quinta-feira, 22 de março de 2012

Casagrande afirma que Mantega já admite discutir proposta sobre fim do Fundap

Folha Vitória
Redação Folha Vitória
Bruno CoelhoO governador do Estado ES, Renato Casagrande (PSB), encerrou sua agenda em Brasília nesta quinta-feira (22) com um novo encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na pauta da reunião, mais um capítulo da novela que discute formas de compensação para os capixabas, caso o projeto que acaba com o Fundo das Atividades Portuárias (Fundap) seja aprovado no Senado.
Segundo o governador, as negociações avançaram na medida em que o governo federal já admite a possibilidade de negociar e discutir a proposta de compensação apresentada pelo Espírito Santo.
Entre elas, estão maior prazo para a transição do fim do incentivo, exclusão de produtos que atualmente são importados por meio do benefício e ainda mais investimentos para o Estado.
“A reunião foi boa. Um marco na mudança de comportamento do Governo que antes não estava dialogando e agora já admite discutir nossa proposta”, disse Casagrande.
O governador afirmou ainda que após o encontro, deu início a um canal de negociação, já que há possibilidade da União abrir uma linha de investimentos em infraestrutura no Espírito Santo. “Isso é um avanço para que esse debate nos leve a um entendimento”.
Casagrande afirmou que vai manter a postura de cobrança para a realização de obras que estão aguardando atenção da União, como aeroporto, porto e rodovias. “Estamos buscando esses investimentos e prazos para que eles aconteçam. Se tivermos boa estrutura, não precisamos de incentivos”, frisou.
Na semana que vem, o secretário estadual da Fazenda, Maurício Duque, vai se reunir com a equipe econômica de Mantega para tentar discutir prazo de transição e começar a definir que produtos podem ser excluídos da lista de isenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário