça, o clima foi de confronto em plenário e nas galerias. Integrantes do PSDB jovem realizaram um protesto em frente à Câmara antes do início da sessão. Assim que os vereadores deram início as discussões o protesto tomou conta das galerias. A ideia era pressionar os parlamentares a assinarem o pedido de CPI, destaca o presidente do PSDB jovem, Armando Fontoura.

"Nós estamos fazendo a manifestação a favor de uma CPI para essas desapropriações que ocorrem no município de Vitória. Nós do PSDB e companheiros da sociedade civil acreditamos que é hora da Câmara de Vereadores cumprir sua função constitucional e fiscalizar o Executivo. Por isso estamos clamando que os vereadores de Vitória tenham sensibilidade e assinem a CPI das desapropriações.
Via gazetaonline

Um comentário:

  1. apostei sem bola de cristal: Quem na PMV amiga del comandante el rey, haveria de contrariar e expor viceras do donatário hartung e os desmandos seguidos ao gov. dele, seja contra ele, contra Luiz Paulo ou Contra coser?? Bora povo, esta luta é NOSSA, vamos lavar a lama.

    ResponderExcluir