quinta-feira, 17 de maio de 2012

Convocatória: III Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, “Grito dos Atingidos por Mineração”, na Rio+20, junho de 2012

Nós, organizações, sindicatos e movimentos sociais do Brasil, Canadá, Chile, Argentina, Equador, Colômbia, Peru e Moçambique, convocamos todos os interessados para um Grito dos Atingidos pela Mineração, em ocasião do encontro Rio+20 em junho 2012.

Nosso encontro será ocasião para debater os impactos sócio-ambientais e a acumulação injusta de capital causados pela mineração, no contexto de um modelo de desenvolvimento global excludente e insustentável.
A Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (20 a 22 de junho), será um momento em que todo o mundo estará voltado para o Rio de Janeiro. Contudo, a solução para a crise ambiental proposta pela maior parte dos governos e das grandes corporações envolvidos na Rio+20 é a ampliação da chamada “economia verde” e a afirmação dos instrumentos de mercado como remédio para os atuais problemas sociais e ambientais.

Essas são falsas soluções: procuram tratar as crises atuais reforçando um modelo de desenvolvimento ultrapassado e que é o principal responsável pela crise civilizatória que hoje vivenciamos.
Mas a Rio+20 é também oportunidade para continuar construindo um novo paradigma, um modelo de sociedade baseado em formas de consumo e produção menos intensivas. Orienta-nos o paradigma da Justiça Ambiental, pelo qual todos os grupos sociais, independente de sua origem ou renda, têm direito a tratamento justo e envolvimento pleno nas decisões sobre o acesso, ocupação e uso dos recursos naturais em seus territórios.

É essencial, na Rio+20 e em toda ocasião e contexto, escutar a voz dos atingidos, denunciar e dar visibilidade às contradições do atual modelo de desenvolvimento e favorecer a articulação em rede de nossos movimentos sociais.

O setor da mineração é em todo o mundo, atualmente, um dos principais motores do atual sistema econômico. Após a crise de 2008 e puxado pelo crescimento econômicos de países ditos “emergentes”, o comércio internacional de recursos minerais cresceu significativamente, acentuando em contrapartida os seus impactos. As comunidades de nossos diversos países sofrem na pele tudo isso em seu dia-a-dia: expropriação das populações nativas com a perda do território, desagregação dos laços de solidariedade da comunidade, poluição e contaminação de territórios e rios, exploração de trabalhadores e criminalização dos grupos que ousam enfrentar as grandes corporações.

Precisamos gritar mais uma vez nosso “Basta!” a todas essas agressões.
O encontro dos povos em ocasião da Rio+20 será oportunidade para isso. Pretendemos realizar atividades autogestionadas pelos atingidos pela mineração; grandes assembleias dos atingidos (com troca de visões e estratégias entre os diferentes setores de resistência); ações de visibilidade que concentrem nosso protesto em volta de empresas ou instituições símbolo dessas violações.

Um dos grandes ícones do modelo expropriador da mineração é a empresa Vale, líder mundial na produção de minério de ferro e segunda maior produtora de níquel, operante em 30 países do mundo e geradora de um lucro operacional em 2010 de US$ 21,7 bilhões e US$ 3 bilhões em dividendos. Vale é também um dos grandes entusiastas das soluções de mercado propostas na Rio +20, sendo membro do Conselho Mundial para Desenvolvimento Sustentável e um dos grandes investidores nos mecanismos de mercado de carbono.
A sede dessa companhia está no próprio Rio de Janeiro e, coincidentemente, no mês de Junho de 2012 a Vale estará “celebrando” 70 anos de sua existência.

Por esses motivos, consideramos a Vale como um símbolo de todos os impactos da mineração no mundo e convidamos todos/as os atingidos/as a visibilizar nosso protesto a partir dessa empresa, nos dias da Rio+20.
Naquela ocasião, todos os olhos e ouvidos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro, caberá a nós nos fazermos ouvidos.

Assim, chamamos as comunidades que atualmente sofrem com os empreendimentos mineradores, os trabalhadores na cadeia de mineração e siderurgia, as vítimas das violações da Vale, movimentos e organizações sociais, pastorais sociais, estudantes e professores para participar da construção desse debate e encontro. Vamos mostrar ao mundo a verdadeira cara da mineração e da Vale, desmascarando os discursos das empresas, suas propagandas e investimentos falsos de responsabilidade social corporativa!
Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale

Enviada Padre Dário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário